Com o apoio da Claro e do Instituto Claro, uma campanha nacional foi lançada para divulgação do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes, que visa ampliar o debate sobre oportunidades de trabalho e formação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo Ministério do Trabalho e Emprego do governo federal, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes tem quatro Grupos de Trabalho (GT). O Instituto Claro, que integra a iniciativa desde agosto de 2024, lidera o GT Primeiro Emprego, cuja proposta é apresentar mecanismos para fortalecer as leis de estágio e de aprendizagem e, assim, possibilitar as primeiras experiências profissionais a jovens em transição do sistema educacional para o mercado de trabalho.
O grupo pretende ser um espaço de diálogo social para que as políticas públicas estejam alinhadas com a realidade do mercado de trabalho e com as necessidades da juventude brasileira. No site do pacto os jovens encontram oportunidades de formação, qualificação e vagas de trabalho.
O convite ao Instituto Claro para liderar o GT surgiu após sua participação destacada na iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO) do Unicef, uma aliança multissetorial envolvendo empresas, sociedade civil e governos e igualmente voltada a promover oportunidades de formação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade.
Criada pela agência AlmapBBDO, a campanha tem peças para TV, rádio, mídia digital e redes sociais. Com foco em jovens, famílias e empresas, a campanha convida a sociedade a refletir sobre o potencial das juventudes e a importância de oferecer caminhos reais de inclusão produtiva.
Crédito da imagem: divulgaçao