Conteúdos
● Substantivos contáveis e não contáveis.
Objetivos
● Compreender de que maneira se organizam os substantivos contáveis e incontáveis na Língua Inglesa; e
● Diferenciar os substantivos contáveis e incontáveis, tanto na construção quanto na leitura de textos em Inglês.
Palavras-Chave:
Inglês. Substantivos. Nouns. Substantivos contáveis. Substantivos incontáveis.
Sugestão de aplicação no ensino remoto:
As sugestões estão organizadas em tópicos com uma breve explicação de cada recurso.
● Jitsi Meet: é um sistema de código aberto e gratuito, com o objetivo de permitir a criação e implementação de soluções seguras para videoconferências via Internet, com áudio, discagem, gravação e transmissão simultânea. Possui capacidade para até 200 pessoas, não há necessidade de criar uma conta, você poderá acessar através do seu navegador ou fazer o download do aplicativo, disponível para Android e iOS.
Trabalhando com essa ferramenta, é possível:
– Compartilhar sua área de trabalho, apresentações e arquivos;
– Convidar usuários para uma videoconferência por meio de um URL simples e personalizado;
– Editar documentos simultaneamente usando Etherpad (editor de texto on-line de código aberto);
– Trocar mensagens através do bate-papo integrado;
– Visualizar automaticamente o orador ativo ou escolher manualmente o participante que deseja ver na tela;
– Reproduzir um vídeo do YouTube para todos os participantes.
● Gravação de videoaula usando o Power Point: o PPT, já tão utilizado por nós professores para preparamos nossas aulas, também permite a gravação de uma narração para os slides, que tanto nos auxiliam na explanação dos conteúdos. É possível habilitar a função de vídeo enquanto grava, assim, os alunos verão o professor em uma janelinha no canto direito da apresentação. Essa ferramenta é bem simples e eficaz. Veja um guia.
● Envio de Podcast aos alunos: podcast nada mais é do que um áudio gravado (como os enviados pelo Whatsapp). Podem ser utilizados para narrar uma história, para correção de atividades, revisar ou aprofundar os conteúdos. Para tanto, sugiro o app Anchor, que pode ser baixado no seu celular. Ele é muito fácil e simples de utilizar.
● Plataforma Google Classroom: permite a criação de uma sala de aula virtual. Essa ação irá gerar um código que será compartilhado com os alunos, para que acessem a sala. Nesse ambiente virtual, o/a professor/a poderá criar postagens de avisos, textos, slides do PPT, conteúdos, links de vídeos, roteiros de estudos, atividades, etc. É uma forma bem simples e eficaz de manter a comunicação com os alunos e postar as aulas gravadas, usando os recursos anteriormente mencionados. Confira outros recursos oferecidos pela Google, como a construção de formulários (Google Forms) para serem realizados pelos alunos.
Sugerimos aulas com até 30 minutos de duração. Além disso, nem toda aula precisa gerar uma atividade avaliativa, para não sobrecarregar os alunos. As aulas virtuais também podem ser úteis para correção de exercícios e plantões de dúvidas.
Previsão para aplicação:
2 aulas (30 min./aula)
Proposta de Trabalho:
Para as etapas 1 e 2, sugiro o agendamento de uma aula síncrona através da plataforma Jitsi Meet, apresentada anteriormente neste plano. Nela, é possível, através do recurso de compartilhamento de tela do seu computador, apresentar slides aos alunos com as informações sugeridas abaixo, facilitando a explicação dos conteúdos propostos neste plano.
1ª Etapa: Introdução e usos dos substantivos contáveis
Será feita uma exposição pelo (a) professor (a) acerca dos substantivos contáveis na língua inglesa, passando pelos pontos destacados abaixo:
a) countable nouns, são aqueles que dizem respeito a seres ou objetos que podem ser facilmente contados.
b) os countable nouns podem ser colocados no singular e no plural (por exemplo, one book/two books – um livro/dois livros).
c) quando falamos de countable nouns é possível substituir o número pelos artigos indefinidos (a/an). Por exemplo, one apple/an apple – uma maçã (quantidade)/uma maçã (uma maçã qualquer).
d) para fazer referência aos countable nouns utilizamos many (por exemplo, I have many friends – Eu tenho muitos amigos).
