Conteúdos

Este plano de aula tem como objetivo introduzir o conceito do gênero textual verbete, conduzindo os/as estudantes a potencial pesquisa teórica – e prática – a respeito do tema.

● Gênero textual: verbete;
● Produção de escrita; e
● Tecnologia e educação.

Objetivos

● Conhecer o gênero textual verbete;
● Pesquisar por verbetes em livros e na Internet;
● Criar verbetes; e
● Utilizar a tecnologia como ferramenta didática.

Ensine também:

Gênero textual: receita

Gênero textual: tirinhas

Palavras-chave:

Língua Portuguesa. Verbete. Gênero textual.

Anos:

Anos finais do Ensino Fundamental

Previsão para aplicação:

2 ou 3 aulas (50 min./aula).

1ª Etapa: O que é um verbete?

Inicie a aula entregando aos estudantes um dicionário – poderão se dividir em grupos. Dê algum tempo para que investiguem as páginas e levantem hipóteses. Depois desse primeiro momento, pergunte se alguém sabe o que significa “verbete”. Anote no quadro as informações que surgirem.
Caso os estudantes não tragam a resposta que procura, escreva no quadro o seguinte texto, exatamente como se apresenta abaixo:

Verbete (nome do termo)
substantivo masculino (classe de palavra)

definições:

Qualquer palavra que consta no dicionário, numa enciclopédia ou
em glossário; vocábulo, palavra. Conjunto que contém essas palavras,
com suas acepções, significados e explicações.
Apontamento de um comentário; nota sobre um tema;
papel em que se escreve esse apontamento ou nota.

Disponível em: Verbete
Acesso em: 04.12.2022.

Explique aos estudantes que você, professor/a, utilizou um verbete para explicar o que um verbete significa. Ou seja, buscou no dicionário – livro composto por verbetes – o significado da palavra.

O verbete é um texto informativo, que tem como objetivo explicar um conceito, dar definições para um determinado termo ou apresentar o significado de uma palavra – como no dicionário, por exemplo. (Disponível em: Youtube– acesso em: 04.12.2022. Adaptado)

Pergunte aos estudantes que características observaram na forma de escrita do dicionário, estrutura do texto, uso da linguagem, entre outras que serão apontadas pelos grupos. Espera-se que eles observem os pontos elencados abaixo – ou parte deles. Anote no quadro e peça aos estudantes que escrevam no caderno.

As características de um verbete de dicionário são:
● Forma simples e breve;
● Aparece em ordem alfabética;
● Apresenta separação silábica;
● Indica a classe de palavra; e
● Aparece em linguagem formal.

(Disponível em: YouTube – acesso em: 04.12.2022. Adaptado)

Explique aos estudantes que o verbete de dicionário é um dos exemplos desse gênero textual. Há também verbetes presentes em enciclopédias, glossários e até mesmo em obras poéticas e literárias, como é o caso do exemplo abaixo. O autor criou sua própria definição para a palavra amizade.

(crédito: reprodução/ Pinterest)

2ª Etapa: Proposta de atividade

Primeira parte

Divida a turma em dois grupos. Um grupo irá até a biblioteca da escola, com o objetivo de encontrar verbetes presentes em livros, dicionários, enciclopédias etc. Peça que marquem as páginas encontradas, pois os livros serão levados para a sala de aula, de forma que as descobertas sejam compartilhadas com os colegas. Enquanto isso, o outro grupo buscará por verbetes na Internet – poderão utilizar o telefone celular ou um computador disponível na escola. Caso utilizem o celular, deverão salvar as imagens ou fazer print da tela – para que possam compartilhar com os colegas os seus achados. Se o grupo utilizar o computador da escola, poderá fotografar a tela para depois compartilhar com o restante da turma.
Finalizada a etapa de levantamento de dados, cada grupo compartilhará seus achados por meio de diferentes portadores textuais.

Segunda parte

Individualmente, cada estudante criará seus próprios verbetes. Ou seja, escolherá cinco palavras (ou a critério do/a professor/a) e criará suas próprias definições para as mesmas. Depois, compartilhará com os colegas as suas produções.

Bom trabalho e bons estudos!

Plano de aula elaborado pela Professora Letícia Baroni Gallo.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.