A terceira edição do Seminário NETLABTV aconteceu na quarta-feira (18/4), na Unibes Cultural, em São Paulo (SP). Iniciativa do Instituto Claro, em parceria com a Casa Redonda, o evento abordou as barreiras da criação de novas séries brasileiras, as possibilidades de diálogo de produtores brasileiros com o mercado latino-americano e os desafios na formação de novos roteiristas. A programação trouxe seminários, mesa-redonda, masterclasses e contou com a presença de profissionais nacionais e internacionais do mercado audiovisual.
A diretora de projetos do Instituto, Daniely Gomiero, e a idealizadora do projeto NETLABTV, Minom Pinho, deram as boas-vindas aos participantes e abriram o encontro. Com o tema “Novos desafios da produção no âmbito digital, regional e internacional”, o primeiro debate trouxe à tona uma conversa sobre políticas públicas no audiovisual.
No momento do Diálogos Gigantes, uma mesa-redonda mediada pelo roteirista Ricardo Tiezzi discutiu os desafios do mercado para a formação de novos talentos em roteiro. Para tratar do assunto, estiveram presentes: a produtora executiva do NETLABTV, Minom Pinho; o roteirista Roberto Moreira; o diretor argentino e produtor da série “Pacto de Sangue”, Patrício Vega; o professor e jurado do projeto NETLABTV, David França Mendes; e o diretor José Carvalho.
Entre os convidados na plateia, havia representantes de universidades, cursos livres, plataformas educativas e laboratórios do país, que puderam contribuir com comentários durante o debate para reforçar a discussão na perspectiva da educação.
Ao longo do dia, também foram apresentados cases de sucesso dos canais Discovery Home & Health e TNT, além de masterclasses com o diretor e roteirista Breno Silveira, produtor consagrado pelas séries “1 Contra Todos” e “Entre Irmãs”, e Patrício Vega.
O evento encerrou com a entrega dos prêmios para os vencedores do concurso NETLABTV. “O concurso abre essa porta para a gente que é criador. Agora, a gente vai ter a oportunidade de desenvolver o projeto, trabalhar nele e apresentar para os canais. A iniciativa precisa ser aplaudida, porque, no Brasil, a formação de roteiristas ainda é muito precária, e o NETLABTV não é apenas um projeto em que você você vai ser premiado e pronto – ele permite que você viabilize as suas ideias”, comentou um dos vencedores, Mário Oshiro.
Representatividade étnica e de gênero
Um dos temas comentados ao longo do dia foi a representatividade na competição. Ana Júlia, mulher negra e uma das vencedoras dessa edição, comentou que muitas mudanças ainda precisam acontecer.
“As mulheres e as mulheres negras precisam de bem mais representatividade no mercado. Estou bastante otimista, mas são necessárias muitas outras mudanças também. Eu tenho um projeto muito bom, que é um dos vencedores, e quero que ele seja feito com protagonistas negros e uma equipe negra. E isso é importante. Não basta só eu estar aqui e o meu rosto representar a maioria da população, porque isso é mentiroso. Quero que toda essa mudança aconteça a partir do meu projeto e reflita nas empresas também.”
Vencedores da terceira temporada
Conheça os roteiros vencedores desta edição do NETLABTV:
Categoria Social Vídeo
– De Magrrrla
Carolina Maciel de Arruda – Florianópolis (SC)
– Minha Querida Vagina
Fernando Cézar Corrêa Esposito e Ana Julia Alcantara Monteiro Travia – Campinas (SP)
– Princesa Carlos
Leonardo Raoni e Julia Fovitzky – São Paulo (SP)
Escolha do público:
– Artífices Do Som: Samba Carioca
Bernardo Marques – Rio de Janeiro (RJ)
Categoria Ficção
– Call Center
Otavio Chamorro – Brasília (DF)
– Habeas Corpus
Juliana Rosenthal Knoepfelmacher – São Paulo (SP)
– Impulso
Marcela Macedo – Santo André (SP)
Escolha do público:
– Bryan & Nat 1/3
Natalia Milano e Bryan Ruffo – São Paulo (SP)
Categoria Não Ficção
– Batalha No Prédio: A Receita Da Boa Vizinhança
Mario Oshiro Junior – Santo André (SP)
– Bregay
Henrique Arruda – Recife (PE)
– Histórias de Liberdade
Gabriel Melin de Campos – Rio de Janeiro (RJ)
Escolha do público:
– Arte no Prato
Manuel Rolim Andrés e Jussara Ferreira Schmidt – Belo Horizonte (MG)
Atualizada em 27/4/18 às 14:59.