Conteúdos

● Adjetivos

Objetivos

● Compreender o uso dos adjetivos na Língua Portuguesa; e
● Aprender a utilizar os adjetivos tanto na construção quanto na leitura de textos em Português.

Veja mais

Interjeições: usos e classificações

Produção e revisão de textos: estratégias de escrita para o 1º ano do ensino fundamental

Palavras-chave

Língua portuguesa. Gramática. Adjetivos.

Sugestão de aplicação para o ensino remoto:

As sugestões estão organizadas em tópicos com uma breve explicação de cada recurso.
Jitsi Meet: é um sistema de código aberto e gratuito, com o objetivo de permitir a criação e implementação de soluções seguras para videoconferências via Internet, com áudio, discagem, gravação e transmissão simultânea. Possui capacidade para até 200 pessoas, não há necessidade de criar uma conta, você poderá acessar através do seu navegador ou fazer o download do aplicativo, disponível para Android e iOS.

Trabalhando com essa ferramenta, é possível:

– Compartilhar sua área de trabalho, apresentações e arquivos;
– Convidar usuários para uma videoconferência por meio de um URL simples e personalizado;
– Editar documentos simultaneamente usando Etherpad (editor de texto on-line de código aberto);
– Trocar mensagens através do bate-papo integrado;
– Visualizar automaticamente o orador ativo ou escolher manualmente o participante que deseja ver na tela;
– Reproduzir um vídeo do YouTube para todos os participantes.

● Gravação de videoaula usando o Power Point: o PPT, já tão utilizado por nós professores para preparamos nossas aulas, também permite a gravação de uma narração para os slides, que tanto nos auxiliam na explanação dos conteúdos. É possível habilitar a função de vídeo enquanto grava, assim, os alunos verão o professor em uma janelinha no canto direito da apresentação. Essa ferramenta é bem simples e eficaz. Veja um guia.

● Envio de Podcast aos alunos: podcast nada mais é do que um áudio gravado (como os enviados pelo Whatsapp). Podem ser utilizados para narrar uma história, para correção de atividades, revisar ou aprofundar os conteúdos. Para tanto, sugiro o app Anchor, que pode ser baixado no seu celular. Ele é muito fácil e simples de utilizar.

● Plataforma Google Classroom: permite a criação de uma sala de aula virtual. Essa ação irá gerar um código que será compartilhado com os alunos, para que acessem a sala. Nesse ambiente virtual, o/a professor/a poderá criar postagens de avisos, textos, slides do PPT, conteúdos, links de vídeos, roteiros de estudos, atividades, etc. É uma forma bem simples e eficaz de manter a comunicação com os alunos e postar as aulas gravadas, usando os recursos anteriormente mencionados. Confira outros recursos oferecidos pela Google, como a construção de formulários (Google Forms) para serem realizados pelos alunos.

Sugerimos aulas com até 30 minutos de duração. Além disso, nem toda aula precisa gerar uma atividade avaliativa, para não sobrecarregar os alunos. As aulas virtuais também podem ser úteis para correção de exercícios e plantões de dúvidas.

Previsão para aplicação:

3 aulas (30 min./aula)

Proposta de trabalho:

Para começar, trataremos da função e dos tipos de adjetivos. Em seguida, abordaremos as variações de gênero, número e grau, bem como os possíveis usos dos adjetivos interagindo com outras classes gramaticais. Para finalizar, veremos alguns exercícios de vestibular sobre o tema.

Para os conteúdos trazidos até a 8ª etapa, sugiro o agendamento de uma ou duas aulas on-line síncronas, através da plataforma Jitsi Meet, organizando os conteúdos em slides e compartilhando-os com os alunos através do recurso do compartilhamento de tela do seu computador, disponível na plataforma sugerida. Estimule a participação dos alunos pelo chat da plataforma, em uma aula expositiva dialogada. Caso a aula síncrona não seja possível, sugiro a gravação de um vídeo com a narração dos slides através do Powerpoint.

Para a 9ª etapa, sugiro que os exercícios sejam organizados com o uso do Google Forms, e disponibilizado aos alunos através do Google Sala de aula. Os slides utilizados por você, professor (a), também poderão ser disponibilizados aos alunos nessa plataforma. É importante reservar um momento da aula para a correção das atividades propostas.

1ª Etapa: O que são e qual a função dos adjetivos?

Será feita uma exposição pelo (a) professor (a) acerca dos adjetivos na Língua Portuguesa, passando pelos pontos destacados abaixo:

a) Adjetivo é uma classe gramatical que tem a função de qualificar e classificar os substantivos que o acompanham na sentença.

b) Os adjetivos variam gênero, número e grau.

c) Dependendo da forma como são usados, os adjetivos podem interagir de forma distinta com outras classes de palavras, formando locuções adjetivas, ou mesmo levando à substantivação dos adjetivos ou aos adjetivos adverbializados.

