Conteúdos

• Personagens e lendas do folclore brasileiro;
• Compreensão e produção de texto;
• Quadra poética;
• Rimas.

Objetivos

• Conhecer os personagens do folclore brasileiro (origens e características);

• Participar do resgate de algumas lendas que fazem parte do folclore brasileiro;

• Atribuir sentido aos textos lidos;

• Ampliar vocabulário;

• Conhecer o conceito de quadras poéticas;

• Identificar rimas;

• Produzir um texto coeso atentando-se as orientações dadas.

Ensine também:

Cultura popular: Folclore é coisa séria

1ª Etapa: Introdução ao tema

• Inicie a aula dizendo aos alunos que o mês será dedicado ao estudo do Folclore Brasileiro. Registre, no quadro, um conceito geral de Folclore:

“Conjunto de costumes, lendas, provérbios, manifestações artísticas em geral, preservado por um povo por meio da tradição oral.”

• Explique esse conceito e, posteriormente, faça aos alunos algumas perguntas tais como:

– Quem conhece uma lenda brasileira? Você saberia contá-la?

– Vocês conhecem alguma cantiga de roda? Vamos cantá-la?

– Quem saberia dizer um nome de uma dança regional?

– Quem poderia citar algum provérbio popular?

• Após essa conversa, cante para os alunos a música “Folclore” (melodia de “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga). Você encontra o vídeo da música no link 2, aba Para organizar seu trabalho e saber mais. É necessário fixar um cartaz com a letra da canção para que os alunos possam acompanhar a professora.

FOLCLORE

 

Você sabe o que é folclore?

Vou lhe dar a explicação…

É tudo aquilo que vem do povo

E nasce livre do coração.

Tem a lenda da Mãe d’Água,

Tem a história do Saci,

Do Curupira, Vitória-Régia,

Do Caipora e Jurupari.

Tem cantigas de criança,

Tem modinha, tem lundu,

Tem muito frevo, baião e samba,

Cateretê e maracatu.

Os ditados populares

Mostram o que o povo sente:

“Quem não tem cão, caça com gato”.

“Olho por olho, dente por dente”.

Minha terra tem de tudo…

Tem angu, tem mungunzá,

Tem carne seca, tem rapadura,

Tem caruru e tem vatapá.

Isso tudo pode crer…

Foi do povo que saiu.

É o folclore da minha gente,

Da gente boa do meu Brasil.

• Repita a música até que eles se familiarizem com a letra e a melodia. Convém explicar estrofe por estrofe, pois a canção possui termos que muitos alunos desconhecem.

2ª Etapa: Utilização do objeto digital de aprendizagem: "Esconde-Esconde do Folclore"

 • Leve os alunos para um ambiente informatizado. Explique que o objetivo da aula é conhecer, por meio da utilização de um simulador disponível na internet, os personagens principais do folclore brasileiro. Peça que eles acessem o link 1, aba Para organizar seu trabalho e saber mais.

• Dê as seguintes instruções:

– Assim que vocês encontrarem um personagem e clicarem na imagem surgirá uma adivinha em forma de quadra poética1 contendo informações sobre ele.



– No final da quadra, você deverá marcar, entre três opções, o nome correto da criatura. Darei uma dica muito boa: esse nome rima com alguma palavra que há na quadrinha!

– Nas quadrinhas, aparecem algumas palavrinhas difíceis2 (“intrépido”, “lépido”, “iminente”, “proeminente”, “faceiro”, “sobrepujar”, “funesto”, “estrambólico”) cujos signicados estarão projetados em uma tela.

– Se a resposta estiver errada, vocês terão que fazer outra tentativa. Se a resposta estiver correta, aparecerá um texto contendo informações sobre o personagem (origem, características e “poderes”). Leiam o texto atentamente! Vocês precisarão dessas informações para produzirem um pequeno texto descritivo.

1. Explique, para os alunos, o conceito de quadra poética (poema de quatro versos). Dê exemplos de quadras populares como “Batatinha quando nasce, / espalha rama pelo chão, / Mamãezinha quando dorme, / Põe a mão no coracão”

2. Digite as acepções dessas palavras a fim de projetá-las. Se a escola não tiver projetor ou outro recurso, registre os significados no quadro.

3ª Etapa: Leitura compartilhada das quadras poéticas

 • Hora de praticar a leitura em voz alta. Projete o simulador em uma tela. Identifique os personagens na paisagem. Quando aparecer a quadra poética, peça aos alunos para lerem em voz alta. Posteriormente, discorra sobre o significado de algumas palavras e sobre os sentidos de cada verso.

4ª Etapa: Ilustração e produção de texto

• Distribua uma folha branca para cada aluno. Peça-lhes que a dobrem ao meio. Dê as seguintes intruções:

– Na frente, vocês devem redigir um pequeno texto (em prosa) descrevendo a personagem de que mais gostaram. Nessa descrição, não pode aparecer o nome do personagem, apenas informações sobre ele.

– No verso, vocês deverão ilustrar esse personagem e escrever o nome dele.

• Para que as instruções fiquem claras, pegue uma folha, dobre-a ao meio, redija um pequeno texto e ilustre conforme imagens abaixo:

• Durante a execução da atividade, leia os textos e faça as intervenções necessárias. É importante revisá-los, pois serão afixados em um mural. Concluída a tarefa, recolha-a para exposição.

5ª Etapa: Exposição da atividade em um mural da escola

 • Com a finalidade de que alunos de outras turmas possam interagir com o tema trabalhado em sala de aula, exponha as produções em um mural. O objetivo é semelhante ao proposto pelo Objeto Digital de Aprendizagem “Esconde-esconde do Folclore Brasileiro”. Aquele que passar pelo mural lerá o texto contendo pistas sobre um personagem folclórico e terá que adivinhar o nome desse personagem! A resposta será confirmada ao levantar a metade da folha e observar a ilustração com seu respectivo nome.


Materiais Relacionados

1. Objeto Digital de Aprendizagem sobre folclore;

2. A canção “Folclore” pode ser encontrada no YouTube no seguinte link;

3. Informações sobre alguns personagens folclóricos:

4. Informações sobre o Folclore Brasileiro no link.

Arquivos anexados

  1. Personagens do Folclore Brasileiro

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