Conteúdos
Projeto Pé-de-Pincha;Quelônios da Amazônia.
Objetivos
Conhecer as características do Projeto Pé-de-Pincha e sua importância para a preservação de quelônios da Amazônia.
Identificar as principais características dos quelônios da Amazônia que são estudados/preservados no Projeto Pé-de-Pincha.
Discutir, a partir de gráficos, a eficiência do Projeto Pé-de-Pincha.
1ª Etapa: O projeto Pé-de-Pincha
Assista com a turma reunida ao vídeo Projeto Pé-de-Pincha (parte 1) indicado no link 1 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Em seguida, agrupe os alunos em duplas e solicite que respondam às seguintes questões, com base no vídeo.
• Ano de início do projeto
• Quem participa? Qual o objetivo?
• Motivos do surgimento desse projeto? Onde surgiu? Por que a preocupação com as comunidades ribeirinhas?
• Por que a escolha do nome do projeto “Pé-de-Pincha”?
• Além dos tracajás, quais os outros tipos de quelônios são acompanhados no projeto?
• Quais são as ações desenvolvidas pela UFAM no projeto?
• Em quantas fases foi desenvolvida no projeto? Apresente principais ações.
• Quantos municípios participam do projeto atualmente?
2ª Etapa: Conhecendo os quelônios do projeto Pé-de-Pincha
Nesta etapa continue trabalhando com os alunos divididos em duplas. Informe que farão uma comparação entre as espécies que são estudadas no Projeto Pé-de-Pincha.
Solicite aos alunos que acessem o material sugerido no link 2 do tópico “Para organizar seu trabalho….” e sistematizem as seguintes informações.

3ª Etapa: O acompanhamento dos animais após o retorno aos rios
Com a turma novamente reunida, assista ao vídeo Projeto Pé-de-Pincha (parte 2) indicado no link 1 do tópico “Para organizar seu trabalho…”. Após assistir ao vídeo, discuta com os alunos as principais ações realizadas no Projeto. Norteie a discussão tendo por base as seguintes questões:
a) Por que é importante o acompanhamento dos animais após o retorno aos rios?
b) Quais são as principais formas de acompanhamento dos pesquisadores?
c) Quais são as principais conclusões dos pesquisadores a partir dos resultados obtidos nesse acompanhamento?
d) É possível identificar a participação das comunidades ribeirinhas no acompanhamento das pesquisas? Como isso pode ser evidenciado?
4ª Etapa: O Projeto Pé-de-Pincha em números
Com a turma reunida, apresente, em um projetor multimídia, os gráficos a seguir, extraídos do Relatório Quelônios do Mamori e Igapó Açu (2016-2017).
OBS: Para verificar a eficiência do Projeto, tome como referência o número de ovos em relação ao número de filhotes.

Gráfico 1: Número de ninhos, número de ovos e número de filhotes produzidos de 2010 a 2016 na comunidade São Sebastião do Igapó Açu.

Gráfico 1: Número de ninhos, número de ovos e número de filhotes produzidos de 2010 a 2016 na comunidade Santo Antônio Mamori.
Analise os gráficos, juntamente com os alunos, a partir das seguintes questões:
a) Para o município Igapó Açu, em que o ano o projeto apresentou melhores resultados? E piores resultados?
b) Para o município Mamori, em que o ano o projeto apresentou melhores resultados? E piores resultados?
c) Quais são as hipóteses que poderíamos levantar para os anos nos quais o Projeto teve piores resultados?
5ª Etapa: Sistematizando o conhecimento
Para sistematizar o conhecimento adquirido nesse plano de aula, informe aos alunos que irão desenvolver uma apresentação no aplicativo Haiku Deck, indicado no link 3 do tópico “Para organizar o seu trabalho….”. Essa etapa deverá ser desenvolvida em grupos de quatro alunos.
Oriente os alunos que as apresentações deverão contemplar minimamente os seguintes itens:
– Informações gerais sobre o Projeto Pé-de-Pincha (objetivos, fases, razões para implementação, entre outros)
– Características gerais dos quelônios que são protegidos pelo projeto.
– Como ocorre o monitoramento após a soltura dos filhotes.
Materiais Relacionados
1) Os vídeos Projeto Pé-de-Pincha parte 1 e parte 2 trazem informações bem detalhadas deste projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Amazonas em parceria com as comunidades ribeirinhas e patrocinado pelo Instituto Claro.
2) O
link no capítulo 2 traz informações sobre os quelônios que são acompanhados no Projeto Pé-de-Pincha, tartaruga da Amazônia, Tracajá e Iaça.
3) No
link é possível conferir a sugestão de Gustavo Tahan para o aplicativo Haiku Deck que permite criação de apresentações com forte impacto visual.
Arquivos anexados
- Quelônios Amazônicos preservados