Conteúdos

● Interjeições.

Objetivos

● Compreender o uso das interjeições na Língua Portuguesa; e
● Aprender a utilizar as interjeições, tanto na construção quanto na leitura das diferentes modalidades textuais em Português.

Veja mais:

A escrita alfabética e a produção de bilhetes

Leitura e escrita: trava-línguas

Palavras-chave:

Língua portuguesa. Gramática. Interjeições.

Sugestão de aplicação para o ensino remoto:

As sugestões estão organizadas em tópicos com uma breve explicação de cada recurso.
Jitsi Meet: é um sistema de código aberto e gratuito, com o objetivo de permitir a criação e implementação de soluções seguras para videoconferências via Internet, com áudio, discagem, gravação e transmissão simultânea. Possui capacidade para até 200 pessoas, não há necessidade de criar uma conta, você poderá acessar através do seu navegador ou fazer o download do aplicativo, disponível para Android e iOS.

Trabalhando com essa ferramenta, é possível:

– Compartilhar sua área de trabalho, apresentações e arquivos;
– Convidar usuários para uma videoconferência por meio de um URL simples e personalizado;
– Editar documentos simultaneamente usando Etherpad (editor de texto on-line de código aberto);
– Trocar mensagens através do bate-papo integrado;
– Visualizar automaticamente o orador ativo ou escolher manualmente o participante que deseja ver na tela;
– Reproduzir um vídeo do YouTube para todos os participantes.

● Gravação de videoaula usando o Power Point: o PPT, já tão utilizado por nós professores para preparamos nossas aulas, também permite a gravação de uma narração para os slides, que tanto nos auxiliam na explanação dos conteúdos. É possível habilitar a função de vídeo enquanto grava, assim, os alunos verão o professor em uma janelinha no canto direito da apresentação. Essa ferramenta é bem simples e eficaz. Veja um guia.

● Envio de Podcast aos alunos: podcast nada mais é do que um áudio gravado (como os enviados pelo Whatsapp). Podem ser utilizados para narrar uma história, para correção de atividades, revisar ou aprofundar os conteúdos. Para tanto, sugiro o app Anchor, que pode ser baixado no seu celular. Ele é muito fácil e simples de utilizar.

● Plataforma Google Classroom: permite a criação de uma sala de aula virtual. Essa ação irá gerar um código que será compartilhado com os alunos, para que acessem a sala. Nesse ambiente virtual, o/a professor/a poderá criar postagens de avisos, textos, slides do PPT, conteúdos, links de vídeos, roteiros de estudos, atividades, etc. É uma forma bem simples e eficaz de manter a comunicação com os alunos e postar as aulas gravadas, usando os recursos anteriormente mencionados. Confira outros recursos oferecidos pela Google, como a construção de formulários (Google Forms) para serem realizados pelos alunos.

Sugerimos aulas com até 30 minutos de duração. Além disso, nem toda aula precisa gerar uma atividade avaliativa, para não sobrecarregar os alunos. As aulas virtuais também podem ser úteis para correção de exercícios e plantões de dúvidas.

Previsão para aplicação:

2 aulas (30 min./aula)

Proposta de Trabalho:

Para começar, trataremos da função das interjeições. Em seguida, abordaremos a classificação das interjeições e falaremos sobre as locuções interjetivas. Para finalizar, veremos alguns exercícios sobre o tema.

Para os conteúdos trazidos até a 3ª etapa, sugiro o agendamento de uma aula on-line síncrona, através da plataforma Jitsi Meet, organizando os conteúdos em slides e compartilhando-os com os alunos através do recurso do compartilhamento de tela do seu computador, disponível na plataforma sugerida. Estimule a participação da turma pelo chat da plataforma, em uma aula expositiva dialogada. Caso a aula síncrona não seja possível, sugiro a gravação de um vídeo com a narração dos slides através do Powerpoint.

Para a 4ª etapa, sugiro que os exercícios sejam organizados com o uso do Google Forms, e disponibilizado aos alunos através do Google Sala de aula. Os slides utilizados por você, professor (a), também poderão ser disponibilizados aos alunos nessa plataforma. É importante reservar um momento da aula para a correção das atividades propostas.

1ª Etapa: O que são e qual a função das interjeições

interjeições
Interjeições (crédito: reprodução/ Brasil Escola)

Será feita uma exposição pelo (a) professor (a) acerca das interjeições na Língua Portuguesa, passando pelos pontos destacados abaixo:

a) Interjeição é uma classe gramatical que tem a função de expressar emoções, sensações ou desejo de causar uma ação no interlocutor, sem para isso utilizar estruturas linguísticas elaboradas.

b) As interjeições são palavras invariáveis e, portanto, não variam em gênero, número e grau.

c) As interjeições são comumente usadas na linguagem oral, bem como nos textos que buscam reproduzir a linguagem falada.