2ª Etapa: Introdução e usos dos substantivos incontáveis
Será feita uma exposição pelo (a) professor (a) acerca dos substantivos incontáveis na Língua Inglesa, passando pelos pontos destacados abaixo:
a) uncountable nouns, são aqueles que dizem respeito a seres ou objetos que não podem ser facilmente contados.
b) os uncountable nouns não podem ser colocados no singular e no plural (por exemplo, love – amor, não pode ser colocado no plural).
c) de forma geral, os uncountable nouns dizem respeito a itens abstratos (peace – paz, por exemplo), líquidos (tea – chá, por exemplo) ou coisas que são muito difíceis de quantificar (sand – areia, por exemplo).
d) os uncountable nouns não podem ser precedidos de número, a não ser que o número quantifique uma unidade de medida (por exemplo, não podemos dizer one water – uma água, mas sim one cup of water – um copo de água).
e) para fazer referência aos uncountable nouns utilizamos much (por exemplo, I have much money – Eu tenho muito dinheiro).
3ª Etapa: Exercícios de fixação
O (A) professor (a) irá propor um quiz, que pode ser feito individualmente ou em grupos, o qual consistirá em uma lista de palavras a serem classificadas como countable nouns ou uncountable nouns.
O quiz deve ser proposto em formato de jogo eletrônico (a ser elaborado em aplicações como o TinyTap – Educational Games and Interactive Lessons, por exemplo) ou Google Forms, podendo ser disponibilizado aos alunos através da plataforma Google Classroom.
1. Onion
a) countable noun;
b) uncountable noun.
2. Box
a) countable noun;
b) uncountable noun.
3. Job
a) countable noun;
b) uncountable noun.
4. Hour
a) countable noun;
b) uncountable noun.
5. Water
a) countable noun;
b) uncountable noun.
6. Sister
a) countable noun;
b) uncountable noun.
7. Peace
a) countable noun;
b) uncountable noun.
8. Money
a) countable noun;
b) uncountable noun.
9. Rice
a) countable noun;
b) uncountable noun.
10. Dream
a) countable noun;
b) uncountable noun.
11. Honey
a) countable noun;
b) uncountable noun.
12. Child
a) countable noun;
b) uncountable noun.
13. Cent
a) countable noun;
b) uncountable noun.
14. Idea
a) countable noun;
b) uncountable noun.
15. News
a) countable noun;
b) uncountable noun.
16. Beauty
a) countable noun;
b) uncountable noun.
17. Grass
a) countable noun;
b) uncountable noun.
18. Soup
a) countable noun;
b) uncountable noun.
19. Soccer
a) countable noun;
b) uncountable noun.
20. Egg
a) countable noun;
b) uncountable noun.
Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes
Adaptação para o ensino remoto elaborada pela Prof.ª Dr.ª Nathalie Lousan
Materiais Relacionados
● Professor(a), este vídeo para saber mais a respeito do assunto deste plano de aula
Acesso em: 4 de dezembro de 2020.
Este vídeo está no Youtube em língua inglesa, contudo, é possível ativar uma legenda com tradução automática para o português. Para acionar essas ferramentas, siga os seguintes passos: usando um computador ou notebook, com o vídeo já iniciado, passe o cursor/mouse na base do vídeo de forma a localizar os botões ‘legendas/legendas’ ocultas e Detalhes. 1) clique no ícone ‘legendas/legendas’ ocultas para ligar a legenda; 2) clique no ícone ‘detalhes’ para configurar a língua desejada para a tradução automática; 3) no quadro aberto em ‘detalhes’, clique em ‘legendas/CC’, depois em ‘traduzir automaticamente’ e escolha o português na lista de línguas disponíveis para a tradução.
● Complementarmente, também poderá ser consultado o seguinte material:
CARTER, Ronald; MCCARTHY, Michael. Cambridge grammar of English: a comprehensive guide – spoken and written English grammar and usage. 1st Edition, 2006. 4th Printing, 2010. Cambridge: Cambridge University Press.