Conteúdos

Este é um plano de aula de gramática da língua portuguesa, sobre o uso das preposições. Objetiva ensinar a utilizar as preposições, tanto na construção quanto na leitura de textos em português, abordando sua função, usos possíveis e recorrentes, as locuções prepositivas, a classificação e as combinações e contrações, com exercícios de vestibulares sobre o tema.

Objetivos

● Compreender o uso das preposições na Língua Portuguesa; e
● Aprender a utilizar as preposições, tanto na construção quanto na leitura de textos em português.

Veja outros planos de aula:

Palavras-Chave:

Língua portuguesa. Gramática. Preposições.

Sugestão de aplicação para o ensino remoto:

As sugestões estão organizadas em tópicos com uma breve explicação de cada recurso.
Jitsi Meet: é um sistema de código aberto e gratuito, com o objetivo de permitir a criação e implementação de soluções seguras para videoconferências via Internet, com áudio, discagem, gravação e transmissão simultânea. Possui capacidade para até 200 pessoas, não há necessidade de criar uma conta, você poderá acessar através do seu navegador ou fazer o download do aplicativo, disponível para Android e iOS.

Trabalhando com essa ferramenta, é possível:

– Compartilhar sua área de trabalho, apresentações e arquivos;
– Convidar usuários para uma videoconferência por meio de um URL simples e personalizado;
– Editar documentos simultaneamente usando Etherpad (editor de texto on-line de código aberto);
– Trocar mensagens através do bate-papo integrado;
– Visualizar automaticamente o orador ativo ou escolher manualmente o participante que deseja ver na tela;
– Reproduzir um vídeo do YouTube para todos os participantes.

● Gravação de videoaula usando o Power Point: o PPT, já tão utilizado por nós professores para preparamos nossas aulas, também permite a gravação de uma narração para os slides, que tanto nos auxiliam na explanação dos conteúdos. É possível habilitar a função de vídeo enquanto grava, assim, os alunos verão o professor em uma janelinha no canto direito da apresentação. Essa ferramenta é bem simples e eficaz. Veja um guia.

● Envio de Podcast aos alunos: podcast nada mais é do que um áudio gravado (como os enviados pelo Whatsapp). Podem ser utilizados para narrar uma história, para correção de atividades, revisar ou aprofundar os conteúdos. Para tanto, sugiro o app Anchor, que pode ser baixado no seu celular. Ele é muito fácil e simples de utilizar.

● Plataforma Google Classroom: permite a criação de uma sala de aula virtual. Essa ação irá gerar um código que será compartilhado com os alunos, para que acessem a sala. Nesse ambiente virtual, o/a professor/a poderá criar postagens de avisos, textos, slides do PPT, conteúdos, links de vídeos, roteiros de estudos, atividades, etc. É uma forma bem simples e eficaz de manter a comunicação com os alunos e postar as aulas gravadas, usando os recursos anteriormente mencionados. Confira outros recursos oferecidos pela Google, como a construção de formulários (Google Forms) para serem realizados pelos alunos.

Sugerimos aulas com até 30 minutos de duração. Além disso, nem toda aula precisa gerar uma atividade avaliativa, para não sobrecarregar os alunos. As aulas virtuais também podem ser úteis para correção de exercícios e plantões de dúvidas.

Previsão para aplicação:

2 aulas (30 min./aula)

Proposta de Trabalho:

Para começar, trataremos da função das preposições. Em seguida, abordaremos seus usos possíveis e recorrentes, as locuções prepositivas, a classificação e as combinações e contrações. Para finalizar, veremos alguns exercícios sobre o tema.

Para os conteúdos trazidos até a 5ª etapa, sugiro o agendamento de uma aula on-line síncrona, através da plataforma Jitsi Meet, organizando os conteúdos em slides e compartilhando-os com os alunos através do recurso do compartilhamento de tela do seu computador, disponível na plataforma sugerida. Caso a aula síncrona não seja possível, sugiro a gravação de um vídeo com a narração dos slides através do Powerpoint.

Para a 6ª etapa, sugiro que os exercícios sejam organizados com o uso do Google Forms, e disponibilizado aos alunos através do Google Sala de aula. Os slides utilizados por você, professor (a), também poderão ser disponibilizados aos alunos nessa plataforma. É importante reservar um momento da aula para a correção das atividades propostas.

