Conteúdos
• Personagens e lendas do folclore brasileiro;
• Compreensão e produção de texto;
• Quadra poética;
• Rimas.
Objetivos
• Conhecer os personagens do folclore brasileiro (origens e características);
• Participar do resgate de algumas lendas que fazem parte do folclore brasileiro;
• Atribuir sentido aos textos lidos;
• Ampliar vocabulário;
• Conhecer o conceito de quadras poéticas;
• Identificar rimas;
• Produzir um texto coeso atentando-se as orientações dadas.
Ensine também:
Cultura popular: Folclore é coisa séria
1ª Etapa: Introdução ao tema
• Inicie a aula dizendo aos alunos que o mês será dedicado ao estudo do Folclore Brasileiro. Registre, no quadro, um conceito geral de Folclore:
“Conjunto de costumes, lendas, provérbios, manifestações artísticas em geral, preservado por um povo por meio da tradição oral.”
• Explique esse conceito e, posteriormente, faça aos alunos algumas perguntas tais como:
– Quem conhece uma lenda brasileira? Você saberia contá-la?
– Vocês conhecem alguma cantiga de roda? Vamos cantá-la?
– Quem saberia dizer um nome de uma dança regional?
– Quem poderia citar algum provérbio popular?
• Após essa conversa, cante para os alunos a música “Folclore” (melodia de “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga). Você encontra o vídeo da música no link 2, aba Para organizar seu trabalho e saber mais. É necessário fixar um cartaz com a letra da canção para que os alunos possam acompanhar a professora.
FOLCLORE
Você sabe o que é folclore?
Vou lhe dar a explicação…
É tudo aquilo que vem do povo
E nasce livre do coração.
Tem a lenda da Mãe d’Água,
Tem a história do Saci,
Do Curupira, Vitória-Régia,
Do Caipora e Jurupari.
Tem cantigas de criança,
Tem modinha, tem lundu,
Tem muito frevo, baião e samba,
Cateretê e maracatu.
Os ditados populares
Mostram o que o povo sente:
“Quem não tem cão, caça com gato”.
“Olho por olho, dente por dente”.
Minha terra tem de tudo…
Tem angu, tem mungunzá,
Tem carne seca, tem rapadura,
Tem caruru e tem vatapá.
Isso tudo pode crer…
Foi do povo que saiu.
É o folclore da minha gente,
Da gente boa do meu Brasil.
• Repita a música até que eles se familiarizem com a letra e a melodia. Convém explicar estrofe por estrofe, pois a canção possui termos que muitos alunos desconhecem.
2ª Etapa: Utilização do objeto digital de aprendizagem: "Esconde-Esconde do Folclore"
• Leve os alunos para um ambiente informatizado. Explique que o objetivo da aula é conhecer, por meio da utilização de um simulador disponível na internet, os personagens principais do folclore brasileiro. Peça que eles acessem o link 1, aba Para organizar seu trabalho e saber mais.
• Dê as seguintes instruções:
– Assim que vocês encontrarem um personagem e clicarem na imagem surgirá uma adivinha em forma de quadra poética1 contendo informações sobre ele.
– No final da quadra, você deverá marcar, entre três opções, o nome correto da criatura. Darei uma dica muito boa: esse nome rima com alguma palavra que há na quadrinha!
– Nas quadrinhas, aparecem algumas palavrinhas difíceis2 (“intrépido”, “lépido”, “iminente”, “proeminente”, “faceiro”, “sobrepujar”, “funesto”, “estrambólico”) cujos signicados estarão projetados em uma tela.
– Se a resposta estiver errada, vocês terão que fazer outra tentativa. Se a resposta estiver correta, aparecerá um texto contendo informações sobre o personagem (origem, características e “poderes”). Leiam o texto atentamente! Vocês precisarão dessas informações para produzirem um pequeno texto descritivo.
1. Explique, para os alunos, o conceito de quadra poética (poema de quatro versos). Dê exemplos de quadras populares como “Batatinha quando nasce, / espalha rama pelo chão, / Mamãezinha quando dorme, / Põe a mão no coracão”
2. Digite as acepções dessas palavras a fim de projetá-las. Se a escola não tiver projetor ou outro recurso, registre os significados no quadro.
3ª Etapa: Leitura compartilhada das quadras poéticas
• Hora de praticar a leitura em voz alta. Projete o simulador em uma tela. Identifique os personagens na paisagem. Quando aparecer a quadra poética, peça aos alunos para lerem em voz alta. Posteriormente, discorra sobre o significado de algumas palavras e sobre os sentidos de cada verso.
4ª Etapa: Ilustração e produção de texto
• Distribua uma folha branca para cada aluno. Peça-lhes que a dobrem ao meio. Dê as seguintes intruções:
– Na frente, vocês devem redigir um pequeno texto (em prosa) descrevendo a personagem de que mais gostaram. Nessa descrição, não pode aparecer o nome do personagem, apenas informações sobre ele.
– No verso, vocês deverão ilustrar esse personagem e escrever o nome dele.
• Para que as instruções fiquem claras, pegue uma folha, dobre-a ao meio, redija um pequeno texto e ilustre conforme imagens abaixo:
• Durante a execução da atividade, leia os textos e faça as intervenções necessárias. É importante revisá-los, pois serão afixados em um mural. Concluída a tarefa, recolha-a para exposição.
5ª Etapa: Exposição da atividade em um mural da escola
• Com a finalidade de que alunos de outras turmas possam interagir com o tema trabalhado em sala de aula, exponha as produções em um mural. O objetivo é semelhante ao proposto pelo Objeto Digital de Aprendizagem “Esconde-esconde do Folclore Brasileiro”. Aquele que passar pelo mural lerá o texto contendo pistas sobre um personagem folclórico e terá que adivinhar o nome desse personagem! A resposta será confirmada ao levantar a metade da folha e observar a ilustração com seu respectivo nome.
Materiais Relacionados
1. Objeto Digital de Aprendizagem sobre folclore;
2. A canção “Folclore” pode ser encontrada no YouTube no seguinte link;
3. Informações sobre alguns personagens folclóricos:
4. Informações sobre o Folclore Brasileiro no link.