O Instituto Claro foi um dos patrocinadores do UFRGSMUNDI, que promove uma simulação da Organização das Nações Unidas (ONU) para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas. O projeto, organizado por alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ocorreu entre os dias 19 e 20 de outubro.
Criado em 2012, o projeto tem como objetivo não apenas informar sobre questões globais, mas também contribuir para o desenvolvimento de competências de comunicação e negociação, fundamentais para o sucesso acadêmico e profissional.
“Apoiar eventos como o UFRGSMUNDI reforça o compromisso da Claro e do Instituto Claro com a educação, a cidadania e a sustentabilidade”, diz o gerente de responsabilidade social da Claro Flávio Rodrigues.
Em 28 de setembro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações que receberiam o UFRGSMUNDI. Esta atividade preliminar, batizada de Prepara Mundi, tradicionalmente marca a entrega do guia de estudos preparado pelos alunos da UFRGS e conta, ainda, com uma palestra ministrada pelos anfitriões.
Os cerca de cem participantes retornaram à Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS entre 19 e 20 de outubro, para uma simulação da ONU e do Senado Federal brasileiro.
Durante o final de semana do evento, eles debateram temas contemporâneos, como a crise de segurança no Mar da China Meridional e a insegurança alimentar dos povos nativos da América Latina. Encerradas as deliberações, coube aos estudantes do ensino médio sugerir soluções hipotéticas para os problemas apresentados.
“Ao disseminar os objetivos e valores da ONU entre as juventudes, eventos como esse contribuem para sensibilizar adolescentes e jovens para pautas de extrema relevância para o mundo em que vivemos, além de desenvolver habilidades fundamentais como empatia, diálogo, escuta ativa e respeito”, afirma Rodrigues.