A Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) recebeu, na terça-feira (15/5), o prêmio Person of the Year Awards Dinner, em Nova Iorque (EUA). A iniciativa foi contemplada na categoria “Projeto Social” por ser considerada uma referência no desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade social. O evento, organizado pela Câmara de Comércio Brasil – Estados Unidos, homenageia iniciativas que contribuem para a aproximação dos dois países.

Além de participarem da premiação, os jovens da ASMB se apresentaram na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) e visitaram a Juilliard School of Music and Arts, uma das escolas de música e artes cênicas mais importantes do mundo.

Foto dos integrantes da Camerata Jovem do Rio de Janeiro se apresentando na sede da ONU em Nova Iorque
Apresentação da Camerata Jovem do Rio de Janeiro na sede da ONU em Nova Iorque (créditos: Missão do Brasil junto à ONU – Nova York)

O projeto

A Ação Social pela Música do Brasil é uma ONG, sem fins lucrativos, que realiza um trabalho de inclusão social por meio da música clássica com crianças e jovens. A iniciativa surgiu em 1994, no Rio de Janeiro, com o maestro David Machado – considerado um dos mais aclamados regentes da América Latina – e, há oito anos, conta com o patrocínio do Instituto Claro.

O projeto beneficia mais de 1,8 mil pessoas e forma orquestras em todo o país, como a Orquestra Jovem do Brasil, a orquestra Mercosul e a Camerata Jovem. Com isso, também contribui com a difusão da cultura da música clássica na sociedade.

Atualmente, são nove núcleos de atuação: quatro no Rio de Janeiro – nas comunidades Chapéu Mangueira, na zona sul; Complexo do Alemão, na zona norte; Macacos, na zona norte; e Cidade de Deus, na zona oeste; dois em Petrópolis (RJ); um em Piraí (RJ); um em João Pessoa (PB); e um em Ji-Paraná (RO).

Com idades entre 14 e 20 anos, os jovens músicos da orquestra Camerata Jovem já se apresentaram na Alemanha, Áustria, França, Holanda e Rússia, além de palcos renomados do Rio de Janeiro, como Cidade das Artes, Teatro Municipal e Sala Cecília Meireles.

Para saber mais sobre o projeto, acesse: www.asmdobrasil.org.br.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Conexão Voluntária leva estudantes à Bienal do Livro 2025

Programa da Claro ofereceu vale-livro aos jovens, em visita acompanhada por oito voluntários

há 1 semana
Notícias

Parceria entre Claro e ONU Mulheres apoia vítimas de violência e refugiadas

Com o apoio da Anatel, projeto ‘Mulher +Tech: conexão para novos começos’ oferece capacitação em direitos humanos e letramento digital

há 1 mês
Notícias

Alunos do programa Dupla Escola participam de formação em inteligência artificial

Parceria com a Ericsson proporciona mentoria com profissionais capacitados em tecnologia e inovação

há 2 meses
Notícias

Conheça os vencedores da 13ª edição do Campus Mobile

Anúncio dos seis projetos premiados aconteceu de forma inédita durante o Web Summit Rio 2025

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.