Conteúdos

 Reconhecimento das características do gênero textual – receita.

Objetivos

 • Reconhecer as características do gênero textual – receita.

• Analisar e compreender um texto prescritivo.
• Organizar o texto receita.
• Produzir um texto de receita.

1ª Etapa: Início de Conversa

Para aprender a escrever bem é preciso que o aluno conheça a língua escrita em seus diferentes usos e funções. Escrever uma história exige do leitor competências específicas e muito diferentes, por exemplo, de escrever uma notícia. Para que o aluno tenha condições de compreender o universo letrado, é preciso que aprenda as características de cada gênero textual e, pela leitura e produção de texto, experimente articular as palavras, construir a coerência e coesão do texto, fazendo as melhores escolhas.  Os textos prescritivos estão presentes na nossa vida e seu objetivo é instruir, ensinar algo. Lendo uma regra de jogo, conseguimos compreender como jogar; lendo um manual de instruções de um aparelho eletrônico, por exemplo o de um celular, podemos utilizar corretamente um grande número de funções do mesmo. São textos prescritivos a receita, a regra de jogo, a bula de remédio, o manual de instruções, folhetos explicativos, entre outros.
Nesta sequência didática, serão apresentadas muitas ideias para o trabalho com esse tipo de texto de maneira que os alunos tenham desafios e aprendam mais.

2ª Etapa: Reconhecimento de uma receita e levantamento das características de um texto prescritivo

Nesta atividade, você vai saber qual o conhecimento prévio dos alunos a respeito de um texto de receita.

Ofereça cópias de três tipos de texto: um texto de receita, um texto de regra de jogo e uma instrução de como se faz uma dobradura. Você pode conseguir bons modelos acessando o site recomendado no Para Organizar o seu Trabalho.  Há exemplos, também, no Material de Apoio.
Após a apresentação e leitura dos textos, elabore uma ficha em que os alunos respondam às seguintes questões:
1) O que os textos têm em comum?
2) O que os textos têm de diferente?
Mesmo que os alunos ainda não sejam leitores fluentes, são capazes de distinguir o tipo de texto e dizer sobre a função de cada um.
Você deve questioná-los para que serve cada um destes textos e se seriam capazes de realizar o que o texto diz apenas lendo. Levante algumas as características comuns a todos os textos:
• Têm título
• A finalidade do texto instrucional é instruir, orientar sobre algo. Essa é a intenção: ensinar aqueles que não sabem jogar um jogo, a jogar; ensinar aqueles que não sabem preparar um prato diferente, a preparar; ensinar as pessoas que tomam remédios, a tomá-los adequadamente.
• Fazem parte deste tipo de gênero: receitas, regras de jogos, manuais de como utilizar aparelhos eletrônicos, bulas de remédio, folhetos explicativos, etc…
• Os verbos utilizados são geralmente no modo imperativo (junte, coloque, faça) ou no modo infinitivo (embaralhar, levantar, organizar).
• A linguagem tem objetividade e clareza nas ideias.
Outra atividade que pode ser interessante é a comparação entre lista e receita. Algumas vezes os alunos acham que para se fazer uma receita, basta  ter a lista de ingredientes. .
Apresente  primeiro somente uma lista (de ingredientes) e depois uma receita completa. O objetivo é que percebam que não basta escrever os ingredientes que serão utilizados, mas que é fundamental, escrever sobre o modo como é preparada a receita.
Prepare uma ficha com os dois textos: a receita e a lista de ingredientes. Peça para que eles assinalem qual é a receita e pergunte:
Por que esse texto é uma receita?

3ª Etapa: Leitura de receitas e compreensão do sentido

Na próxima aula, os alunos precisarão relacionar o título de uma receita ao seu modo de fazer. Esta é uma maneira de trabalhar com leitura e compreensão, onde vários indícios estão presentes no texto para que consigam relacionar ao título. Selecione receitas que tenham ingredientes comuns, mas que somente pela leitura de todo o texto possa se chegar a conclusão de que receita é. Isso pode gerar um bom desafio cognitivo. Você pode procurar receitas nos sites indicados na aba “Para organizar o trabalho”. As receitas de Bolinho de arroz, Arroz doce, Arroz carreteiro, cocada, queijadinha, arroz com coco são boas sugestões para este trabalho.

4ª Etapa: Organização do texto a partir dos indícios e reconhecimento das partes de uma receita

Agora é a vez dos alunos montarem uma receita a partir de suas partes.

