Conteúdos
● Artigos definidos e indefinidos.
Objetivos
● Compreender o uso dos artigos na Língua Inglesa; e
● Diferenciar os artigos definidos e indefinidos, tanto na construção quanto na leitura de textos em Inglês.
Palavras-Chave:
Inglês. Artigos. Articles. Artigo definido. Artigo indefinido.
Sugestão de aplicação para o ensino remoto:
As sugestões estão organizadas em tópicos com uma breve explicação de cada recurso.
● Jitsi Meet: é um sistema de código aberto e gratuito, com o objetivo de permitir a criação e implementação de soluções seguras para videoconferências via Internet, com áudio, discagem, gravação e transmissão simultânea. Possui capacidade para até 200 pessoas, não há necessidade de criar uma conta, você poderá acessar através do seu navegador ou fazer o download do aplicativo, disponível para Android e iOS.
Trabalhando com essa ferramenta, é possível:
– Compartilhar sua área de trabalho, apresentações e arquivos;
– Convidar usuários para uma videoconferência por meio de um URL simples e personalizado;
– Editar documentos simultaneamente usando Etherpad (editor de texto on-line de código aberto);
– Trocar mensagens através do bate-papo integrado;
– Visualizar automaticamente o orador ativo ou escolher manualmente o participante que deseja ver na tela;
– Reproduzir um vídeo do YouTube para todos os participantes.
● Gravação de videoaula usando o Power Point: o PPT, já tão utilizado por nós professores para preparamos nossas aulas, também permite a gravação de uma narração para os slides, que tanto nos auxiliam na explanação dos conteúdos. É possível habilitar a função de vídeo enquanto grava, assim, os alunos verão o professor em uma janelinha no canto direito da apresentação. Essa ferramenta é bem simples e eficaz. Veja um guia.
● Envio de Podcast aos alunos: podcast nada mais é do que um áudio gravado (como os enviados pelo Whatsapp). Podem ser utilizados para narrar uma história, para correção de atividades, revisar ou aprofundar os conteúdos. Para tanto, sugiro o app Anchor, que pode ser baixado no seu celular. Ele é muito fácil e simples de utilizar.
● Plataforma Google Classroom: permite a criação de uma sala de aula virtual. Essa ação irá gerar um código que será compartilhado com os alunos, para que acessem a sala. Nesse ambiente virtual, o/a professor/a poderá criar postagens de avisos, textos, slides do PPT, conteúdos, links de vídeos, roteiros de estudos, atividades, etc. É uma forma bem simples e eficaz de manter a comunicação com os alunos e postar as aulas gravadas, usando os recursos anteriormente mencionados. Confira outros recursos oferecidos pela Google, como a construção de formulários (Google Forms) para serem realizados pelos alunos.
Sugerimos aulas com até 30 minutos de duração. Além disso, nem toda aula precisa gerar uma atividade avaliativa, para não sobrecarregar os alunos. As aulas virtuais também podem ser úteis para correção de exercícios e plantões de dúvidas.
Previsão para aplicação:
2 aulas (30 min./aula)
Proposta de Trabalho:
Para as etapas 1 e 2, sugerimos agendamento de uma aula síncrona através da plataforma Jitsi Meet, apresentada anteriormente nesse plano. Nela, é possível, através do recurso de compartilhamento de tela do seu computador, apresentar slides aos alunos com as informações sugeridas abaixo, facilitando a explicação dos conteúdos propostos neste plano.
1ª Etapa: Introdução e usos do artigo definido
Será feita uma exposição pelo (a) professor (a) acerca do artigo definido na língua inglesa, passando pelos pontos destacados abaixo:
a) Em inglês, existe apenas um definite article, o the. Ele pode, portanto, acompanhar substantivos no plural e no singular, no feminino e no masculino.
b) A correspondência semântica do the diz respeito aos quatro artigos definidos que temos na língua portuguesa: a, o, as e os.
c) O definite article é utilizado para fazer referência a algo específico (por exemplo, quando dizemos Let’s read the book – Vamos ler o livro, em português, fica subentendido que estamos falando de um livro específico, e não de qualquer livro), ou anteriormente mencionado no discurso (por exemplo, We made a cake. The cake is for our son. Nós fizemos um bolo. O bolo é para o nosso filho).
d) O definite article também é utilizado antes de:
▪ substantivos únicos em sua espécie (por exemplo, the sun – o Sol);
▪ áreas geográficas, mares, rios, canais e oceanos (por exemplo, the North Pole – o Polo Norte);
▪ países com nomes compostos (por exemplo. the United Kingdom – o Reino Unido);
▪ adjetivos que fazem o papel de substantivos no plural, referindo-se a uma classe de seres ou objetos (por exemplo, the rich – os ricos);
▪ sobrenomes, fazendo referência a famílias (por exemplo, the Pearsons – os Pearsons);
▪ instrumentos musicais, ritmos e danças (por exemplo, I love to dance the samba – Eu amo dançar samba);
▪ numerais ordinais (por exemplo, the first – o primeiro);
▪ nomes de jornais (por exemplo, the New York Times – o New York Times); e
▪ prédios e obras famosas (por exemplo, the Statue of Liberty, a Estátua da Liberdade).