2ª Etapa: Tipos de adjetivos

O (A) professor (a) falará sobre os tipos de adjetivos na Língua Portuguesa, conforme abaixo:

a) Adjetivos simples: são aqueles que contam com somente um radical (por exemplo: pobre, azul e tímido).
b) Adjetivos compostos: são aqueles que têm mais de um radical (por exemplo: socioeconômico, rosa-claro e ultravioleta).
c) Adjetivos primitivos: não são derivados de outras palavras (por exemplo: verde, feio e bom).
d) Adjetivos derivados: têm origem em outras palavras (por exemplo: esverdeado, grandioso e bondoso).
e) Adjetivos pátrios: indicam a origem de um objeto ou de um ser (por exemplo: paulista, europeu e sulista).

3ª Etapa: Gênero dos adjetivos

Sobre o gênero dos adjetivos, o (a) professor (a) tratará dos seguintes pontos:

a) Os adjetivos podem variar em gênero, assumindo a forma feminina ou masculina, de acordo com o substantivo que acompanham. Por exemplo, dizemos “Ela é uma menina bonita” e “Ele é um menino bonito”.

b) Existem também os adjetivos que são uniformes em relação ao gênero, ou seja, não variam de acordo com o substantivo que acompanham. Por exemplo, podemos dizer “Ela é uma menina inteligente” e “Ele é um menino inteligente”.

4ª Etapa: Número dos adjetivos

No tocante ao número dos adjetivos, o (a) professor (a) falará sobre como os adjetivos podem variar em número, assumindo a forma singular ou plural, de acordo com o substantivo que acompanham. Por exemplo, dizemos “O meu cachorro é muito dócil” e “Os meus cachorros são muito dóceis”.

5ª Etapa: Grau dos adjetivos

Por fim, no que diz respeito ao grau dos adjetivos, o (a) professor (a) passará pelas seguintes questões:

a) Os adjetivos podem variar em grau, sendo que a flexão representa a intensidade do adjetivo, podendo o grau ser comparativo ou superlativo.

b) O grau comparativo confronta características de dois ou mais seres ou objetos. Pode representar igualdade (por exemplo, João é tão tímido quanto Juliana), inferioridade (por exemplo, João é menos ágil do que Juliana) e superioridade (por exemplo, João é mais rápido do que Juliana).

c) O grau superlativo pode ser relativo, que é aquele que destaca (positiva ou negativamente) a característica de um ser ou objeto em relação a outros de um determinado grupo (por exemplo, Marina era a mais alta da turma) ou absoluto, que indica qualidade superior ou inferior em relação à média (por exemplo, Miguel é rapidíssimo).

6ª Etapa: Locução adjetiva

Acerca das locuções adjetivas, o (a) professor (a) fará as seguintes considerações:

a) São denominadas locuções adjetivas as reuniões de duas ou mais palavras que, juntas, assumem a função de adjetivo, qualificando ou caracterizando um substantivo.

b) Na maior parte das vezes, as locuções adjetivas são formadas por uma preposição e um substantivo, como por exemplo na frase: Eu adoro filmes de criança.

c) Usualmente, as locuções adjetivas podem ser substituídas por uma única palavra, com função de adjetivo. Por exemplo, podemos substituir a locução “de criança” por “infantis”, de forma que teríamos a seguinte construção frasal: Eu adoro filmes infantis.

7ª Etapa: Substantivação de adjetivos

O (A) professor (a) pontuará, na sequência, que, por vezes, os adjetivos podem representar o substantivo omitido que qualificariam e, portanto, assumindo o papel de substantivo. Temos essa situação, por exemplo, na seguinte oração: Aquela (mulher) baixinha é a minha amiga.

8ª Etapa: Adjetivos adverbializados

Para finalizar, o (a) professor (a) demonstrará que os adjetivos podem também assumir a função de advérbio, nas situações em que têm a função de caracterizar o modo como algo acontece. Por exemplo: Meu filho fala engraçado.

9ª Etapa: Questões retiradas de vestibulares

Seguem alguns exemplos de como o tema usualmente aparece nas provas. Podem ser apresentados aos alunos como forma de verificar a compreensão e fixação do conteúdo apresentado. O gabarito está depois das questões.

