Conteúdos

Este plano de aula apresenta uma proposta lúdica e didática para o processo de alfabetização, a partir de palavras que rimam.

● Rimas; e
● Gênero textual: lista.

Objetivos

● Consciência fonética e fonológica;
● Conhecer o que são rimas;
● Identificar rimas em um poema;
● Criar rimas; e
● Produzir lista coletiva de palavras.

Ensine também:

Alfabetização inspirada em Paulo Freire: como fazer?

Alfabetização e rótulos de produtos

Ano:

1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Previsão para aplicação:

1 ou 2 aulas (50 min/aula).

1ª Etapa: O que são rimas?

Inicie a aula perguntando aos estudantes se já ouviram a palavra “rimas”, e se sabem o que significa. Explique à turma que rima é a repetição de sons parecidos no final das palavras e que isso traz ritmo e musicalidade ao texto. Peça aos estudantes que digam palavras que rimam conhecidas por eles – anote-as no quadro, em formato de lista.

2ª Etapa: Conhecendo algumas rimas

Apresente o poema abaixo aos estudantes. Você, professor(a), poderá fazer isso de várias maneiras. Se disponível, poderá projetar a imagem abaixo no quadro ou imprimir tamanho A3 e colar no quadro. Outra opção – mais didática e lúdica – é imprimir ou recortar de revistas as imagens relacionadas às palavras que rimam, presentes no poema. Conforme a leitura em voz alta acontece, você irá mostrar as imagens aos estudantes. Permita que eles digam qual é a palavra representada pela figura que você apresentou. No final deste plano de aula, há um anexo de autoria própria, contendo as figuras presentes no poema, que você pode imprimir e utilizar em aula.

Finalizada essa parte, a turma irá criar uma lista com as palavras que rimam presentes no poema e você, professor(a), será o(a) escriba. Anote no quadro.

telhado – assanhado
janela – amarela
varanda – panda
porta – horta
jardim – pinguim
poço – osso
portão – João

Versão em vídeo, leitura em voz alta
Acesso em: 03/10/2022.

3ª Etapa: Brincando com rimas

Para essa brincadeira, solicite que os estudantes se sentem no chão, formando uma roda. Você, professor(a), começará a brincadeira dizendo uma palavra. A criança sentada ao seu lado terá que dizer uma palavra que rime com a que você falou, e assim por diante.

Por exemplo:
– Professor (a): gata
– Criança 1: rata
– Criança 2: pata
– Criança 3: mata

A criança que não disser a palavra, sai da brincadeira. Vocês podem brincar quantas vezes desejarem. Para finalizar, deixo uma canção lúdica e muito divertida para apresentar à turma – será necessário um computador ou similar. Essa canção poderá servir de esquenta para uma próxima aula, com rimas mais complexas.

Palavra Cantada – Pot Pourri Parlendas
Acesso em: 03/10/2022.

Bom trabalho e bons estudos!

Plano de aula elaborado pela Professora Letícia Baroni Gallo.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

4ª Etapa: Anexo

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.