Conteúdos

Este plano de aula trata de aposto e vocativo, dois termos da oração muito significativos nas construções textuais em língua portuguesa, trazendo informações relevantes para a abordagem do tema junto a turmas dos anos finais do ensino fundamental e/ou ensino médio.

● O que é aposto?;
● Tipos de aposto;
● O aposto e a pontuação;
● O que é vocativo?; e
● Diferença entre aposto e vocativo.

Objetivos

● Compreender o que é aposto, a sua função e o seu uso;
● Compreender o que é vocativo, a sua função e o seu uso; e
● Diferenciar aposto e vocativo.

Ensine também:

Conjunções: tipos e usos

Preposições: usos e funções

Palavras-chave:

Língua portuguesa. Aposto. Vocativo.

Série/Ano:

● 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e
● 1º, 2º e 3º série do Ensino Médio.

Previsão para aplicação:

2 aulas (50 min/aula).

Proposta de trabalho:

Neste plano de aula, trataremos do aposto, do vocativo e da diferença entre aposto e vocativo.

Ao final, será apresentada uma lista de exercícios, que podem ser utilizados para a fixação do conteúdo. Há, ainda, uma lista de materiais de apoio, que podem ser utilizados pelo(a) professor(a) para se aprofundar no assunto, bem como podem ser sugeridos aos alunos como material de estudo complementar.

1ª Etapa: O que é aposto?

É chamado de aposto o termo da oração que explica e exemplifica outro termo (tendo este valor substantivo ou pronominal).
Usualmente, o aposto é separado, por vírgulas, do termo a que se refere.

Exemplo 1:
João, irmão da minha amiga, é um excelente advogado.
(o trecho sublinhado explica o sujeito “João” e é, portanto, aposto)

Exemplo 2:
Já li vários autores: Clarice Lispector, Machado de Assis, Graciliano Ramos…
(o trecho sublinhado exemplifica o termo “autores”)

2ª Etapa: Tipos de aposto

De acordo com a intenção que se tem no discurso, o aposto pode ser classificado em:

a) Explicativo

Apresenta uma explicação sobre outro termo da oração.
Exemplo: Maria, minha irmã, vai chegar às 10 horas.

b) Distributivo

Explica mais de um termo da oração, de forma separada.
Exemplo: Júlia e Marta são as melhores, aquela na escalada e esta na corrida.

c) Enumerativo

Explica outro termo da oração, de forma enumerativa.
Exemplo: Eu trouxe tudo o que era necessário: comida, água e roupas.

d) Comparativo

Traz uma comparação a outro termo da oração.
Exemplo: Aquele doce, manjar dos deuses, acabou em poucos minutos.

e) Resumidor (ou recapitulativo)

Resume termos anteriores da oração.
Exemplo: Tranquilidade e paz, esses são os meus desejos para o próximo ano.

f) Especificativo

Especifica outro termo da oração.
Exemplo: O aluno José continua se saindo muito bem.

3ª Etapa: O que é vocativo?

O vocativo é um termo deslocado na oração, que tem a função de chamar por alguém. Por estar isolado, esse termo não exerce função de sujeito nem de predicado, e aparece separado por pontuação, usualmente a vírgula.

Exemplo 1:
Querida, você sabe que horas são?

Exemplo 2:
Vamos lá, pessoal?

Exemplo 3:
Professor, eu não entendi.

Exemplo 4:
Nossa, Carlos, hoje estou muito cansada.

4ª Etapa: Diferença entre aposto e vocativo

Esses dois termos são usualmente confundidos mas, como vimos nas etapas anteriores, têm funções bastante distintas na oração.

Temos, portanto, que o aposto é o termo que explica e exemplifica outro termo da oração, enquanto o vocativo é a expressão utilizada para chamar o interlocutor do discurso.