1) (UEMG – 2019)

placa dizendo vende este terreno e outros melhores que este
Fotografia divulgada na Internet, sem autoria explícita (crédito: divulgação)

No trecho “e outros melhores que este”, o adjetivo destacado faz com que o anúncio se transforme em
a) uma construção que depõe contra o próprio terreno que se pretende vender.
b) uma forma de promoção para forçar um contato com clientes potenciais.
c) um argumento favorável à venda do terreno em questão.
d) um contra-argumento que favorece a venda do terreno apresentado.
e) a medidas adotadas nos tribunais de imigração.

Disponível em: QConcursos

2) (UFC – 2011)
Assinale a alternativa em que o adjetivo sublinhado tem valor de substantivo.
a) Eles são críticos azedos do mundo.
b) Quem não sofre com os inevitáveis atritos.
c) Uma certidão que poderia enganar os estranhos.
d) O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida.
e) Eles envelhecem com uma infelicidade crua.

Disponível em: QConcursos
3) (UEM – 2011)

TEXTO

A minha mãe falava sério!
Thalita Rebouças

(Adaptação do capítulo do livro Fala sério, professor! Rio de Janeiro: Rocco, 2006)

Assinale o que for correto a respeito dos elementos linguísticos presentes no texto.

Nos vocábulos “superbagunceira”, “megabagunceira” e “hiperbagunceira” (linhas 16-17), a autora utiliza os adjetivos de intensidade super, mega e hiper para indicar a flexão de grau do adjetivo bagunceira.
a) Certo.
b) Errado.

Disponível em: QConcursos

4) (INSPER – 2015)

PETROBRAS ANUNCIA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO DE PEIXE

A Petrobras vai começar a produzir ainda este mês biodiesel a partir do óleo de peixe. Em nota, a estatal informou que a produção do biodiesel a partir dessa matéria‐prima vai beneficiar inicialmente 300 piscicultores familiares e garantir a compra de 15 toneladas de resíduos e gorduras de peixe, por mês, de piscicultores cearenses. A produção será feita pela Petrobras Biocombustíveis na Usina de Quixadá, no Ceará, a partir do óleo extraído de vísceras de peixe, conhecido como OGR (óleos e gorduras residuais) de peixe. A companhia recebeu, em dezembro, 4,55 toneladas do produto para produção de biodiesel. Segundo informações da estatal, o volume é resultado do primeiro contrato de compra firmado com a Cooperativa dos Produtores do Curupati, em Jaguaribara, região centro‐sul do estado, em 18 de dezembro de 2014. Na ocasião, também foi assinado convênio com a Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará para assistência técnica aos piscicultores dos açudes do Castanhão e de Orós. […]

Disponível em: JB. Acesso em: 27. 09.15

O uso dos adjetivos nas expressões “piscicultores familiares”, “OGR (óleos e gorduras residuais) de peixe” e “assistência técnica”
a) produz efeito de objetividade, como é típico em textos jornalísticos que valorizam a função referencial.
b) é marca da subjetividade do enunciador, o que sugere a predominância da função emotiva no texto.
c) serve para explicar o sentido de outras expressões do texto, configurando um exemplo de metalinguagem.
d) procura esclarecer o significado de termos técnicos, dando destaque à função conativa da linguagem.
e) revela a preocupação do enunciador com o plano da expressão, preocupação típica desse gênero.

Disponível em: QConcursos

5) (FUVEST – 2016)
Examine este cartaz, cuja finalidade é divulgar uma exposição de obras de Pablo Picasso.

Nas expressões “Mão erudita” e “Olho selvagem”, que compõem o texto do anúncio, os adjetivos “erudita” e “selvagem” sugerem que as obras do referido artista conjugam, respectivamente,
a) civilização e barbárie.
b) requinte e despojamento.
c) modernidade e primitivismo.
d) liberdade e autoritarismo.
e) tradição e transgressão.

Disponível em: QConcursos

Gabarito

1) a) uma construção que depõe contra o próprio terreno que se pretende vender.

2) c) Uma certidão que poderia enganar os estranhos.

3) b) Errado.

4) a) produz efeito de objetividade, como é típico em textos jornalísticos que valorizam a função referencial.

5) e) tradição e transgressão.

Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes
Adaptação para o ensino remoto elaborada pela Prof.ª Dr.ª Nathalie Lousan

Materiais Relacionados

● Professor(a), acesse os links abaixo para saber mais a respeito do assunto deste plano de aula:
Adjetivo – Prof Noslen
Acesso em: 21 de janeiro de 2020.
Live – Adjetivo
Acesso em: 21 de janeiro de 2020.

● Complementarmente, também poderá ser consultado o seguinte material:
INFANTE, Ulisses; NETO, Pasquale Cipro. Gramática da língua portuguesa. 3a edição, 2019. São Paulo: Scipione Didáticos.

Confira mais planos de aula de língua portuguesa

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