Conteúdos

Este plano de aula para os anos iniciais do ensino fundamental trata da resolução de situações-problema com base no cotidiano. Com o objetivo de indicar aos alunos caminhos para a sistematização do pensamento. Esta proposta também pretende consolidar a compreensão de que a matemática permeia nosso cotidiano.

● O que são e como resolver as situações-problema?
● Compreender;
● Selecionar os dados importantes;
● Construir uma estratégia;
● Resolver e encontrar o resultado; e
● Proposta de atividade.

Objetivos

● Entender o que é uma situação-problema;
● Compreender o caminho a ser percorrido para resolver uma situação-problema; e
● Construir novas alternativas para a resolução de situações-problema, a partir do compartilhamento de ideias entre os colegas de turma.

Ensine também:

Números primos e números compostos

Fatoração numérica e por agrupamento

Palavras-chave:

Matemática. Situação-problema. Estratégias. Raciocínio lógico. Sistematização.

Série/Ano:

1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

Sugestão de aplicação para o ensino remoto:

As sugestões a seguir estão organizadas em tópicos, com uma breve explicação de cada recurso.

● Jitsi Meet: É um sistema de código aberto e gratuito, com o objetivo de permitir a criação e implementação de soluções seguras para videoconferências via Internet, com áudio, discagem, gravação e transmissão simultânea. Possui capacidade para até 200 pessoas, não há necessidade de criar uma conta, você poderá acessar por meio do seu navegador ou fazer o download do aplicativo usando um celular .
Trabalhando com essa ferramenta, é possível:
– Compartilhar sua área de trabalho, apresentações e arquivos;
– Convidar usuários para uma videoconferência, por meio de um URL simples e personalizado;
– Editar documentos simultaneamente, usando Etherpad (editor de texto on-line de código aberto);
– Trocar mensagens, por meio do bate-papo integrado;
– Visualizar automaticamente o orador ativo ou escolher manualmente o participante que deseja ver na tela; e
– Reproduzir um vídeo do YouTube para todos os participantes.

● Gravação de videoaula usando o Power Point: O PPT, já tão utilizado por nós professores para preparamos nossas aulas, também permite a gravação de uma narração para os slides, que tanto nos auxiliam na explanação dos conteúdos. É possível habilitar a função de vídeo enquanto grava, de forma que os alunos verão o professor em uma janelinha no canto direito da apresentação. Essa ferramenta é bem simples e eficaz (veja o guia).

● Envio de Podcast aos alunos: Podcast nada mais é do que um áudio gravado (como os gravados no WhatsApp, por exemplo). Podem ser utilizados para narrar uma história, para corrigir atividades, revisar ou aprofundar os conteúdos. Para tanto, sugiro o aplicativo Anchor, que pode ser baixado em seu celular, muito simples de utilizar.

● Plataforma Google Classroom: O Classroom permite que você crie uma sala de aula virtual. Esta ação irá gerar um código que será compartilhado com os alunos, para que acessem a sala. Neste ambiente virtual, o/a professor/a poderá criar postagens de avisos, textos, slides do PPT, conteúdos, links de vídeos, roteiros de estudos, atividades etc. É uma forma bem simples e eficaz de manter a comunicação com os alunos e postar as aulas gravadas, usando os recursos anteriormente mencionados. Confira outros recursos oferecidos pela Google, como a construção de formulários (Google Forms) para serem realizados pelos alunos.

Sugerimos aulas com até 30 minutos de duração. Além disso, nem toda aula precisa gerar uma atividade avaliativa, para não sobrecarregar os alunos. As aulas virtuais também podem ser úteis para correção de exercícios e plantões de dúvidas.

Previsão para aplicação:

6 aulas (30 min./aula)

Proposta de trabalho:

Neste plano de aula, trataremos das situações-problema utilizando elementos do cotidiano, de forma a mostrar aos alunos que a Matemática está presente em muitos momentos de nossas vidas.

Para cada uma das 6 etapas descritas neste plano, sugiro o agendamento prévio de uma aula síncrona on-line, para melhor interação com os alunos. Você pode, professor(a), organizar os conteúdos abaixo descritos em slides, imagens e mapas mentais, por exemplo, e apresentar aos alunos utilizando o recurso de compartilhamento de tela do seu computador, oferecido pela plataforma sugerida (Jitsi Meet).

