A Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) recebeu, na terça-feira (15/5), o prêmio Person of the Year Awards Dinner, em Nova Iorque (EUA). A iniciativa foi contemplada na categoria “Projeto Social” por ser considerada uma referência no desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade social. O evento, organizado pela Câmara de Comércio Brasil – Estados Unidos, homenageia iniciativas que contribuem para a aproximação dos dois países.

Além de participarem da premiação, os jovens da ASMB se apresentaram na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) e visitaram a Juilliard School of Music and Arts, uma das escolas de música e artes cênicas mais importantes do mundo.

Foto dos integrantes da Camerata Jovem do Rio de Janeiro se apresentando na sede da ONU em Nova Iorque
Apresentação da Camerata Jovem do Rio de Janeiro na sede da ONU em Nova Iorque (créditos: Missão do Brasil junto à ONU – Nova York)

O projeto

A Ação Social pela Música do Brasil é uma ONG, sem fins lucrativos, que realiza um trabalho de inclusão social por meio da música clássica com crianças e jovens. A iniciativa surgiu em 1994, no Rio de Janeiro, com o maestro David Machado – considerado um dos mais aclamados regentes da América Latina – e, há oito anos, conta com o patrocínio do Instituto Claro.

O projeto beneficia mais de 1,8 mil pessoas e forma orquestras em todo o país, como a Orquestra Jovem do Brasil, a orquestra Mercosul e a Camerata Jovem. Com isso, também contribui com a difusão da cultura da música clássica na sociedade.

Atualmente, são nove núcleos de atuação: quatro no Rio de Janeiro – nas comunidades Chapéu Mangueira, na zona sul; Complexo do Alemão, na zona norte; Macacos, na zona norte; e Cidade de Deus, na zona oeste; dois em Petrópolis (RJ); um em Piraí (RJ); um em João Pessoa (PB); e um em Ji-Paraná (RO).

Com idades entre 14 e 20 anos, os jovens músicos da orquestra Camerata Jovem já se apresentaram na Alemanha, Áustria, França, Holanda e Rússia, além de palcos renomados do Rio de Janeiro, como Cidade das Artes, Teatro Municipal e Sala Cecília Meireles.

Para saber mais sobre o projeto, acesse: www.asmdobrasil.org.br.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Conectividade na Educação: Instituto Claro é parceiro de projeto para fomentar internet nas escolas

Mapa lançado esta semana pretende dar visibilidade sobre redes estadual e municipal

há 1 semana
Notícias

Claro se junta a empresas e entrega 6 usinas de oxigênio no Amazonas

Iniciativa pode atender cerca de 90 leitos de UTI em cinco municípios

há 1 mês
Notícias

Após semana imersiva, 9ª edição do Campus Mobile divulga seus finalistas

Próxima fase do programa terá mentorias para conclusão dos protótipos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.