Acontece de 29/01 a 02/02, a semana presencial da 6ª edição do Campus Mobile. O programa de inovação e empreendedorismo é uma iniciativa do Instituto Claro, em parceria com o LSI-TEC da Universidade de São Paulo, e incentiva jovens estudantes a criarem soluções para a sociedade por meio da tecnologia. Ao longo de cinco dias, o evento terá oficinas, maratonas de programação (hackaton), palestras, visitas técnicas, bancas de avaliação de projetos e análises de cases. São mais de 120 participantes de 18 estados e 51 projetos inscritos.

Nesta fase, os novos empreendedores de diferentes regiões do país irão se reunir para uma série de atividades de orientação conduzida por profissionais na área de criação e desenvolvimento de projetos. Esses especialistas são mentores que auxiliam os candidatos a pensar como viabilizar suas ideias. Este ano, quatro integrantes da edição anterior serão embaixadores e, além de contarem as experiências do ano passado, irão auxiliar a equipe técnica com os novos participantes.

“A semana presencial, em termos de aprendizado e dimensão de negócios, para mim, é tão importante quanto a viagem ao Vale do Silício. Me senti participando de um curso de empreendedorismo. É um ótimo ambiente de aprendizado coletivo”, diz Tairon Coelho (22 anos), um dos vencedores da 5ª edição do concurso.

Tairon Coelho

 

Entre os temas que serão abordados nas palestras, estão:

  • Motaxis, primeiro aplicativo de mototáxi, criado por participantes do Campus Mobile;
  • Palestra sobre o Movimento Web Para Todos, ação que pretende transformar ambientes na web em espaços acessíveis para todos os públicos.

As visitas técnicas serão feitas nas empresas Udacity, Qualcomm e Claro Brasil.

Um dos objetivos da semana presencial é fazer com que os estudantes estabeleçam parcerias e troquem conhecimento, para que, juntos, enriqueçam seus próprios projetos.

Rafael Guimarães (23 anos), participante da edição atual com projeto inscrito na categoria Jogos, contou sobre o que espera do evento: “A semana presencial é um período de crescimento, pessoal e profissional, muito grande. Eu espero que haja interação e troca de informações entre os integrantes. Além de fazer contato, é um período de colaboração”.

Rafael Guimarães

 

Ao final da semana presencial, uma banca avaliadora composta por acadêmicos e profissionais do mercado mobile, irá anunciar nove projetos finalistas. Três de cada categoria, que são: Educação, Facilidades e Jogos.

“O Campus Mobile é um incentivo para criarmos soluções para a sociedade. Existe uma vida antes do Campus e outra depois. Você volta muito motivado, inconformado e com vontade de empreender para melhorar a vida das pessoas”, diz Tairon.

Os encontros acontecerão em dois locais: Prédio de Engenharia Elétrica da USP e Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

A edição anterior contou com 52 equipes de 51 instituições de mais de 20 estados brasileiros.

Veja a programação completa abaixo e fique por dentro do que vai acontecer.

 

Serviço:

Programação Campus Mobile 6ª edição. Semana Presencial 2018

Segunda – 29/01

10h – 10h30 – Palestra: Arquitetura Serveless: benefícios e facilidades

Wembley Carvalho, Time de Inovação da Claro Brasil – Anfiteatro Engenharia Elétrica

 

Terça – 30/01

 

18h – 18h15Palestra: Arquitetura em Microserviços: Melhores práticas e utilidades Jonatas Saraiva, Time de Inovação da Claro Brasil

18h15 – 18h30Palestra: Acessibilidade Digital: Como as pessoas com deficiência navegam William Daflita, Movimento Web Para Todos

 

Quarta – 31/1

 

10h30 – 11h – Palestra: QEDU: a experiência com um aplicativo voltado para a Educação – Anfiteatro Engenharia Elétrica

11h30 – 12hPalestra: Startup na prática: erros, desafios e aprendizados Mateus Carvalho Motáxis – Anfiteatro Engenharia Elétrica

 

Quinta – 01/02

9h30 – 12hBancas dos projetos participantes Avaliação de profissionais das empresas parceiras e professores (VR Monkey, Qedu, Núcleo de Empreendedorismo da USP, Movile, time de Inovação da Claro Brasil)Salas Bloco B – Engenharia Elétrica

14h – 15h30Bancas dos projetos participantes Avaliação de profissionais das empresas parceiras e professores (VR Monkey, Qedu, Núcleo de Empreendedorismo da USP, Movile, time de Inovação da Claro Brasil)Salas Bloco B – Engenharia Elétrica

16h30 – 18hBancas dos projetos participantes Avaliação de profissionais das empresas parceiras e professoresSalas Bloco B – Engenharia Elétrica

 

Sexta – 02/02

 

12hPremiação dos grupos finalistas e cerimônia de encerramentoAuditório István Jancsó

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

12ª edição do Campus Mobile prorroga as inscrições

Estudantes do ensino superior, mestrado ou doutorado e recém-formados podem enviar projetos mobile até 19/11

há 5 meses
Notícias

Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Campus Mobile

Estudantes do ensino superior, mestrado ou doutorado e recém-formados podem se inscrever até 12/11

há 7 meses
Notícias

Conheça os projetos uShare e SimSilo da 11ª edição do Campus Mobile

Aplicativos ajudam moradores universitários e previnem acidentes em silos agrícolas

há 8 meses
Notícias

Conheça os projetos MagicCard e Naveghi Book da 11ª edição do Campus Mobile

Soluções se destacaram ao trazer inovação para as categorias educação e saúde

há 10 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.