1ª Etapa: O que são e qual a função das preposições?

Será feita uma exposição pelo (a) professor (a) acerca das preposições na língua portuguesa, passando pelos pontos destacados abaixo:

a) Preposição é uma classe gramatical que tem a função de relacionar dois ou mais termos da oração, explicando ou tornando mais claro o sentido.

b) O primeiro termo dessa relação denomina-se termo antecedente, enquanto o termo (ou os termos) que vem depois é chamado de termo consequente.

c) As preposições são palavras invariáveis.

2ª Etapa: Usos possíveis e recorrentes das preposições

Acerca do valor semântico das preposições, o (a) professor (a) fará as seguintes considerações:

a) As preposições não têm um sentido fixo e, portanto, podem assumir significados diversos, de acordo com a relação que estabelece entre os termos que une, de forma que se faz necessário analisar o contexto para entender o uso das preposições em cada situação.

b) Podemos, no entanto, destacar alguns usos recorrentes das preposições:
Assunto – Conversamos sobre a reforma.
CausaCom a chuva, o trânsito ficou muito ruim.
Companhia – Fui à praia com o meu pai.
Direção – Viajou para o nordeste.
Distância – O mercado fica a 50 metros daqui.
Finalidade – Estou economizando para comprar um carro.
Instrumento – Fixou o quadro na parede com um prego.
Modo – Acordou com preguiça.
Posse – Aquela é a amiga de Jorge.
Tempo – Ele chegará de manhã.

3ª Etapa: Locuções prepositivas

Quanto às locuções prepositivas, o (a) professor (a) fará considerações acerca do fato de que são formadas pela união de duas ou mais palavras que, juntas, assumem o valor de preposição.

Temos, por exemplo: além de, a respeito de, graças a, a fim de, abaixo de, antes de, ao invés de e por causa de.

4ª Etapa: Classificação

No tocante à classificação, o (a) professor (a) tratará dos pontos listados abaixo:

a) As preposições podem ser classificadas em essenciais ou acidentais.

b) As preposições essenciais são aquelas palavras que assumem exclusivamente a função de preposição. São elas:
● a;
● ante;
● após;
● até;
● com;
● contra;
● de;
● desde;
● em;
● entre;
● para;
● per;
● perante;
● por;
● sem;
● sob;
● sobre; e
● atrás.

c) As preposições acidentais são aquelas palavras que pertencem a outras classes gramaticais mas, no contexto em que estão inseridas, assumem a função de preposição. Alguns exemplos são:
● consoante;
● conforme;
● como;
● durante;
● exceto;
● mediante; e
● segundo.

5ª Etapa: Combinações e contrações

A respeito das combinações e contrações, as seguintes colocações serão feitas pelo (a) professor (a):

a) Em alguns casos, as preposições aparecem unidas a palavras de outras classes gramaticais, tais como artigos e pronomes. Quando isso acontece, há concordância de gênero e número com a palavra à que se ligam (quem varia é a palavra que se une à preposição, já que as preposições são palavras invariáveis). Alguns exemplos são: de + o = do e de + as = das.

b) Essa união pode acontecer por combinação ou por contração.

c) A combinação acontece quando a união das palavras não causa perda alguma. Por exemplo: a + os = aos e a + onde = aonde.

d) A contração, por sua vez, se dá quando a junção causa mudança na estrutura fonética da preposição. Por exemplo: em + a = na, por + o = pelo e em + aquela = naquela.

e) Nos casos em que a preposição a se une com a palavra iniciada com a letra “a”, ocorre a crase. Por exemplo: a (preposição) + a (artigo) = à e a (preposição) + aquela = àquela.

6ª Etapa: Questões retiradas de vestibulares

Seguem alguns exemplos de como o tema usualmente aparece nas provas. Podem ser apresentados aos alunos como forma de verificar a compreensão e fixação do conteúdo apresentado. O gabarito está logo depois das questões.

