No final de julho, o Instituto Claro iniciou uma nova série de lives no Instagram: o Diálogos Online. A proposta é debater temáticas relevantes relacionadas a diversidade, voluntariado, direitos das mulheres e racismo, e reforçar a importância da coletividade na construção de um futuro melhor, com convidados especialistas e jovens que participam das ações do Instituto.

Em cada encontro, os convidados trazem reflexões para um bate-papo com o objetivo de auxiliar a população a esclarecer dúvidas e entender determinados assuntos que ficaram ainda mais evidentes durante o período de pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (covid-19).

“Temos refletido muito sobre esse momento que estamos vivendo. Esse cenário nos fez querer falar da importância da participação social e do quanto nós podemos fazer a diferença como cidadãos. A ideia é refletir sobre cidadania e as lives se transformaram em um recurso relevante que nos permite ter esses momentos de conversa”, comenta a diretora de comunicação, responsabilidade social da Claro e vice-presidente de projetos do Instituto Claro e mediadora dos encontros, Daniely Gomiero.

O primeiro encontro aconteceu em 29/7 e foi uma conversa sobre acessibilidade digital. Convidado, o jornalista cego, ativista na área de inclusão e embaixador do Movimento Web Para Todos, Gustavo Torniero, falou sobre o que as pessoas podem fazer para tornarem seus perfis nas redes sociais mais inclusivos.

“Hoje a minha principal dificuldade na internet é a falta de descrição de imagens. Em especial, redes sociais. E é por isso que eu conscientizo tanto os meus amigos e meus seguidores a descreverem as imagens que postam”, lembra Torniero.

Ao longo da conversa, o convidado comentou de outras barreiras da navegação de pessoas com deficiência visual e deu dicas de como descrever de forma prática e objetiva as imagens na hora de publicá-las.

O segundo bate-papo foi realizado em 10/8, com o jovem Hugo Santos, um dos idealizadores do Padrinhos Mágicos,  aplicativo que aproxima voluntários e instituições, e que foi o projeto vencedor da 7ª edição do programa Campus Mobile na categoria Smart Cities.

Na live, ele falou sobre voluntariado em tempos de pandemia, como engajar jovens nessa causa e também sobre a importância de envolver toda a sociedade na criação de soluções voluntárias.

“Uma das minhas inquietações foi perceber que as pessoas só se engajavam em trabalhos voluntários em datas específicas. Isso me fez querer entender por que essas ações não aconteciam fora de datas comemorativas, já que as instituições também precisam de ajuda em outros períodos”, diz Santos.

Já no terceiro encontro da série, em 12/8, o convidado foi o fundador e CEO do Gerando Falcões – rede de ONGs voltada à promoção social de crianças e adolescentes por meio do esporte e da cultura –, Eduardo Lyra. Em sua participação, ele falou sobre voluntariado em tempos de pandemia e impacto social.

“A minha relação com essa causa vem da minha história de vida. De tanto viver a escassez, a violência, a vulnerabilidade. Isso criou, dentro de mim, a visão de que se eu não trabalhasse para transformar e mudar as coisas, as coisas não mudariam. Foi uma transformação que veio como resultado de tudo que eu vivenciei”, lembra.

Durante o bate-papo, Lyra pontuou que o trabalho realizado pelo Gerando Falcões funciona por meio de pontes, que permitem ultrapassar barreiras sociais, preconceito e que possibilitam transformar a realidade de jovens da periferia.

Todas as gravações estão disponíveis no IGTV do Instituto Claro. O próximo encontro acontece em 26/8, às 18h. A gestora executiva do Movimento Mulher 360, Margareth Goldenberg, fala sobre o tema “Carga mental: o que pode ser feito em casa para reduzir a sobrecarga das mulheres?” Para saber mais sobre os próximos encontros, siga o Instituto Claro no Instagram.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

“O voluntariado é uma maneira poderosa de contribuir para um mundo melhor”

Colaboradores da Claro contam como foi participar da Ação Nacional do Conexão Voluntária

há 7 meses
Notícias

Programa Conexão Voluntária da Claro beneficia famílias e instituições durante pandemia

Ações contaram com doação de cestas básicas, equipamentos eletrônicos e itens escolares

há 4 anos
Notícias

Saiba quais são os hemocentros que precisam de doação de sangue durante a pandemia do coronavírus

Instituto Claro incentiva a população a doar e divulga lista de instituições no país

há 4 anos
Notícias

Coronavírus: conheça iniciativas para doação de itens, serviços ou recursos financeiros

Instituto Claro lista instituições e coletivos para quem quer, e pode, ajudar

há 4 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.