5ª Etapa: Exercícios de fixação

1) Atente-se para o poema exposto, procurando responder às questões referentes ao mesmo:
Dois vocativos
“A maravilha dá de três cores:
branca, lilás e amarela,
seu outro nome é bonina.
Eu sou de três jeitos:
alegre, triste e mofina,
mas meu outro nome eu não sei.
Ó mistério profundo!
Ó amor!”
Adélia Prado
(In: O coração disparado. Rio de Janeiro: Record, 2006, p.19)

a) O “eu” lírico representado pelo poema, explicita informações tendo como referência dois elementos: a flor e uma pessoa, cuja identificação não é retratada.
Como se trata de um texto poético, sabemos que o mesmo nos revela algo a mais daquilo que “aparentemente” parece óbvio. Partindo desse pressuposto, qual a pretensão da autora em se referir às características deste outro ser, ou seja, o humano?
b) No poema há dois versos que têm como função esclarecer sobre um termo especificado anteriormente, logo remetemo-nos à ideia do aposto. Identifique-os.
c) Caso identifique a presença do vocativo, destaque-o (s).

2) Diante da oração abaixo, indique todos os apostos pertencentes a ela:
Quando a reunião iniciou, estavam na sala apenas o diretor, alguns funcionários e o dono da empresa, um importante representante da sociedade. O assunto em discussão foi: diversificar a produção, estudar a possibilidade de alteração salarial e incentivo à carreira profissional.

3) (UFMG) A propósito do trecho que segue, aponte a classificação correta referente ao termo em destaque:
“Minha bela Marília, tudo passa,
A sorte deste mundo é mal segura
Se vem depois dos males a ventura
Vem depois dos prazeres a desgraça”.
Tomás Antônio Gonzaga.

a) ( ) vocativo
b) ( ) sujeito
c) ( ) aposto
d) ( ) adjunto adnominal

4) Destaque o aposto referente às seguintes orações:
a) Viajamos por três países: França, Alemanha e Itália
b) Cecília Meireles, uma importante escritora da literatura, pertenceu à era moderna.
c) Santos Dumont, o inventor do 14 Bis, tornou-se um cânone na história da humanidade.
d) São Paulo, a maior metrópole brasileira, enfrenta vários problemas sociais.
e) Dia 21 de abril: Dia de Tiradentes

5) Idem ao exercício anterior, aponte o vocativo nos casos abaixo:
a) Tenha esperança, meu filho! Não desanime!
b) Tome cuidado, garoto! Poderás se machucar.
c) Ó Pai, obrigada por proteger-me.
d) Amigo, posso pedir-lhe um favor?
e) Participem todos da comemoração, caros colegas!

Gabarito:

1) a) A intenção de Adélia Prado em comparar as características humanas com a flor foi exatamente para retratar as fases de transição em que às vezes nos encontramos em meio à vivência cotidiana, evidenciada pelo verso: Eu sou de três jeitos: alegre, triste e mofina.
b) O 1º e o 2º; o 4º e 5º.
c) Ó mistério profundo!
Ó amor!”

2) Um importante representante da sociedade; diversificar a produção, estudar a possibilidade de alteração salarial e incentivo à carreira profissional.

3) Alternativa “a”.

4) a) França, Alemanha e Itália.
b) Uma importante escritora da literatura.
c) O inventor do 14 Bis.
d) A maior metrópole brasileira.
e) Dia de Tiradentes.

5) a) Meu filho
b) Garoto
c) Ó Pai
d) Amigo
e) Caros colegas

Exercícios e gabarito disponíveis em: Brasil Escola
Acesso em: 24 de junho de 2022.

Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge

Materiais Relacionados

Aposto X Vocativo [Prof. Noslen]
Acesso em: 24 de junho de 2022.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE APOSTO E VOCATIVO? – Profa. Pamba
Acesso em: 24 de junho de 2022.

APOSTO: Tipos de Aposto – Profa. Pamba
Acesso em: 24 de junho de 2022.

VOCATIVO: AULA RÁPIDA – Profa. Pamba
Acesso em: 24 de junho de 2022.

APOSTO E VOCATIVO
Acesso em: 24 de junho de 2022.

APOSTO – Tipos de Aposto | Como diferenciar do adjunto adnominal? || Prof. Letícia
Acesso em: 24 de junho de 2022.

O uso da vírgula em vocativos e apostos
Acesso em: 24 de junho de 2022.

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