Estreia nesta quinta-feira (3/7) o “Entre mundos”, novo videocast do Instituto Claro. O programa, publicado no canal do YouTube da instituição com periodicidade bimestral, chega para ampliar a oferta de conteúdo sobre educação e cidadania, reunindo especialistas para um debate sobre questões contemporâneas que impactam particularmente as vidas de estudantes, educadores e famílias.
“Vivenciamos uma sociedade complexa, com o avanço muito rápido das tecnologias, e isso afeta a todos e todas. É importante trocar e debater. Por isso olhamos para esse novo formato que é o videocast”, afirma a consultora de comunicação do Instituto Claro Desirèe Luíse. “Dentro da nossa produção de conteúdo, vamos agora disponibilizar ao nosso público por meio dos videocasts abordagens ao mesmo tempo profundas e acessíveis, sempre com o objetivo de contribuir com informação de qualidade.”
O episódio de estreia tem como tema “Saúde mental de crianças e jovens: as telas e o papel da educação”. Segundo dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), 95% da população brasileira entre 9 e 17 anos de idade usa a internet.
São cerca de 25 milhões de jovens conectados, um cenário que gera questionamentos. Quais os impactos do uso de telas sobre crianças e jovens? Qual é o limite do tempo de telas e o que deve ser observado no acesso? As questões foram apresentadas à psicóloga e doutora em psicologia clínica pela PUC-SP Ivelise Fortim, convidada do primeiro episódio do “Entre mundos”.
“A tela tem impactos positivos e negativos sobre os jovens. Também há oportunidades no uso das telas, se bem usadas”, destaca Fortim. “Já os danos podem estar ligados ao tempo que crianças e adolescentes passam na tela, mas a questão não é só essa. Mais importante é saber o que os jovens estão vendo.”
No episódio de estreia, a estudante do ensino médio e integrante da Casa José Coltro Laryssa Dantas também participa da conversa, trazendo sua experiência pessoal com o uso de telas no âmbito escolar e familiar.
Assista ao videocast no canal do Instituto Claro no YouTube!