Conteúdos

Este plano de aula trata dos dígrafos, trazendo possíveis abordagens para tratar do tema com turmas dos anos iniciais do ensino fundamental.

● O que é dígrafo?
● Dígrafo consonantal;
● Dígrafo vocálico;
● Dígrafo e divisão silábica; e
● Diferenças entre dígrafo, encontro consonantal e encontro vocálico.

Objetivos

● Entender o que é dígrafo;
● Conhecer os dígrafos consonantais e vocálicos;
● Compreender como se dá a divisão silábica de dígrafos; e
● Diferenciar dígrafo de encontro consonantal e encontro vocálico.

Ensine também:

Conjunções: tipos e usos

Preposições: usos e funções

Palavras-chave:

Língua portuguesa. Dígrafo.

Ano:

3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

Previsão para aplicação:

2 aulas (50 min/aula).

Proposta de trabalho:

Neste plano de aula, trataremos do dígrafo, abordando seus tipos (consonantal e vocálico), como se dá a sua divisão silábica e as diferenças entre dígrafo, encontro consonantal e encontro vocálico..

Ao final, há uma proposta de atividade, que visa consolidar o conteúdo trabalhado, bem como uma lista de materiais de apoio sugeridos.

1ª Etapa: O que é dígrafo?

Para dar início a esta aula, sugerimos que você pergunte aos seus alunos se eles sabem o que é dígrafo, deixando que eles exponham livremente as suas hipóteses.

Em um segundo momento, coloque na lousa alguns exemplos de palavras que contêm dígrafos e desafie a turma a descobrir o que há em comum entre elas.

Depois, compartilhe com os alunos o que é dígrafo e quais são suas principais características, não deixando de dizer que:
● dígrafo é o encontro de duas letras que representam um único fonema, ou seja, um único som; e
● o dígrafo pode ser consonantal ou vocálico.

2ª Etapa: Dígrafo consonantal

Comece esta etapa ressaltando que, ao contrário do que pode parecer, o dígrafo consonantal não exige que as duas letras sejam consoantes, mas sim que o encontro gere um fonema consonantal.

Em seguida, deixe que os seus alunos formulem suas hipóteses, sugerindo que encontros de letras acham que representam dígrafos consonantais. Anote as sugestões na lousa e peça que a turma dê exemplos de palavras que contenham cada uma delas.

Para finalizar, confirme ou conteste cada uma das hipóteses apresentadas pelo grupo, explicando cada uma das situações, e complemente com os dígrafos consonantais que ficaram faltando, se for o caso.

Veja abaixo uma lista dos dígrafos consonantais, acompanhados de exemplos:

DÍGRAFO EXEMPLOS
CH chave – chuva –  machado
LH malha – filhote – lhama
NH sonho – cozinha – dinheiro
RR carro – correr – morro
SS pássaro – pêssego – massa
SC crescer – piscina – consciência
nasço – cresça – desço
XC exceção – excelência – excelente
XS exsurgir – exsicativo – exsuflar
GU gueixa – seguir – guitarra
QU queijo – toque – máquina

Casos especiais: é importante dizer à turma que há casos em que, embora haja o encontro das letras, não temos dígrafo. Para diferenciar, é necessário observar se a junção das letras gera um único fonema ou se cada letra mantém o seu som.
Alguns exemplos em que não há dígrafo: linguiça – pinguim – cinquenta – excursão – escolha.

3ª Etapa: Dígrafo vocálico

Comece esta etapa ressaltando que, ao contrário do que pode parecer, o dígrafo vocálico não exige que as duas letras sejam vogais, mas sim que o encontro gere um fonema vocálico.

Em seguida, deixe que os seus alunos formulem suas hipóteses, sugerindo que encontros de letras acham que representam dígrafos vocálicos. Anote as sugestões na lousa e peça que a turma dê exemplos de palavras que contenham cada uma delas.

Para finalizar, confirme ou conteste cada uma das hipóteses apresentadas pelo grupo, explicando cada uma das situações, e complemente com os dígrafos vocálicos que ficaram faltando, se for o caso.

Veja abaixo uma lista dos dígrafos consonantais, acompanhados de exemplos:

DÍGRAFO EXEMPLOS
AM bambu – campeão – amplo
AN anta – sangue – tanto
EM tempo – empada – sempre
EN lento – entrada – pente
IM limpeza – rim – símbolo
IN tinta – sinto – lindo
OM ombro – som – sombra
ON onça – esconde – ponte
UM umbigo – atum – cumprimento
UN denúncia – fundo – sunga

4ª Etapa: Dígrafo e divisão silábica

Nesta etapa, explique à turma que, no momento da divisão de sílabas, é importante ter atenção aos dígrafos. Isso porque alguns deles se separam e outros não, conforme a tabela abaixo que pode ser copiada na lousa:

DÍGRAFOS QUE SE SEPARAM DÍGRAFOS QUE NÃO SE SEPARAM
RR (car-ro) LH (ma-lha)
SS (pás-sa-ro) CH (cha-ve)
SC (cres-cer) NH (so-nho)
SÇ (nas-ço) GU (guei-xa)
XC (ex-ce-ção) QU (quei-jo)
SX (ex-sur-gir) DÍGRAFOS VOCÁLICOS (bam-bu / pen-te)

5ª Etapa: Diferenças entre dígrafo, encontro consonantal e encontro vocálico

É possível que, ao longo das etapas anteriores, tenha havido dúvidas acerca de palavras que, muito embora apresentem as junções de letras correspondentes aos dígrafos, não têm nesses encontros a representação de um único fonema.

Explique aos seus alunos que é justamente essa a diferença principal entre dígrafo e encontro consonantal ou encontro vocálico: nas situações em que, apesar de estarem juntas, cada letra mantiver o seu próprio som, o que se tem não é dígrafo, mas sim encontro consonantal ou encontro vocálico.

Lembrando que o encontro consonantal exige que as duas letras sejam consoantes e o encontro vocálico exige que as duas letras sejam vogais.

Exemplos de encontro consonantal: pasto – escravo – psicóloga.
Exemplos de encontro vocálico: peixe – piada – ciúme.

6ª Etapa: Proposta de atividade

Para finalizar, a proposta é que você apresente um desafio aos seus alunos, que pode ser realizado de forma individual ou em grupos.

A ideia é propor um jogo semelhante ao conhecido “Stop”. Será sorteado um dígrafo por vez e os alunos (ou os grupos) terão que escrever em um papel palavras (de acordo com as categorias combinadas: animal, objeto, lugar etc) que contenham aquele dígrafo.

Ao final, o aluno (ou o grupo) que tiver acertado mais palavras, será o vencedor.

Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes
Coordenação Pedagógica: Profª Dr.ª Aline Bitencourt Monge

Materiais Relacionados

Dígrafo – Vila educativa
Acesso em: 21 de julho de 2022.

O que é dígrafo? Rápido e fácil – Profa. Aline
Acesso em: 21 de julho de 2022.

Dígrafo (aprenda de uma vez por todas) – Prof. Alda
Acesso em: 21 de julho de 2022.

Fonema, letra e dígrafo – Brasil escola
Acesso em: 21 de julho de 2022.

Dígrafos e encontros consonantais – Profa. Pamba
Acesso em: 21 de julho de 2022.

Encontro consonantal ou dígrafo? Entenda as diferenças! – Prof. Letícia Góes
Acesso em: 21 de julho de 2022.

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