2ª Etapa: Classificação das interjeições

O (A) professor (a) falará sobre a classificação das interjeições na Língua Portuguesa, que variam de acordo com o sentido que traduzem, conforme abaixo:

a) Admiração: Puxa! Nossa!
b) Advertência: Alerta! Atenção! Calma! Cuidado! Devagar! Olha!
c) Afugentamento: Fora! Passa! Rua! Xô!
d) Agradecimento: Agradecido! Obrigada!
e) Alegria ou satisfação: Ah! Eh! Oba! Oh! Oba! Viva!
f) Alívio: Ufa!
g) Animação ou estímulo: Ânimo! Coragem! Força!
h) Aplauso ou aprovação: Bis! Boa! Bravo!
i) Concordância: Claro! Hã-hã! Sim!
j) Repulsa ou desaprovação: Abaixo! Basta! Chega! Credo! Fora!
k) Desejo ou intenção: Tomara!
l) Desculpa: Perdão!
m) Dor ou tristeza: Ai! Que pena! Ui!
n) Espanto ou admiração: Caramba! Céus! Hein? Quê? Putz! Puxa!
o) Impaciência ou contrariedade: Diabo! Ora! Pô! Puxa! Raios!
p) Pedido de ajuda: Piedade! Socorro!
q) Saudação ou chamamento: Adeus! Alô! Olá! Psiu! Salve! Tchau!
r) Silêncio: Psiu! Silêncio!
s) Terror ou medo: Credo! Cruzes!

3ª Etapa: Locução interjetiva

Acerca da locução interjetiva, o (a) professor (a) fará considerações acerca do fato de que são formadas pela união de duas ou mais palavras que, juntas, assumem o valor de interjeição.

Temos, por exemplo: Graças a Deus! Que horror! Puxa vida! Meu Deus! Ora bolas!

4ª Etapa: Questões retiradas de vestibulares

Seguem alguns exemplos de como o tema usualmente aparece nas provas. Podem ser apresentados aos alunos como forma de verificar a compreensão e fixação do conteúdo apresentado. O gabarito está logo depois das questões.

1) (IFAL – 2011)
Leia esta tirinha e responda à questão.

Assinale a única alternativa correta quanto à classificação das palavras, feita a partir da análise do uso destas no diálogo entre a avó e os netos.
a) “Levado” é o infinitivo do verbo levar, que se classifica, no texto, como adjetivo do substantivo menino.
b) O pronome indefinido é um elemento de coesão, que retorna o conteúdo da fala da garota, expressa no primeiro quadrinho.
c) Em “Menino levado!!!”, o substantivo e o adjetivo funcionam como uma locução interjetiva, isto é, têm natureza de uma interjeição.
d) A forma nominal “Querida” é o gerúndio do verbo querer que, na fala da avó, classifica-se como substantivo.
e) O adjetivo “legal” funciona, no texto, como uma interjeição, expressando uma ideia apreciativa, cujo sentido é “conforme ou relativo à lei”.

Disponível em: Quero Bolsa

2) (Centro Paula Souza)
Leia a tirinha abaixo e responda:

interjeições

No último quadrinho, a expressão DROGA! Refere-se a:
a) um substantivo que nomeia o objeto que o menino deveria comprar.
b) um adjetivo que qualifica o modo como a mãe deu a ordem para o menino.
c) um advérbio que acompanha o verbo esquecer, modificando-o em seu valor original.
d) uma interjeição que indica um julgamento negativo do menino sobre sua própria ação.
e) uma conjunção subordinativa que imprime valor de circunstância concessiva ao trecho seguinte.

Disponível em: Quero Bolsa

3) (FAPESE – 2018)
No trecho: “Mas pesquisar alguns sinônimos não faz mal a ninguém: posse, regalia, concessão, direito. Opa, direito?” As palavras sublinhadas correspondem, pela ordem, a:
a) pronome possessivo, adjetivo, advérbio, interjeição;
b) pronome indefinido, advérbio, substantivo, interjeição;
c) pronome relativo, conjunção, verbo, adjetivo;
d) conjunção, adjetivo, substantivo, pronome pessoal;
e) numeral, substantivo, verbo, conjunção aditiva.

Disponível em: Quero Bolsa

Gabarito

1) c) Em “Menino levado!!!”, o substantivo e o adjetivo funcionam como uma locução interjetiva, isto é, têm natureza de uma interjeição.

2) d) uma interjeição que indica um julgamento negativo do menino sobre sua própria ação.

3) b) pronome indefinido, advérbio, substantivo, interjeição.

Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes

Adaptação para o ensino remoto elaborada pela Prof.ª Dr.ª Nathalie Lousan

Materiais Relacionados

● Professor(a), acesse os links abaixo para saber mais a respeito do assunto deste plano de aula:
Vídeo interjeição – Brasil Escola
Acesso em: 26 de janeiro de 2020.
Vídeo ‘Interjeições’ – Português com Letícia
Acesso em: 26 de janeiro de 2020.

● Complementarmente, também poderá ser consultado o seguinte material:
INFANTE, Ulisses; NETO, Pasquale Cipro. Gramática da língua portuguesa. 3a edição, 2019. São Paulo: Scipione Didáticos.

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