A estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar (TSE) é uma parceria entre o Instituto Claro e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para enfrentar a cultura do fracasso escolar. A proposta contempla um diagnóstico da tríade reprovação, abandono e distorção idade-série para propor ações de enfrentamento por meio de políticas educacionais em níveis municipais e estaduais.

A partir de pesquisa, produzida junto ao Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a TSE conseguiu mapear as populações mais vulneráveis ao abandono escolar: crianças e adolescentes negras e indígenas, concentradas nos estados Norte e Nordeste do país – especialmente nas regiões do Semiárido e da Amazônia Legal – e nas zonas rurais. Em 2019, 2,1 milhões de alunos foram reprovados no Brasil, mais de 620 mil abandonaram a escola e mais de 6 milhões estavam em distorção idade-série. Em três anos, o projeto ultrapassou a meta de reduzir em 20% a distorção idade-série, chegando a 190% nos municípios do Semi-Árido Brasileiro e 200% dos Centros Urbanos.

A TSE considera que um problema complexo como a cultura de fracasso escolar exige ações integradas nas redes, nas escolas e nas salas de aula. Assim, a estratégia traz uma proposta pedagógica participativa e flexível, adaptada aos alunos em distorção idade-série – que estejam com dois ou mais anos de atraso em relação à matrícula. A iniciativa também cria redes de apoio, que envolvem as escolas, parceiros, estudantes e famílias.

Ações concretas no enfrentamento do fracasso escolar

Um exemplo de ação da iniciativa Trajetórias de Sucesso Escolar é a associação com a secretaria de educação do estado de Sergipe no Programa Sergipe na Idade Certa (Prosic). Dentre várias iniciativas, durante a pandemia de covid-19, o programa proporcionou materiais e atividades para que os estudantes não perdessem contato com a escola. De forma geral, o projeto faz uma busca ativa dos jovens e apresenta as oportunidades que a educação pode proporcionar.

Veja no vídeo abaixo a história da aluna Ana Carolayne Santana Gomes, que participa do Prosic dentro da iniciativa Trajetórias de Sucesso Escolar, e quer se tornar pedagoga:

Conheça também

educação

Programando Meu Futuro

Programando Meu Futuro

Projeto em parceria com a New School oferece capacitação profissional…

Conheça o Projeto
educação

Educonex@o

Público: Comunidade Escolar Municipal

Educonex@o

Em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, conectamos escolas…

Conheça o Projeto
educação

Campus Mobile

Público: Estudantes do Ensino Médio e Universitários

Campus Mobile

O projeto é uma iniciativa de inovação do Instituto Claro,…

Conheça o Projeto
educação

Naves do Conhecimento

Público: Comunidade

Naves do Conhecimento

Espaços multiusos, digitais e interativos que oferecem à população inúmeras…

Conheça o Projeto

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.