A Claro oficializou sua adesão a sete dos dez Movimentos do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, uma rede mundial que mobiliza o setor privado em torno de princípios de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Com a adesão, a Claro passa a integrar os Movimentos Educa 2030, Transparência 100%, Mente em Foco, Elas Lideram 2030, Raça é Prioridade, Conexão Circular e Ambição Net Zero.
Na entrevista abaixo, a diretora de Desenvolvimento Humano Organizacional, Cultura e Sustentabilidade da Claro e vice-presidente de Projetos do Instituto Claro, Daniely Gomiero, explica que a adesão reforça práticas já consolidadas tanto na Claro quanto no Instituto Claro. Marca, assim, a continuidade de uma trajetória que permite manter o foco nos negócios sem deixar de lado questões importantes, como a manutenção da operação de forma sustentável.
Instituto Claro: Os Movimentos do Pacto Global da ONU – Rede Brasil reúnem princípios que orientam agendas globais de educação, sustentabilidade e cidadania. Como esses princípios se refletem nas práticas e na cultura da Claro?
Daniely Gomiero: A adesão a sete Movimentos, de uma única vez, só foi possível graças às práticas já consolidadas pela Claro e pelo Instituto Claro. Isso porque, para que uma empresa se comprometa publicamente com os Movimentos, é necessário que haja conhecimento técnico e atuação dentro do tema escolhido. Para nós, as agendas de educação, sustentabilidade, cidadania e transparência são transversais em toda a nossa atuação, de modo que a adesão reafirmou um caminho que já percorremos.
Além dos Movimentos do Pacto Global, a Claro e o Instituto Claro estão inseridos em iniciativas como Mulher+Tech, 1MiO e Trajetórias de Sucesso Escolar, também em parceria com ONU, ONU Mulheres e Unicef. Essas diferentes frentes se complementam?
Gomiero: Com certeza! Como costumo dizer, é um círculo virtuoso que funciona aplicando de forma tangível a nossa estratégia de ambidestria [equilíbrio entre inovação e exploração eficiente de recursos]. Isso significa que conseguimos manter o foco dos negócios sem deixar de lado questões importantes, como a manutenção de uma operação sustentável.
E, para isso, é necessário olhar para o entorno, para a sociedade e o que ela precisa, muito além dos nossos serviços. Afinal, a conectividade tem o objetivo de aproximar as pessoas. Do mesmo modo, os projetos sociais da Claro e do Instituto Claro olham para essas interseccionalidades de modo complementar, e podemos contribuir positivamente com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Como jovens, mulheres, pessoas negras e outros grupos, para que possam construir caminhos de transformação real.
Essa adesão pode inspirar outras organizações a se engajarem em agendas de sustentabilidade, educação e cidadania?
Gomiero: Acredito que sim. Essa deve ser uma das responsabilidades de grandes companhias: agir com transparência e protagonismo para inspirar. Para que outras empresas, inclusive de outros setores, acompanhem e promovam ações alinhadas aos seus propósitos e ao que a sociedade precisa. É um ganha-ganha poderoso: quanto mais empresas aderirem, melhores serão os resultados e, quando falamos das agendas ambiental, social e de governança, é necessário que um número cada vez maior de pessoas faça parte.
Os sete Movimentos reúnem agendas que vão de educação e cidadania a diversidade e sustentabilidade. O que você observa de mais relevante na forma como essas pautas estão sendo discutidas hoje?
Gomiero: Todas essas pautas são igualmente relevantes e urgentes dentro dos seus eixos de atuação. Mas vou ressaltar duas delas, que são os Movimentos Transparência 100% e Educa 2030.
Falar em Transparência 100% significa que temos o compromisso de ir além das nossas atribuições legais, é a construção diária de relações humanas abertas ao diálogo. Esse movimento é transversal e precisa permear todas as nossas ações.
Já quando falamos do Educa 2030 reforçamos a construção da sociedade e das oportunidades, chegando em transformação de realidades. Nesse ponto, tenho orgulho em destacar o Instituto Claro, já que há 24 anos promovemos pautas nos campos da educação e da cidadania por meio de diversos projetos. No nosso portal, por exemplo, temos reportagens, planos de aula e roteiros de estudos sobre esses pilares, oferecendo materiais de qualidade para o ensino e acompanhamento de tendências.
Nossos projetos em geral buscam contribuir com a educação, trazendo formação aos professores e também incentivando a inovação e o empreendedorismo dos jovens. Ao atuar com formação e protagonismo juvenil, também fortalecemos a entrada no mercado de trabalho, promovendo o trabalho digno.