Conteúdos

● Adjetivos

Objetivos

● Compreender o uso dos adjetivos na língua inglesa;
● Aprender a utilizar os adjetivos tanto na construção, quanto na leitura de textos.

Palavras-Chave:

Inglês. Adjetivos. Adjectives.

Veja também:

Artigos definidos e indefinidos em inglês

Substantivos contáveis e incontáveis em inglês

Sugestão de aplicação para o ensino remoto:

As sugestões estão organizadas em tópicos com uma breve explicação de cada recurso.
Jitsi Meet: é um sistema de código aberto e gratuito, com o objetivo de permitir a criação e implementação de soluções seguras para videoconferências via Internet, com áudio, discagem, gravação e transmissão simultânea. Possui capacidade para até 200 pessoas, não há necessidade de criar uma conta, você poderá acessar através do seu navegador ou fazer o download do aplicativo, disponível para Android e iOS.

Trabalhando com essa ferramenta, é possível:

– Compartilhar sua área de trabalho, apresentações e arquivos;
– Convidar usuários para uma videoconferência por meio de um URL simples e personalizado;
– Editar documentos simultaneamente usando Etherpad (editor de texto on-line de código aberto);
– Trocar mensagens através do bate-papo integrado;
– Visualizar automaticamente o orador ativo ou escolher manualmente o participante que deseja ver na tela;
– Reproduzir um vídeo do YouTube para todos os participantes.

● Gravação de videoaula usando o Power Point: o PPT, já tão utilizado por nós professores para preparamos nossas aulas, também permite a gravação de uma narração para os slides, que tanto nos auxiliam na explanação dos conteúdos. É possível habilitar a função de vídeo enquanto grava, assim, os alunos verão o professor em uma janelinha no canto direito da apresentação. Essa ferramenta é bem simples e eficaz. Veja um guia.

● Envio de Podcast aos alunos: podcast nada mais é do que um áudio gravado (como os enviados pelo Whatsapp). Podem ser utilizados para narrar uma história, para correção de atividades, revisar ou aprofundar os conteúdos. Para tanto, sugiro o app Anchor, que pode ser baixado no seu celular. Ele é muito fácil e simples de utilizar.

● Plataforma Google Classroom: permite a criação de uma sala de aula virtual. Essa ação irá gerar um código que será compartilhado com os alunos, para que acessem a sala. Nesse ambiente virtual, o/a professor/a poderá criar postagens de avisos, textos, slides do PPT, conteúdos, links de vídeos, roteiros de estudos, atividades, etc. É uma forma bem simples e eficaz de manter a comunicação com os alunos e postar as aulas gravadas, usando os recursos anteriormente mencionados. Confira outros recursos oferecidos pela Google, como a construção de formulários (Google Forms) para serem realizados pelos alunos.

Sugerimos aulas com até 30 minutos de duração. Além disso, nem toda aula precisa gerar uma atividade avaliativa, para não sobrecarregar os alunos. As aulas virtuais também podem ser úteis para correção de exercícios e plantões de dúvidas.

Previsão para aplicação:

3 aulas (30 min./aula)

Proposta de Trabalho:

Sugerimos o agendamento de aulas síncronas, através da plataforma Jitsi Meet, apresentada anteriormente nesse plano. Nela, através do recurso de compartilhamento de tela do seu computador, é possível apresentar slides aos alunos com as informações sugeridas abaixo, facilitando a explicação dos conteúdos propostos neste plano, além de permitir uma aula expositiva dialogada, com a participação dos alunos através do chat e/ou habilitação do microfone. Para a divisão dos conteúdos abordados: a primeira aula para trabalhar as etapas 1 e 2; a segunda aula para trabalhar as etapas 3 e 4 e a terceira aula para exercitar os conteúdos através da atividade proposta na etapa 5.

1ª Etapa: O que são e como usar os adjetivos?

Será feita uma exposição pelo (a) professor (a) acerca dos adjetivos na Língua Inglesa, passando pelos pontos destacados abaixo:

a) Os adjetivos são palavras que acrescentam valor aos substantivos, podendo ter função atributiva (descreve/qualifica o elemento que antecede) ou predicativa (complementa a oração).

b) Os adjetivos não variam em número nem em gênero, ao contrário do que acontece na Língua Portuguesa.

c) Quando tiver função atributiva, o adjetivo virá antes do substantivo que qualifica. Por exemplo: I have a new house (Eu tenho uma casa nova).

d) Nos casos em que tiver função predicativa, o adjetivo virá depois do verbo. Por exemplo: The house is new (A casa é nova).

