Conteúdos
Este plano de aula de educação física para os anos finais do ensino fundamental, apresenta os aspectos conceituais sobre a lógica interna e externa dos esportes de precisão, tendo como base conceitos e procedimentos específicos sobre esse tipo de esporte.
Aspectos conceituais a respeito da lógica interna e externa dos esportes de precisão.
Objetivos
Espera-se que os e as estudantes sejam capazes de relacionar conhecimentos acerca dos esportes de precisão, tendo como base conceitos e procedimentos específicos sobre esse tipo de esporte.
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Palavras-chave:
Esportes de precisão. Esporte escolar.
Previsão para aplicação:
2 aulas (30 min./aula)
Proposta de trabalho:
Serão apresentados conceitos básicos dos esportes de precisão, que podem ser dialogados tanto no formato remoto quanto presencial. Esperamos que este plano seja útil e venha a colaborar com a prática docente.
1ª Etapa: Compreendendo a lógica interna e externa
A classificação dos esportes, segundo alguns autores (GONZÁLEZ; BRACHT, 2012), orienta nossa compreensão da lógica interna e externa das modalidades, a fim de agrupá-las de forma que facilite a aprendizagem. A lógica externa se dá pelos elementos exteriores à prática da modalidade em si e que possuem relação direta com a história e os significados sociais e culturais atribuídos a cada uma delas.
Por outro lado, a lógica interna dos esportes “trata dos aspectos peculiares de uma modalidade que exigem aos jogadores atuarem de um jeito específico (desde o ponto de vista do movimento realizado) durante sua prática” (GONZÁLEZ; BRACHT, 2012, p. 18). Em outras palavras, a lógica interna de um esporte é a soma de todas as informações que precisamos ter para conseguir praticá-lo. Quando falamos de modalidades que possuem a mesma lógica interna, isso significa que é possível transferir o que aprendemos em uma modalidade para a outra da mesma classificação.
As informações anteriores dizem respeito a um conhecimento básico, que busca englobar todas as modalidades existentes. Tal como vimos no plano de aula de esportes técnico-combinatórios e nos outros planos de classificação geral (invasão, rede divisória e de combate) dispostos na plataforma.
Nesse sentido, os esportes de precisão correspondem a modalidades sem interação entre adversários, ou seja, as ações de um(a) adversário(a) não interferem diretamente nas do(a) outro(a), como se dá no futebol, por exemplo, e
[…] aqueles cujo objetivo principal é arremessar/bater/lançar um objeto (bocha, bola, bolão, flecha, projétil) procurando acertar um alvo específico fixo ou em movimento. Para ver quem ganhou uma prova nas modalidades desse tipo, leva-se em consideração o número de vezes que um atleta tentou acertar o alvo (leva vantagem na pontuação quem conseguir acertar o alvo no menor número de tentativas), ou então se compara a proximidade do objeto arremessado em relação ao alvo (mais perto/longe do que o adversário) […] Entre outras características comuns nesses esportes, destaca-se a importância do controle do movimento do atleta no manejo preciso do objeto. Nesses esportes é muito mais importante ter boa pontaria do que velocidade, força, resistência física, que são capacidades motoras muito importantes em outros tipos de esporte. É provavelmente por isso que a média de idade dos atletas dessas modalidades é mais alta do que nos demais tipos (GONZÁLEZ; BRACHT, 2012, p. 23).
Talvez seja mais difícil reconhecer esportes como esse no dia a dia, mas existem alguns bem famosos, muito praticados como passatempo das pessoas, tal como o jogo de dardos, a sinuca e o boliche. Como esses esportes não possuem interação, as influências ambientais são poucas ou quase nulas. De forma simplificada, o(a) atleta deve desempenhar exatamente o que pratica nos treinos, sem que um agente externo venha a influenciar suas decisões e seus movimentos.
• Apresente o conteúdo acima aos e às estudantes de forma expositiva e dialogada. Uma possibilidade é exibir as informações em formato de slides, com a adição de exemplos ou figuras, ou imprimir o texto para que façam uma leitura subjetiva e, na sequência, uma leitura intersubjetiva, pedindo aos e às estudantes que apresentem destaques ou comentários sobre o texto. É importante oportunizar o espaço de fala a todas as pessoas, procurando dar prioridade àqueles e àquelas que falam menos. Para isso, sugerimos que deixe intervalos de silêncio antes de encerrar as inscrições de fala, pois muitas vezes as pessoas precisam tomar coragem para falar publicamente.