e) O definite article não deve ser utilizado antes de:
▪ nomes de pessoas (por exemplo, Andréia is my sister – A Andréia é minha irmã);
▪ nomes de lugares (por exemplo, Germany is a beautiful country – A Alemanha é um país bonito);
▪ idiomas (por exemplo, Portuguese is an interesting language – O português é uma língua interessante);
▪ modalidades esportivas (por exemplo, Soccer is very popular here – O futebol é muito popular aqui);
▪ cores (por exemplo, My favorite color is green – Minha cor preferida é o verde);
▪ dias da semana (por exemplo, Saturday is always a nice day – O sábado é sempre um bom dia);
▪ disciplinas (por exemplo, Math is really easy for me – A matemática é muito fácil para mim);
▪ substantivos no plural, usados em sentido geral (por exemplo, Brazilians like music – Os brasileiros gostam de música);
▪ pronomes possessivos (por exemplo, My sister is a doctor – A minha irmã é médica); e
▪ cargos acompanhados de nome próprio (por exemplo, Lady Diana was an amazing person – A Lady Diana era uma pessoa incrível).
2ª Etapa: Introdução e usos dos artigos indefinidos
Será feita uma exposição pelo (a) professor (a) acerca dos artigos indefinidos na língua inglesa, passando pelos pontos destacados abaixo:
a) Em inglês, existem dois indefinite articles, o a e o an. Eles são utilizados de forma distinta, mas ambos podem acompanhar substantivos no plural e no singular, no feminino e no masculino.
b) A correspondência semântica do a e do an, diz respeito aos quatro artigos indefinidos que temos na língua portuguesa: uma, umas, um e uns.
c) Os indefinite articles são utilizados para fazer referência a algo genérico, não específico (por exemplo, quando dizemos Let’s read a book – Vamos ler um livro, em português, fica subentendido que estamos falando de um livro qualquer, e não de um livro específico).
d) O indefinite article a é utilizado antes de palavras que começam com consoante (ou com som de consoante). Por exemplo, a magazine – uma revista – e a doll – uma boneca.
e) O indefinite article an é utilizado antes de palavras que começam com vogal (ou com som de vogal). Por exemplo, an apple – uma maçã – e an hour – uma hora.
f) Há uma exceção a essa regra, que são as palavras começadas com a vogal “u”, porém com som de “iu”. Por exemplo, a unit – uma unidade – e a user – um usuário.
3ª Etapa: Exercícios de fixação
O (A) professor (a) vai propor um quiz, que pode ser feito individualmente ou em grupos, o qual consistirá em uma série de exercícios de fixação referentes ao assunto tratado na aula. Os alunos devem indicar qual das alternativas melhor complementa cada um dos textos. O quiz pode ser elaborado no Google forms e seu link disponibilizado aos alunos no Google Classroom.
1. Let’s stop at this bookstore. I’d like to buy ____ book so I have something to read later.
a) a;
b) an;
c) the;
d) no article.
2. “Masterchef” is one of ____ most popular shows on television.
a) a;
b) an;
c) the;
d) no article.
3. You’re going to Rio for Christmas vacation? I have ___ uncle who lives there.
a) a;
b) an;
c) the;
d) no article.
4. Laura wants to become ____ doctor.
a) a;
b) an;
c) the;
d) no article.
5. Marcelo is getting a divorce. Can you give him the name of ___ good lawyer?
a) a;
b) an;
c) the;
d) no article.
6. What’s ____ best restaurant in Recife?
a) a;
b) an;
c) the;
d) no article.
7. There is more to _____ life than working.
a) a;
b) an;
c) the;
d) no article.
8. I completed _____ university degree in law.
a) a;
b) an;
c) the;
d) no article.
9. ___ book comes in handy while traveling.
a) a;
b) an;
c) the;
d) no article.
10. What are we having for _____ lunch today?
a) a;
b) an;
c) the;
d) no article.
Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes
Adaptação para o ensino remoto elaborada pela Prof.ª Dr.ª Nathalie Lousan
Materiais Relacionados
● Professor(a), acesse este link para saber mais a respeito do assunto deste plano de aula. Acesso em: 3 de dezembro de 2020.
Esse vídeo está no Youtube em língua inglesa, contudo, é possível ativar uma legenda com tradução automática para o português. Para acionar essas ferramentas, siga os seguintes passos: usando um computador ou notebook, com o vídeo já iniciado, passe o cursor/mouse na base do vídeo de forma a localizar os botões “legendas/legendas ocultas” e “detalhes”. 1) Clique no ícone “legendas/legendas ocultas” para ligar a legenda; 2) Clique no ícone “detalhes” para configurar a língua desejada para a tradução automática; 3) No quadro aberto em “detalhes”, clique em “legendas/CC”, depois em “traduzir automaticamente” e escolha o português na lista de línguas disponíveis para a tradução.
● Complementarmente, também poderá ser consultado o seguinte material:
CARTER, Ronald; MCCARTHY, Michael. Cambridge grammar of English: a comprehensive guide – spoken and written English grammar and usage. 1st Edition, 2006. 4th Printing, 2010. Cambridge: Cambridge University Press.