Selecione uma receita, digite desorganizadamente as partes. Entregue este “texto bagunçado” aos alunos e peça que organizem a sequência correta. A receita sugerida no Material de Apoio é muito simples (Docinhos de Leite em Pó), não precisa ser assada nem resfriada, podendo ser realizada na própria sala de aula.
Retome com os alunos que toda receita é composta por três partes: Título, Ingredientes e Modo de fazer.
Solicite que os alunos passem a limpo, no caderno a receita, na ordem correta. É importante marcar a silhueta do texto. O título deve estar centralizado. As outras partes (ingredientes e modo de fazer) também devem aparecer como subtítulos e todas as frases devem começar com letra maiúscula. Veja o modelo no material de apoio.
Como se trata de uma atividade de cópia, os alunos devem copiar corretamente todas as palavras, prestando atenção na grafia correta.

5ª Etapa: Produção de uma receita a partir de um relato de diário

 • Entregar um texto do tipo diário, onde o autor descreve como fez um bolo de chocolate. Neste relato aparecerão vários trechos que não se caracterizam como texto instrucional. Há uma sugestão no Material de Apoio.

• Peça para os alunos lerem silenciosamente. Depois peça para separarem três lápis de diferentes cores.
• Em vermelho, devem grifar no texto os ingredientes.
• Em amarelo, devem grifar tudo que está relacionado ao modo de fazer.
• Em verde, grifam os trechos que não aparecem em receitas.
• Com a seleção feita, eles deverão escrever a receita realizada pela autora do diário, de forma que qualquer pessoa consiga fazer o bolo de chocolate adequadamente.
Não há uma única maneira de escrever a receita. A partir dos indícios e elementos escritos no texto fonte, o escritor poderá escrever o modo de fazer de diferentes maneiras. Quando as receitas estiverem prontas, compartilhe com os alunos as resoluções encontradas e comparem. Com certeza alguns serão mais detalhistas, outros serão muito sintéticos.

6ª Etapa: Levantamento de conhecimentos a respeito de receitas

Elabore uma ficha em que os alunos tenham que colocar quais ingredientes podem fazer parte de uma receita. Veja uma sugestão no Material de Apoio. Como já fizeram a leitura de várias receitas, eles têm conhecimentos para levantar tais hipóteses.

Aqui é importante lembrar que escrevam os ingredientes e os relacionem às unidades de medida correspondentes, ou seja, o que é medido em litros ou em gramas. Outro cuidado é calcular a proporção em que devem utilizar os ingredientes na receita, devendo definir também a quantidade que utilizarão, por exemplo, uma xícara, uma colher, uma lata, um pacote. É preciso ter atenção e utilizar adequadamente os termos.

7ª Etapa: Escrita de receita a partir de ilustrações

Agora é a vez dos alunos escreverem uma receita a partir de ilustrações.
Primeiro apresente uma receita ilustrada, e levante todos os ingredientes que serão utilizados. Verifique quais informações estão explícitas nas imagens, e quais informações precisam ser esclarecidas para que a receita fique correta.
Você pode dar as informações necessárias para que os alunos façam uma boa escrita. Como os alunos não vão inventar uma receita, e sim escrevê-la para que qualquer pessoa possa seguir as instruções, é preciso que todas as etapas estejam claras para os alunos.
No material de apoio há uma sugestão que pode ser utilizada.
A produção deve ser avaliada de acordo com os critérios  que atendam ao gênero receita. Faça um roteiro com os alunos para que possam observar o que é necessário para se escrever um bom texto prescritivo.
Roteiro:
Para escrever uma receita você deve prestar atenção e seguir o roteiro:
1) Apresenta as partes da receita em blocos (título, ingredientes e modo de fazer)?
2) Os verbos estão no modo imperativo ou infinitivo?
3) Usa letra maiúscula adequadamente, no início das frases e títulos?
4) Utiliza ortografia correta das palavras?
5) Seu texto apresenta coerência e evita repetições de palavras?

Materiais Relacionados

 • Se você quer saber um pouco mais sobre gêneros textuais e como se organizam assista ao seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=OQPw-xUK_tk

• Para compreender melhor o gênero prescritivo, acesse o link:  http://www.brasilescola.com/redacao/os-generos-textuais-cunho-instrucional.htm
• As ilustrações e fotografias hoje são muito utilizadas nos livros de culinária e receitas. Veja a série de “receita desenhada” para poder propor atividades interessantes aos alunos: http://www.pratodepapel.com/2008/08/bruschetta-de-gorgonzola-e-mel.html 
• Outra opção de receitas ilustradas é o site http://ideialegal.blogspot.com.br/2010/04/receita-ilustrada.html, só que neste caso aconselho a retirar o modo de fazer. Com os ingredientes ilustrados, peçam para que levantem hipóteses do que é para ser feito, e depois valide o modo correto, para que escrevam adequadamente.

Arquivos anexados

  1. Gênero textual: receita

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