Estimule os alunos a abrir suas câmeras e a participar da aula, fazendo uso do microfone e/ou do chat da plataforma. Tome o cuidado de oferecer um tempo para eles responderem às perguntas norteadoras, de forma que as aulas ocorram de forma expositiva dialogada.

Uma sala de aula virtual, como o Google Sala de Aula (Classroom) pode servir como importante instrumento de apoio, sendo utilizada para transmissão de recados, fóruns de discussão, compartilhamento de materiais, agendamento das aulas e elaboração e entrega de atividades, como aquelas previstas na etapa 6 deste plano, por exemplo. Além de dar as instruções aos alunos durante a aula síncrona, você pode também criar um link para a entrega da atividade e inserir seus comentários e a pontuação na aba “Atividades” da sala de aula virtual do Google.

1ª Etapa: O que são e como resolver as situações-problema?

Para introduzir o assunto, conte para seus alunos o que é uma situação-problema.

É importante que eles compreendam que se trata de situações a serem resolvidas com uma sequência de ações e que, portanto, é necessário percorrer todo um caminho para chegar ao objetivo final, que é solucionar o problema e encontrar o resultado.

Conversem também sobre a importância de sistematizar os pensamentos, de forma a desenvolver estratégias para resolver as situações-problema.

Nas próximas etapas, falaremos sobre o passo a passo dessa sistematização, que passa por:

● Compreender;
● Selecionar dados importantes;
● Construir uma estratégia; e
● Resolver e encontrar o resultado.

2ª Etapa: Compreender

O primeiro passo necessário para solucionar uma situação-problema é compreender o que exatamente está sendo apresentado no enunciado.

Para ajudar seus alunos a desenvolver esta habilidade, sugerimos que se concentre em fazer uma quantidade menor de situações-problema junto com eles, de forma que consigam passar por cada etapa com tranquilidade. Isso os ajudará a desenvolver as habilidades necessárias de forma muito mais rápida e sólida do que fazendo um grande volume de exercícios, porém sem tanto tempo para se debruçar sobre cada uma das questões.

Você pode iniciar esse trabalho colocando na lousa (pode ser a lousa digital disponível na plataforma sugerida, no caso do ensino remoto) uma situação-problema e discutindo com a turma aspectos diversos do enunciado.

Segue abaixo uma sugestão, porém fique inteiramente à vontade para elaborar outro texto, que faça mais sentido para a faixa etária e a realidade de seus alunos. É muito importante que eles percebam o quanto a Matemática está presente em diversos aspectos do nosso cotidiano.

Sugestão de situação problema:

Em uma certa escola, em que haverá uma festa junina para arrecadação de fundos para a construção de uma biblioteca, estudam 512 alunos.
Sabendo que 349 têm mais de 8 anos e que o valor dos ingressos é de R$ 5,00 para os menores de 8 anos e o dobro para os mais velhos, quanto será arrecadado caso todos os alunos compareçam à festa?

Ajude seus alunos a compreender o enunciado, fazendo algumas perguntas à turma. Por exemplo:

● Quantos alunos estudam na escola?
● Quantos alunos têm mais de 8 anos?
● Temos como saber, com base nas informações que foram explicitadas, quantos alunos têm menos de 8 anos?
● Qual é o valor dos ingressos para os alunos menores de 8 anos?
● Temos como saber, por meio dos dados apresentados, qual o valor do ingresso para os alunos maiores de 8 anos?
● Qual é a pergunta que a situação-problema nos faz?

3ª Etapa: Selecionar os dados importantes

Na sequência, mostre para a turma o quanto organizar as informações trazidas no enunciado pode ajudar.

Sugiro orientá-los a fazer essa organização de maneira bem visual, pois isso ajuda muito no processo de sistematização.

Algumas possibilidades são:

● Sublinhar informações importantes e circular dados numéricos; ou
● Grifar com cores diferentes, buscando agrupar as informações de forma lógica.

Na situação-problema que estamos usando como exemplo, seria interessante destacar que informações? Pensem juntos sobre isso!