2ª Etapa: Classificação dos adjetivos

O (A) professor (a) falará sobre a classificação dos adjetivos na Língua Inglesa, passando pelos tipos destacados abaixo:

a) Os adjetivos podem representar:
opinion (opinião) – wonderful (maravilhoso) e important (importante), por exemplo;
size (tamanho) – big (grande) e small (pequeno), por exemplo;
age (idade) – old (velho) e new (novo), por exemplo;
shape (forma) – round (redondo) e square (quadrado), por exemplo;
color (cor) – pink (rosa) e blue (azul), por exemplo;
origin (origem) – Brazilian (brasileiro) e French (francês), por exemplo;
material (material) – paper (papel) e wooden (de madeira), por exemplo;
purpose (uso) – sleeping (de dormir) e walking (de andar), por exemplo.

b) Nos casos em que houver mais de um adjetivo qualificando o mesmo objeto, eles devem ser ordenados a partir da seguinte lógica: opinião/tamanho/idade/forma/cor/origem/material/ uso. Por exemplo: The beautiful new Brazilian song (A bela música brasileira nova).

3ª Etapa: Grau dos adjetivos

Sobre o grau dos adjetivos, o (a) professor (a) tratará dos seguintes pontos:

a) Embora não variem em número e gênero, os adjetivos da Língua Inglesa podem variar em grau.

b) A variação de grau pode ser de duas naturezas: comparativa e superlativa.
▪ Comparativa – utilizada para comparar duas ou mais coisas de um mesmo grupo. No caso de adjetivos curtos, acrescentamos -er ao final (por exemplo, She is nicer than you – Ela é mais legal do que você). Para adjetivos mais longos, mantemos o adjetivo igual, antecedido da palavra “more” (por exemplo, You are more beautiful than she – Você é mais bonita do que ela).
▪ Superlativa – utilizada para comparar algo com o restante do grupo. No caso de adjetivos curtos, acrescentamos –est ao final (por exemplo, She is the nicest girl – Ela é a menina mais legal). Para adjetivos mais longos, mantemos o adjetivo igual, antecedido da palavra “most” (por exemplo, You are the most beautiful woman – Você é a mulher mais bonita).

4ª Etapa: Adjetivos terminados em -ed e -ing

Por último, o (a) professor (a) explicará a diferença de sentido entre os adjetivos terminados em -ed e -ing:
a) Os adjetivos terminados em -ing refletem a ideia do objeto e de nossa opinião sobre ele. Por exemplo, This is a tiring task – Esta é uma tarefa cansativa.

b) Os adjetivos que terminam em -ed, por sua vez, dizem respeito a como nos sentimos em relação a algo. Por exemplo, I am tired of this job – Eu estou cansada desse trabalho.

5ª Etapa: Exercícios de fixação

O (A) professor (a) irá propor um jogo durante a aula síncrona on-line, que pode ser feito individualmente ou em grupos, o qual servirá para fixar o assunto tratado na aula. Os alunos devem fazer uma lista dos adjetivos em Língua Inglesa que conhecem, indicando também o significado de cada um deles. Cada adjetivo vale um ponto. Vamos tentar?

Ao final, cada aluno (ou grupo de alunos) terá uma lista como a abaixo, e ganha quem tiver a maior quantidade de adjetivos:

Able Capaz
Amazing Maravilhoso
Bad Ruim
Beautiful Bonito
Big Grande
Comfortable Confortável
Crazy Louco
Different Diferente
Difficult Difícil
Early Cedo
Easy Fácil
Few Pouco
First Primeiro
Good Bom
Great Ótimo
Hard Duro, difícil
High Alto
Important Importante
Interesting Interessante
Large Grande
Last Último
Little Pequeno
Long Longo
New Novo
Next Próximo
Old Velho
Other Outro
Own Próprio
Perfect Perfeito
Poor Pobre
Public Público
Rich Rico
Right Correto
Same Igual
Short Curto
Small Pequeno
Tall Alto
Wonderful Maravilhoso
Wrong Errado
Young Jovem

Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes
Adaptação para o ensino remoto elaborada pela Professora Dr.ª Nathalie Lousan

Materiais Relacionados

● Professor(a), acesse o link este vídeo para saber mais a respeito do assunto deste plano de aula.
Acesso em: 17 de dezembro de 2020.

● Complementarmente, também poderá ser consultado o seguinte material:

CARTER, Ronald; MCCARTHY, Michael. Cambridge grammar of English: a comprehensive guide – spoken and written English grammar and usage. 1st Edition, 2006. 4th Printing, 2010. Cambridge: Cambridge University Press.

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.