Conteúdos
Este plano de aula apresenta uma proposta lúdica e didática sobre o processo de alfabetização a partir de rótulos de produtos que consumimos diariamente, finalizando com uma investigação acerca desses rótulos.
● Leitura de imagens;
● Vocabulário; e
● Gênero textual: rótulos.
Objetivos
● Consciência fonética e fonológica;
● Exercitar a concentração; e
● Conhecer, investigar e analisar rótulos de produtos.
Ensine também:
As letras do alfabeto: vogais e consoantes
Alfabetização inspirada em Paulo Freire: como fazer?
Palavras-chave:
Língua Portuguesa. Alfabetização. Rótulos.
Anos:
1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental
Previsão para aplicação:
2 ou 3 aulas (50 min/aula).
Proposta de trabalho:
Para a realização deste plano de aula, solicite previamente aos estudantes que separem rótulos de produtos – consumidos por eles e por suas famílias – e que os levem à escola no dia da aula (prefira produtos alimentícios e de higiene pessoal). Caso prefira, você, professor(a), poderá separar os rótulos em sua casa e apresentá-los aos estudantes. Entretanto, a proposta será muito mais significativa se essa atividade for realizada pelos estudantes.
1ª Etapa: Conhecendo os rótulos dos produtos que consumimos
Inicie a aula perguntando aos estudantes quais são os produtos mais consumidos por eles e por suas famílias: refrigerantes, sucos, pães, bolachas, leite, creme dental, sabonete, desodorante, xampu, condicionador etc. É provável que digam, ao invés do nome, a marca – por exemplo: Coca, Leite Moça, Nescau, Trakinas, Oreo, Colgate etc. Aproveite essa fala para apresentar o conceito de rótulo e a diferença entre marca e produto.
Os rótulos estão por toda a parte: nos produtos alimentícios, nos itens de cozinha, produtos de higiene e limpeza, entre outros. E servem para informar e ajudar as pessoas quanto ao uso dos produtos e precauções que devem ser tomadas.
Disponível em: Conceito.de
Acesso em: 11/09/2022.
Exemplos:
Marca: Coca Cola
Produto: Refrigerante de cola
Marca: Danone
Produto: Iogurte
Marca: OMO
Produto: Sabão em pó
2ª Etapa: Análise
Peça aos estudantes que formem grupos de 3 ou 4 pessoas (a depender da quantidade de crianças na turma). Solicite que os estudantes analisem os rótulos:
– São rótulos de alimentos ou de higiene pessoal?
– O que vocês estão vendo nesses rótulos? Letras? Desenhos? As duas coisas?
– Imaginem esses rótulos apenas com desenhos. Vocês comprariam? E se tivessem apenas palavras e nenhum desenho?
– Vocês consideram esses rótulos atrativos? Por quê?
– Vocês mudariam alguma coisa em algum desses rótulos? Se sim, o que mudariam?
Os estudantes irão observar quais são as letras que mais aparecem nos rótulos disponíveis:
– Quais são as vogais mais utilizadas? E as consoantes?
– A inicial de cada integrante do grupo aparece nos rótulos? Quais são elas?
Essa etapa poderá ser realizada oralmente.
3ª Etapa: Proposta de atividade
Finalizada a análise, é hora de investigar!
Entregue uma cartolina para cada grupo – caso não seja possível, distribua seis folhas sulfite e peça que colem uma na outra, para que construam um pequeno cartaz (conforme figura abaixo). Em seguida, solicite que escolham até 4 rótulos e colem nesse cartaz.
Você, professor(a), irá lançar um desafio aos estudantes. Cada grupo deverá identificar e circular nos rótulos as seguintes informações:
– Nome do produto;
– Marca;
– Peso;
– Data de fabricação;
– Data de validade;
– Ingredientes;
– Modo de preparo/modo de usar; e
– País de origem/fabricante.
Os grupos poderão colar os cartazes na sala de aula ou no corredor,para que possam compartilhar suas descobertas com os colegas.
Bom trabalho e bons estudos!
Plano de aula elaborado pela Professora Letícia Baroni Gallo.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.