O Educonexão concluiu na quarta-feira (17/12) a edição 2025 com a formação de 330 professores da rede pública, provenientes de 23 estados brasileiros e do Distrito Federal. No total, 138 cidades brasileiras foram representadas no programa do Instituto Claro, que oferece aos participantes capacitação sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais.
No encerramento, que aconteceu por meio de um encontro virtual, foram anunciados os educadores vencedores do Desafio Escolar, realizado em três categorias: 1) ensino fundamental – anos iniciais; 2) ensino fundamental – anos finais; 3) ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Na categoria ensino fundamental – anos iniciais, a vencedora foi a professora Luciana Nascimento de Carvalho, com o projeto “Mais tempo, menos tela”. Já a categoria ensino fundamental – anos finais teve como vencedor o professor Anderson Kley, com o projeto “Ameaça digital – Uma investigação sobre segurança e golpes na Internet”. Por fim, o professor Jonatas Martins Negreiro venceu a categoria ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o projeto “Uso ético da tecnologia e fake news sobre alimentação”.
A edição 2025 do programa do Instituto Claro reuniu 201 educadores selecionados por edital nacional e 129 professores de redes municipais das secretarias de educação que firmaram parcerias com o Instituto Claro, sendo 48 de São Luís (MA), 38 de Mogi das Cruzes (SP) e 43 de Natal (RN).
Mudanças na edição 2025
Neste ano, o Educonexão foi reformulado para focar no protagonismo do educador e na inovação pedagógica, utilizando as tecnologias digitais como ferramentas essenciais para esse foco.
Além da formação técnica, o programa estimula a criação de redes de colaboração, com os participantes integrando uma comunidade nacional de troca de experiências, metodologias e práticas pedagógicas.