O Conexão Voluntária, programa de voluntariado da Claro, apoiado pelo Instituto Claro, encerrou 2024 com resultados expressivos. Durante o ano, foram realizadas 221 ações, que beneficiaram 237.286 pessoas.
Com 27.256 participações voluntárias registradas entre janeiro e dezembro, o programa arrecadou 524.690 itens.
A iniciativa teve atuação destacada no Rio Grande do Sul, que enfrentou fortes temporais entre abril e maio. Para auxiliar as pessoas afetadas, o programa organizou campanhas emergenciais no estado, arrecadando itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, ração para pets e alimentos não perecíveis.

Além disso, a Claro, em parceria com o Instituto Claro, doou R$ 200 mil ao projeto Ação da Cidadania, viabilizando a aquisição de 1.670 cestas básicas e 571 colchões para os atingidos pelas enchentes.
“Mapeamos cuidadosamente as solicitações das pessoas para conhecer seus detalhes, buscando informações sobre gêneros e tamanhos”, conta a analista de operações sênior Adriane Brito de Barros Oliveira. “Organizamos grupos para arrecadar alimentos e água. Fizemos rotas solidárias para levar as doações até aqueles que perderam tudo.”
Além da arrecadação e da doação, a Claro forneceu suporte tecnológico aos afetados, recuperando torres de sinal de telefonia em tempo recorde, liberando dados móveis, suspendendo ou esticando a régua de cobranças.
“Nosso papel foi muito importante. Da forma como conduzimos, assertividade é a palavra que nos define”, afirma Oliveira.
Mutirão de doação de sangue
Em agosto, a Claro e o Instituto Claro promoveram um mutirão de doação de sangue para marcar a Ação Nacional do Conexão Voluntária de 2024. A iniciativa seguiu a escolha dos próprios voluntários e beneficiou cerca de 1,88 mil pessoas, com 472 doadores mobilizados em 29 cidades brasileiras.

Outro marco do Conexão Voluntária em 2024 foi o início das atividades do comitê de Cuiabá, que realizou uma campanha de arrecadação para crianças com deficiência durante o Natal.
“São famílias que precisam muito. No final do ano, o que elas mais precisam é alimentação”, conta a supervisora de instalação Keila Severina de Freitas. “Juntamos 33 cestas de alimentos bem recheadas, mais uma cesta com produtos de limpeza, e fizemos a entrega.”
