As inscrições para a 8ª edição do programa Campus Mobile estão abertas, e o concurso está de volta com novidades. Em sua maior edição até aqui, a competição conta com duas novas categorias – Games e Saúde – além das já conhecidas Educação, Diversidade, Smart Farms e Smart Cities.
O programa é voltado para universitários e recém-formados e tem como objetivo estimular que os jovens desenvolvam soluções para transformar a sociedade por meio de aplicativos, produtos e serviços de telefonia móvel que promovam impacto social e benefícios à população.
Conheça as categorias:
- Educação: ideias inovadoras para dispositivos móveis que promovam e aprimorem a aprendizagem dentro e fora da escola, o contexto escolar ou o interesse pelos estudos, impactando estudantes, docentes, gestores e pais;
- Diversidade: produtos e serviços que contribuam com empoderamento, redução de discriminação e promoção dos direitos de mulheres e minorias. Projetos nas temáticas racial, sexualidade, direitos humanos e inclusão da pessoa com deficiência são encorajados a se inscrever nesta categoria, embora não sejam os únicos temas de interesse;
- Smart Cities: projetos que tornem as atividades em centros urbanos mais eficientes e melhorem a vida de seus habitantes, aprimorando aspectos do cotidiano como moradia, mobilidade, lazer, trabalho e cidadania, entre outros;
- Smart Farms: iniciativas que contribuam para melhorar a vida dos habitantes em regiões rurais e suas atividades econômicas como produção agropecuária, turismo ecológico, extrativismo sustentável e outras; também envolve projetos tecnológicos para agregação de valor em comunidades remotas;
- Saúde: soluções voltadas diretamente ao bem-estar físico e mental das pessoas; bem como produtos e serviços para dar apoio a profissionais ou instituições de saúde;
- Games: jogos inovadores para plataformas móveis (2D, 3D, realidade aumentada, realidade virtual ou baseados em localização) ou jogos físicos apoiados/mediados por aplicativos móveis.
Com as novas categorias, a intenção é aumentar o alcance da competição e atrair mais jovens que querem uma oportunidade de desenvolverem suas ideias. Outra novidade é que a iniciativa também terá, como parceiro, o Be On, hub de inovação da Claro.
Para esta edição, a vice-presidente de projetos do Instituto Claro, Daniely Gomiero, faz um pedido especial. “Eu gostaria que vocês, mulheres, se inscrevessem e participassem porque a visão de mundo de vocês é extremamente importante”.
Serão seis projetos vencedores, um de cada categoria, que receberão um prêmio em dinheiro e uma viagem de imersão ao Vale do Silício, nos Estados Unidos.
O Campus Mobile é uma iniciativa da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com apoio do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LSI-USP) e patrocínio do Instituto Claro.
Para ler o regulamento, acesse o site do Campus Mobile.
Conheça as etapas do programa
1 – Inscrição dos projetos (individuais ou em equipes de até três integrantes)
2 – Divulgação dos selecionados;
3 – Semana Presencial na USP: desenvolvimento dos projetos e seleção dos finalistas de cada categoria;
4 – Finalização dos projetos e divulgação do ganhador de cada categoria;
5 – Viagem de imersão dos vencedores para o Vale do Silício, em São Francisco (EUA) nos Estados Unidos.