Conteúdos

Este plano de aula apresenta uma proposta lúdica e didática sobre o processo de alfabetização a partir de rótulos de produtos que consumimos diariamente, finalizando com uma investigação acerca desses rótulos.

● Leitura de imagens;
● Vocabulário; e
● Gênero textual: rótulos.

Objetivos

● Consciência fonética e fonológica;
● Exercitar a concentração; e
● Conhecer, investigar e analisar rótulos de produtos.

Ensine também:

As letras do alfabeto: vogais e consoantes

Alfabetização inspirada em Paulo Freire: como fazer?

Palavras-chave:

Língua Portuguesa. Alfabetização. Rótulos.

Anos:

1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental

Previsão para aplicação:

2 ou 3 aulas (50 min/aula).

Proposta de trabalho:

Para a realização deste plano de aula, solicite previamente aos estudantes que separem rótulos de produtos – consumidos por eles e por suas famílias – e que os levem à escola no dia da aula (prefira produtos alimentícios e de higiene pessoal). Caso prefira, você, professor(a), poderá separar os rótulos em sua casa e apresentá-los aos estudantes. Entretanto, a proposta será muito mais significativa se essa atividade for realizada pelos estudantes.

1ª Etapa: Conhecendo os rótulos dos produtos que consumimos

Inicie a aula perguntando aos estudantes quais são os produtos mais consumidos por eles e por suas famílias: refrigerantes, sucos, pães, bolachas, leite, creme dental, sabonete, desodorante, xampu, condicionador etc. É provável que digam, ao invés do nome, a marca – por exemplo: Coca, Leite Moça, Nescau, Trakinas, Oreo, Colgate etc. Aproveite essa fala para apresentar o conceito de rótulo e a diferença entre marca e produto.

Os rótulos estão por toda a parte: nos produtos alimentícios, nos itens de cozinha, produtos de higiene e limpeza, entre outros. E servem para informar e ajudar as pessoas quanto ao uso dos produtos e precauções que devem ser tomadas.
Disponível em: Conceito.de
Acesso em: 11/09/2022.

Exemplos:

Marca: Coca Cola
Produto: Refrigerante de cola

Marca: Danone
Produto: Iogurte

Marca: OMO
Produto: Sabão em pó

2ª Etapa: Análise

Peça aos estudantes que formem grupos de 3 ou 4 pessoas (a depender da quantidade de crianças na turma). Solicite que os estudantes analisem os rótulos:

– São rótulos de alimentos ou de higiene pessoal?
– O que vocês estão vendo nesses rótulos? Letras? Desenhos? As duas coisas?
– Imaginem esses rótulos apenas com desenhos. Vocês comprariam? E se tivessem apenas palavras e nenhum desenho?
– Vocês consideram esses rótulos atrativos? Por quê?
– Vocês mudariam alguma coisa em algum desses rótulos? Se sim, o que mudariam?

Os estudantes irão observar quais são as letras que mais aparecem nos rótulos disponíveis:

– Quais são as vogais mais utilizadas? E as consoantes?
– A inicial de cada integrante do grupo aparece nos rótulos? Quais são elas?

Essa etapa poderá ser realizada oralmente.

3ª Etapa: Proposta de atividade

Finalizada a análise, é hora de investigar!

Entregue uma cartolina para cada grupo – caso não seja possível, distribua seis folhas sulfite e peça que colem uma na outra, para que construam um pequeno cartaz (conforme figura abaixo). Em seguida, solicite que escolham até 4 rótulos e colem nesse cartaz.

Você, professor(a), irá lançar um desafio aos estudantes. Cada grupo deverá identificar e circular nos rótulos as seguintes informações:

– Nome do produto;
– Marca;
– Peso;
– Data de fabricação;
– Data de validade;
– Ingredientes;
– Modo de preparo/modo de usar; e
– País de origem/fabricante.

Os grupos poderão colar os cartazes na sala de aula ou no corredor,para que possam compartilhar suas descobertas com os colegas.

Bom trabalho e bons estudos!

Plano de aula elaborado pela Professora Letícia Baroni Gallo.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.