2ª Etapa: Aplicando os conhecimentos
1)Foram disputadas, nas Olimpíadas Paralímpicas de Tóquio 2020 (realizadas em 2021 por conta da pandemia causada pela Covid-19), vinte e duas modalidades desportivas, distribuídas entre os diversos tipos de esporte. Pesquise quais são essas modalidades e, dentre elas, identifique aquelas que se classificam como esportes de precisão, justificando a sua escolha.
Resposta: As modalidades paralímpicas presentes nos jogos de Tóquio 2020 são: atletismo, badminton, basquetebol, bocha, canoagem, ciclismo, equitação, esgrima, futebol de 5, goalball, halterofilismo, judô, natação, remo, rúgbi, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro, tiro com arco, triatlo e voleibol. Dentre as modalidades, a bocha, o tiro e o tiro com arco são esportes de precisão, pois o objetivo de qualquer um desses esportes é lançar um objeto tendo em vista um alvo, cuja vitória é declarada para quem se aproxima de forma mais precisa do alvo, podendo considerar o número de tentativas para realizar essa ação.
2) Ainda utilizando como exemplo as modalidades desportivas olímpicas/paralímpicas, imagine que você está assistindo aos jogos com alguns colegas e um deles comenta sobre o lançamento de dardo: “soube que esse esporte é chamado de precisão, os atletas têm que ter boa pontaria!”. Você concorda com o pensamento do seu colega? Justifique.
Resposta: A afirmação não está correta, pois o lançamento de dardo é considerado um esporte de marca, já que não há um alvo a ser acertado com o objeto (dardo). Na verdade, o dardo é para ser lançado o mais longe possível dentro de um campo delimitado. Os e as atletas, então, necessitam ter precisão, mas muito mais força, potência e resistência, para conseguir lançar várias vezes seguidas.
3)A respeito das seguintes afirmações feitas no texto inicial: “Como esses esportes não possuem interação, as influências ambientais são poucas ou quase nulas. De forma simplificada, o(a) atleta deve desempenhar exatamente o que pratica nos treinos, sem que um agente externo venha a influenciar suas decisões e seus movimentos”. Sendo que as interferências são poucas, mas ainda existem, pesquise (utilizando a internet ou conversando com colegas ou outras pessoas que praticam esportes sem interação direta com adversário(a), de preferência os de precisão) quais seriam as interferências possíveis e como é possível minimizá-las? Alguma dessas interferências se relacionam com a lógica externa, de que forma?
Resposta: Ainda que os esportes de precisão demandem, quase que exclusivamente, o mecanismo de execução, ou seja, uma reprodução das ações que se desenvolvem no treino, sem a necessidade de ficar continuamente tomando decisões, existem alguns aspectos que podem ser decisivos na prática de alguma dessas modalidades. Por exemplo, qualidade/quantidade de treinamento anterior à competição, materiais ou recursos disponíveis (equipe de acompanhamento, dardos, arcos etc.), ausência de lesões ou interferências no corpo físico, condições psicológicas adequadas para o momento da competição, entre outros elementos que podem, de forma indireta, acabar afetando o desempenho do(a) atleta.
Um exemplo de relação com a lógica externa é a aquisição dos melhores e mais adequados materiais/recursos necessários para se formar como um(a) atleta competitivo(a) em nível internacional e olímpico. Enquanto muitos(as) dos(as) atletas brasileiros(as) dependem da Bolsa Atleta para conseguir treinar o suficiente e disputar as Olimpíadas, em outros países muitas modalidades recebem financiamento público ou privado, desde as categorias de base (como é o caso da China e dos Estados Unidos). Por isso, quando falamos de Olimpíadas, o cenário para muitas pessoas que estão em categorias de rendimento inferiores é muito mais difícil e pode se tornar, até mesmo, insustentável.
Plano de aula elaborado pela professora Milena de Bem Zavanella Freitas
Adaptação para o ensino remoto: prof.ª Dr.ª Nathalie Lousan
Coordenação pedagógica: prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge
Materiais Relacionados
GONZÁLEZ, F. J.; BRACHT, V. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2012.
TORRI, Danielle; VAZ, Alexandre Fernandez. Esporte paralímpico: difícil inclusão, incorporação tecnológica, corpos competitivos. Práxis Educativa, v. 12, n. 2, p. 19-33, 2017.