1) (ACAFE – 2017 – UNC – Vestibular – Verão – Medicina)
Nas frases a seguir, preencha as lacunas com uma das preposições sugeridas entre parênteses e depois assinale a alternativa com a sequência correta.

l Nesse caso, é estranho que o Ministro do Meio Ambiente ignore as informações técnicas _____ que detém a posse. (sobre, com, de)
ll De acordo com as fontes _____ as quais mantive contato ontem, a mudança na legislação eleitoral não valerá para 2018. (com, perante, a)
lll Quando um homem _____ quem eu confiava me disse que havia uma solução para isso, eu acreditei. (a, em, de)
lV Logo cedo chegaram dois gaúchos pilchados e um vizinho meu recente, ____ cuja procedência não me lembro. (em, de, sobre)
V Ontem resolvi mandar uma carta à empresa _____ a qual o jornal fez uma longa reportagem, publicada na semana passada. (com, perante, sobre)

a) sobre – a – de – de – com
b) de – com – em – de – sobre
c) sobre – perante – a – em – perante
d) com – perante – em – sobre – com

Disponível em: QConcursos

2) (UEMG – 2019 – UEMG – Vestibular – EAD – Prova 12)
33% dos brasileiros têm acesso à internet em casa, diz pesquisa da FGV

Uma pesquisa divulgada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta que 33% dos brasileiros têm acesso à internet em seus domicílios. Segundo o estudo chamado de Mapa da Inclusão Digital, o Brasil ocupa a 63ª posição no ranking mundial que avaliou 154 países. O Brasil vence a Argentina nesse ranking: a Argentina está na 66º posição, já que 31% dos argentinos têm acesso à internet em suas casas, em 2012.
(G1. Acesso: 17/07/2012. Adaptado.)

As preposições, negritadas na última linha da notícia, introduzem, respectivamente, a ideia de
a) direção e tempo.
b) instrumento e lugar.
c) lugar e tempo.
d) posse e matéria

Disponível em: QConcursos

3) (CCV-UFC – 2015 – UFC – Casas de Cultura Estrangeira – Primeiro Semestre)
Na frase: Eu morro de amor, a preposição destacada expressa uma relação de:
a) tempo.
b) causa.
c) assunto.
d) definição.
e) qualidade.

Disponível em: QConcursos

4) (UNICENTRO – 2010)


Essa campanha social tem como objetivo sensibilizar o cidadão para desenvolver atitudes de respeito e amor ao próximo.

Para tanto, no jogo de ideias desenvolvidas na expressão “Um dia por um mundo melhor”, a palavra “por” denota

a) limite.
b) motivo.
c) finalidade.
d) proporção.
e) consequência.

Disponível em: QConcursos

5) (FUVEST – 2017)

Os bens e o sangue
VIII
(…)
Ó filho pobre, e descorçoado*, e finito
ó inapto para as cavalhadas e os trabalhos brutais
com a faca, o formão, o couro… Ó tal como quiséramos
para tristeza nossa e consumação das eras,
para o fim de tudo que foi grande!
Ó desejado,
ó poeta de uma poesia que se furta e se expande
à maneira de um lago de pez** e resíduos letais…
És nosso fim natural e somos teu adubo,
tua explicação e tua mais singela virtude…
Pois carecia que um de nós nos recusasse
para melhor servirnos. Face a face
te contemplamos, e é teu esse primeiro
e úmido beijo em nossa boca de barro e de sarro.

Carlos Drummond de Andrade, Claro enigma.

* “descorçoado”: assim como “desacorçoado”, é uma variante de uso popular da palavra “desacoroçoado”, que significa “desanimado”.
** “pez”: piche.
Considere o tipo de relação estabelecida pela preposição “para” nos seguintes trechos do poema:

I. “ó inapto para as cavalhadas e os trabalhos brutais”.
II. “Ó tal como quiséramos para tristeza nossa e consumação das eras”.
III. “para o fim de tudo que foi grande”.
IV. “para melhor servirnos”.

A preposição “para” introduz uma oração com ideia de finalidade apenas em
a) I.
b) I e II.
c) III.
d) III e IV.
e) IV.

Disponível em: QConcursos

Gabarito

1) b) de – com – em – de – sobre

2) c) lugar e tempo.

3) b) causa.

4) b) motivo.

5) e) IV.

Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes

Adaptação para o ensino remoto elaborada pela Prof.ª Dr.ª Nathalie Lousan

Materiais Relacionados

● Professor(a), acesse este vídeo para saber mais a respeito do assunto deste plano de aula
Acesso em: 28 de janeiro de 2020.

● Complementarmente, também poderá ser consultado o seguinte material:
INFANTE, Ulisses; NETO, Pasquale Cipro. Gramática da língua portuguesa. 3a edição, 2019. São Paulo: Scipione Didáticos.

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