4ª Etapa: Construir uma estratégia

Depois de compreender e organizar as informações trazidas pelo enunciado, chegou o momento de escolher a estratégia que será utilizada para solucionar a situação-problema.

Neste ponto, é importante que você demonstre aos seus alunos que diversas estratégias podem ajudá-los a chegar ao resultado esperado, é uma questão de escolha e de adequação à situação concreta. Por exemplo, o uso do ábaco pode ser muito interessante para resolver algumas situações-problema, mas provavelmente não todas. Isso porque, tomando por base a situação-problema que estamos trabalhando, os números são muito grandes, o que dificulta bastante o uso dessa ferramenta.

É essencial, portanto, que seus alunos compreendam mais de um caminho possível, para que possam escolher qual aplicarão, com base em sua preferência, bem como considerando qual parece ser a opção mais adequada a cada situação-problema.

Sugerimos que você mostre a eles alguns recursos, exemplificando uma situação-problema que poderia ser resolvida por cada um deles, tais como:

● Desenho/esquematização representativa dos dados;
● Uso do ábaco;
● Raciocínio lógico; e
● Operações matemáticas.

Em seguida, pergunte a eles que estratégias acham que podem ser usadas para solucionar a situação-problema que estamos analisando. É importante que eles discutam e levantem suas hipóteses.

5ª Etapa: Resolver e encontrar o resultado

Com base na discussão ocorrida na etapa anterior, ajude seus alunos a escolher algumas das alternativas propostas e teste-as com eles.

Esse momento é muito importante para que eles consolidem a compreensão de algumas questões, quais sejam:

● Vários são os caminhos possíveis para resolver uma situação-problema;
● Quando bem aplicados, todos esses caminhos nos levarão ao resultado correto; e
● Há possibilidades mais e menos adequadas a cada situação-problema. Aos poucos, vamos aprendendo a identificar.

Ao final de cada “teste”, deixe que seus alunos falem sobre suas impressões. Essas trocas de percepções entre eles são essenciais para que consigam pensar de forma ampla sobre as alternativas que têm à disposição para solucionar situações-problema.

6ª Etapa: Propostas de atividades

Seguem duas propostas de atividades, para exercitar de forma enriquecedora os conhecimentos tratados neste plano de aula:

Proposta 1

Cada criança deverá desenvolver uma situação-problema, com base em alguma situação que viveu naquela semana. Em uma folha separada, deverá fazer também o gabarito, demonstrando como acredita que aquela situação-problema pode ser resolvida. No caso do ensino remoto, esses materiais podem ser enviados via Google Classroom.

Depois, as crianças trocarão de situação-problema entre si, tendo cada um que resolver o enunciado elaborado por um colega. Caso sejam crianças ainda em fase de alfabetização, essa comunicação poderá acontecer de forma oral. Todo esse processo pode acontecer, ainda, por meio do mural do Google Classroom.

Por fim, as crianças conversarão, uma mostrando à outra de que forma solucionaram a situação-problema, comparando os caminhos e compartilhando percepções.

Proposta 2

A professora trará para uma roda de conversa on-line algumas situações-problema, desenvolvidas de acordo com a faixa etária e a realidade de seus alunos.

Após a leitura de cada uma delas, os passos tratados neste material serão realizados coletivamente, de forma a sistematizar as informações e tornar possível a resolução.

Depois disso, as crianças poderão sugerir estratégias para chegar ao resultado, que serão discutidas e realizadas com a turma. O ideal é que ao menos dois caminhos sejam considerados e testados, para cada uma das situações-problema.

Plano de aula elaborado pela professora Daniela Leite Nunes.

Adaptação para o ensino remoto elaborada pela prof.ª Dr.ª Nathalie Lousan.

Coordenação Pedagógica: prof.ª Dr.ª Aline Monge

Materiais Relacionados

Resolução de problemas matemáticos
Acesso em: 29 de julho de 2021.

Problemas de matemática para crianças – soma e subtração.
Acesso em: 29 de julho de 2021.

2º ano Profª Aline (2ºB) – 08/09 Matemática – Situação-problema
Acesso em: 29 de julho de 2021.

Resolvendo situações-problema
Acesso em: 29 de julho de 2021.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.