Conteúdos
Este plano de aula trata dos dígrafos, trazendo possíveis abordagens para tratar do tema com turmas dos anos iniciais do ensino fundamental.
● O que é dígrafo?
● Dígrafo consonantal;
● Dígrafo vocálico;
● Dígrafo e divisão silábica; e
● Diferenças entre dígrafo, encontro consonantal e encontro vocálico.
Objetivos
● Entender o que é dígrafo;
● Conhecer os dígrafos consonantais e vocálicos;
● Compreender como se dá a divisão silábica de dígrafos; e
● Diferenciar dígrafo de encontro consonantal e encontro vocálico.
Ensine também:
Palavras-chave:
Língua portuguesa. Dígrafo.
Ano:
3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.
Previsão para aplicação:
2 aulas (50 min/aula).
Proposta de trabalho:
Neste plano de aula, trataremos do dígrafo, abordando seus tipos (consonantal e vocálico), como se dá a sua divisão silábica e as diferenças entre dígrafo, encontro consonantal e encontro vocálico..
Ao final, há uma proposta de atividade, que visa consolidar o conteúdo trabalhado, bem como uma lista de materiais de apoio sugeridos.
1ª Etapa: O que é dígrafo?
Para dar início a esta aula, sugerimos que você pergunte aos seus alunos se eles sabem o que é dígrafo, deixando que eles exponham livremente as suas hipóteses.
Em um segundo momento, coloque na lousa alguns exemplos de palavras que contêm dígrafos e desafie a turma a descobrir o que há em comum entre elas.
Depois, compartilhe com os alunos o que é dígrafo e quais são suas principais características, não deixando de dizer que:
● dígrafo é o encontro de duas letras que representam um único fonema, ou seja, um único som; e
● o dígrafo pode ser consonantal ou vocálico.
2ª Etapa: Dígrafo consonantal
Comece esta etapa ressaltando que, ao contrário do que pode parecer, o dígrafo consonantal não exige que as duas letras sejam consoantes, mas sim que o encontro gere um fonema consonantal.
Em seguida, deixe que os seus alunos formulem suas hipóteses, sugerindo que encontros de letras acham que representam dígrafos consonantais. Anote as sugestões na lousa e peça que a turma dê exemplos de palavras que contenham cada uma delas.
Para finalizar, confirme ou conteste cada uma das hipóteses apresentadas pelo grupo, explicando cada uma das situações, e complemente com os dígrafos consonantais que ficaram faltando, se for o caso.
Veja abaixo uma lista dos dígrafos consonantais, acompanhados de exemplos:
DÍGRAFO | EXEMPLOS |
CH | chave – chuva – machado |
LH | malha – filhote – lhama |
NH | sonho – cozinha – dinheiro |
RR | carro – correr – morro |
SS | pássaro – pêssego – massa |
SC | crescer – piscina – consciência |
SÇ | nasço – cresça – desço |
XC | exceção – excelência – excelente |
XS | exsurgir – exsicativo – exsuflar |
GU | gueixa – seguir – guitarra |
QU | queijo – toque – máquina |
Casos especiais: é importante dizer à turma que há casos em que, embora haja o encontro das letras, não temos dígrafo. Para diferenciar, é necessário observar se a junção das letras gera um único fonema ou se cada letra mantém o seu som.
Alguns exemplos em que não há dígrafo: linguiça – pinguim – cinquenta – excursão – escolha.
3ª Etapa: Dígrafo vocálico
Comece esta etapa ressaltando que, ao contrário do que pode parecer, o dígrafo vocálico não exige que as duas letras sejam vogais, mas sim que o encontro gere um fonema vocálico.
Em seguida, deixe que os seus alunos formulem suas hipóteses, sugerindo que encontros de letras acham que representam dígrafos vocálicos. Anote as sugestões na lousa e peça que a turma dê exemplos de palavras que contenham cada uma delas.
Para finalizar, confirme ou conteste cada uma das hipóteses apresentadas pelo grupo, explicando cada uma das situações, e complemente com os dígrafos vocálicos que ficaram faltando, se for o caso.
Veja abaixo uma lista dos dígrafos consonantais, acompanhados de exemplos:
DÍGRAFO | EXEMPLOS |
AM | bambu – campeão – amplo |
AN | anta – sangue – tanto |
EM | tempo – empada – sempre |
EN | lento – entrada – pente |
IM | limpeza – rim – símbolo |
IN | tinta – sinto – lindo |
OM | ombro – som – sombra |
ON | onça – esconde – ponte |
UM | umbigo – atum – cumprimento |
UN | denúncia – fundo – sunga |
4ª Etapa: Dígrafo e divisão silábica
Nesta etapa, explique à turma que, no momento da divisão de sílabas, é importante ter atenção aos dígrafos. Isso porque alguns deles se separam e outros não, conforme a tabela abaixo que pode ser copiada na lousa:
DÍGRAFOS QUE SE SEPARAM | DÍGRAFOS QUE NÃO SE SEPARAM |
RR (car-ro) | LH (ma-lha) |
SS (pás-sa-ro) | CH (cha-ve) |
SC (cres-cer) | NH (so-nho) |
SÇ (nas-ço) | GU (guei-xa) |
XC (ex-ce-ção) | QU (quei-jo) |
SX (ex-sur-gir) | DÍGRAFOS VOCÁLICOS (bam-bu / pen-te) |
5ª Etapa: Diferenças entre dígrafo, encontro consonantal e encontro vocálico
É possível que, ao longo das etapas anteriores, tenha havido dúvidas acerca de palavras que, muito embora apresentem as junções de letras correspondentes aos dígrafos, não têm nesses encontros a representação de um único fonema.
Explique aos seus alunos que é justamente essa a diferença principal entre dígrafo e encontro consonantal ou encontro vocálico: nas situações em que, apesar de estarem juntas, cada letra mantiver o seu próprio som, o que se tem não é dígrafo, mas sim encontro consonantal ou encontro vocálico.
Lembrando que o encontro consonantal exige que as duas letras sejam consoantes e o encontro vocálico exige que as duas letras sejam vogais.
Exemplos de encontro consonantal: pasto – escravo – psicóloga.
Exemplos de encontro vocálico: peixe – piada – ciúme.
6ª Etapa: Proposta de atividade
Para finalizar, a proposta é que você apresente um desafio aos seus alunos, que pode ser realizado de forma individual ou em grupos.
A ideia é propor um jogo semelhante ao conhecido “Stop”. Será sorteado um dígrafo por vez e os alunos (ou os grupos) terão que escrever em um papel palavras (de acordo com as categorias combinadas: animal, objeto, lugar etc) que contenham aquele dígrafo.
Ao final, o aluno (ou o grupo) que tiver acertado mais palavras, será o vencedor.
Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes
Coordenação Pedagógica: Profª Dr.ª Aline Bitencourt Monge
Materiais Relacionados
● Dígrafo – Vila educativa
Acesso em: 21 de julho de 2022.
● O que é dígrafo? Rápido e fácil – Profa. Aline
Acesso em: 21 de julho de 2022.
● Dígrafo (aprenda de uma vez por todas) – Prof. Alda
Acesso em: 21 de julho de 2022.
● Fonema, letra e dígrafo – Brasil escola
Acesso em: 21 de julho de 2022.
● Dígrafos e encontros consonantais – Profa. Pamba
Acesso em: 21 de julho de 2022.
● Encontro consonantal ou dígrafo? Entenda as diferenças! – Prof. Letícia Góes
Acesso em: 21 de julho de 2022.