Conteúdos
Folclore;
Gêneros textuais.
Objetivos
• Conhecer e perceber a diversidade cultural o folclore brasileiro;
Ensine também
1ª Etapa: Conhecimentos prévios - folclore
Antes de começar o trabalho com o folclore, é interessante saber que tipo de conhecimentos os alunos já possuem. Para tal, pode-se realizar uma roda de bate-papo, desenho, pintura, escrita etc. Uma atividade bem interessante é pedir que os alunos peguem uma folha ofício e a pintem completamente de guache com uma única cor. Em seguida, com o cabo do pincel, pedir que façam um desenho. Explique que devem desenhar o que acham que é folclore, que não há certo ou errado. Quando terminarem, podem socializar com a turma seu desenho. Depois que todos falarem, coloque a paródia “O que é folclore?”. Se possível, imprima a letra da música para que a tenham no caderno e possam cantá-la, vídeo e letra estão disponíveis no link 1, aba Para organizar seu trabalho e saber mais. Compare a música com os desenhos realizados. Muitos alunos associam folclore às lendas. Faça com que percebam que existem vários elementos folclóricos, como a culinária, as superstições, os ditados populares etc. Termine a aula fazendo uma lista coletiva de todos os ramos do folclore. Como tarefa de casa, peça que tragam imagens que digam o que o folclore representa.
2ª Etapa: História e Geografia: ampliando os conhecimentos
Previamente, prepare um mapa regional do Brasil. Tenha também algumas imagens sobre folclore. Prepare uma apresentação de slides com os elementos folclóricos característicos de cada região. Aproveite e mostre também alguns lugares. Muitos alunos mal conhecem a própria cidade e falar das regiões brasileiras sem mostrá-las pode ser bem complicado. Aproveite o momento para falar de como certos elementos folclóricos entraram em nosso país. Fale da influência indígena, africana e europeia em nosso folclore. Após a apresentação de slides, peça que os alunos coloquem as imagens trazidas na região que acharem mais adequada. Disponibilize as suas imagens também.
3ª Etapa: Apresentação dos trabalhos
Utilize uma ou duas aulas para as apresentações. Faça interferências sempre que precisar.
4ª Etapa: Produzindo textos
Nesta etapa, trabalhe com as lendas, mas também, com os outros elementos do folclore. Os alunos deverão escolher algumas lendas, certifique-se que todos conheçam muito bem as lendas escolhidas. Para tal, pode-se utilizar livros de história, textos de diferentes gêneros que contem a lenda escolhida, vídeos etc. Depois que os alunos tiverem total conhecimento dos principais elementos da história, apresente a proposta de trabalho: Misturar a lenda escolhida com outros elementos do folclore. Esta é a hora de deixar a imaginação correr solta. Mas, para nortear a produção dos alunos, peça que preencham os seguintes elementos:
5ª Etapa: Produção de história em quadrinhos
Nesta etapa os alunos irão para o laboratório de informática. Com a história produzida em mãos, deverão transformá-la em História em Quadrinhos. O Toondoo é um excelente site para isto, permite a criação de cenário e personagens, além da importação de imagens da internet. Também é interessante, pois os alunos podem iniciar o trabalho na escola e continuar em casa. Além disso, permite a criação de livros de história que podem ser impressos.
Materiais Relacionados
1. A paródia da música “Asa branca” / “O que é folclore?” vídeo e letra.