Conteúdos

O plano de aula aborda a Semana de Arte Moderna de 1922, como forma de contextualizar a arte de Anita Malfatti, expondo seu legado nas artes brasileiras e a sua contribuição para o cenário artístico-cultural brasileiro.

● A Semana de Arte Moderna de 1922.
● Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e sua importância para a nossa Arte Contemporânea.
● Artista plástica Anita Malfatti e sua extrema relevância como uma das precursoras da Arte Moderna no Brasil.
● As obras de Anita Malfatti.
● Os movimentos vanguardistas europeus que inspiraram a Semana de 1922.
● Experimentação artística inspirada em 6 obras de Anita Malfatti.

Objetivos

● Conhecer Anita Malfatti como uma das figuras engajadas para uma mudança radical no cenário artístico-cultural brasileiro;
● Apresentação de Anita Malfatti como protagonista de sua arte, com grande relevância enquanto um dos pilares femininos no processo de busca da reinvenção artística;
● Compreender a importância do engajamento de Anita para com a ruptura: experimentos artísticos livres e independentes resultando na quebra com a arte acadêmica/tradicional, para trazer à cena arte experimental e moderna;
● Estudar brevemente a abordagem aos estilos: Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo, Expressionismo, compreendendo o transitar das principais obras de Anita Malfatti por esses movimentos.
● Refletir sobre a importância da arte como ferramenta de transformação do olhar para o mundo, permitindo que os alunos vivenciem um experimento artístico inspirado nas obras:
➢ O Homem Amarelo (1915).
➢ Retrato de Mario de Andrade (1922).
➢ A Boba (1915).
➢ Composição Cubista ().
➢ O farol de Monhegan (1915).
➢ Auto Retrato (1922).

Ensine também:

Semana de Arte Moderna de 1922: contexto e características

Produção neoconcreta de Lygia Clark

Palavras-chave:

História da arte. Artes visuais. Literatura. Formação cultural.

Previsão para aplicação:

4 aulas (50 min./aula)

Proposta de trabalho:

Trata-se de um conjunto de 4 aulas de 50 minutos, que tem por objetivo contribuir com a formação cultural dos/das estudantes. Aborda a importância de Anita Malfatti e o papel da mulher no cenário artístico brasileiro, como protagonista de uma nova configuração da arte brasileira. Anita Malfatti, com sua exposição em 1917, é vista como precursora da arte moderna no Brasil. Sua arte é reconhecida por muitos estudiosos como sendo um dos principais acontecimentos que levaram à realização da Semana de Arte Moderna de 1922, movimento histórico que rompeu com a arte tradicional/acadêmica e trouxe para cena artística o experimento, o novo! Esses experimentos permitiram um olhar mais livre na criação e isso culminou em uma performance mais independente na arte nacional. O movimento modernista abordou o nacionalismo e valorizou a arte brasileira. Toda essa inovação foi de tanta importância para o cenário cultural brasileiro que mais de 100 anos depois da Semana de Arte Moderna de 1922 ainda se fala muito sobre o quanto ela impactou a nossa Arte Contemporânea.

Na contextualização da Semana de 22, é possível compreender melhor a artista, mulher engajada, precursora da “arte livre” e da “arte nova”, bem como de que forma ela se tornou protagonista de uma revolução artística. Vale ressaltar que, à época, ela foi muito criticada por Monteiro Lobato e outros homens que estavam no debate das artes, na posição de figuras que formavam opiniões e que, por razões aparentemente preconceituosas, tentaram diminuir o valor artístico de suas obras, a ousadia na criação de sua arte e o seu papel grandioso na contribuição de uma nova Era Artística. Essas aulas têm o intuito de trabalhar a valorização de Anita, pontuando que, posteriormente, até mesmo esses que a criticaram vieram a reconhecer o seu valor, entendendo o seu papel enquanto figura fundamental para a Semana de Arte Moderna de 1922, e legitimando, portanto, a sua inquestionável capacidade técnica.

1ª Etapa: Contextualizando a Semana de Arte Moderna de 1922

Na primeira etapa abordaremos a Semana de Arte Moderna de 1922, por meio do vídeo do jornal Estadão, que apresenta um resumo relevante do que foi a Semana.

Vídeo: O que foi a Semana de Arte Moderna de 22?
Acesso em: 17 de abril de 2022.

Após assistir ao vídeo, conversem sobre a importância da Semana de Arte Moderna de 1922 e sua relevância para a nossa Arte Contemporânea, ressaltando que muito ainda se fala sobre acontecimento e muito se vê do legado que os artistas da Semana de 22 propuseram, há mais de cem anos, na arte atual.

Após o contato com o vídeo e com a leitura a respeito do centenário, pode-se fazer uso da imagem para esmiuçar um pouco mais o assunto:

semana de arte moderna
(crédito: reprodução/Jornal da USP)

Por meio da imagem acima, o(a) professor(a) poderá levantar questões e trocar informações sobre a Semana de Arte Moderna de 1922.

Para conduzir essa discussão, sugere-se as perguntas:
● Depois do contato com o vídeo, vocês sabem informar quem são essas pessoas que aparecem na foto?
● Sabem da importância dessas personalidades na Semana de Arte Moderna de 1922?
● Sabem da importância da Anita Malfatti para a Semana de Arte Moderna de 1922?

Após as respostas dos alunos e o consequente debate com a turma, sugere-se a leitura da matéria completa: “O centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 é também um convite para se refletir sobre sociedade e cultura no Brasil”.

Disponível em: Jornal da USP.
Acesso em: 17 de abril de 2022.

Os momentos finais da aula serão utilizados para a interação dos alunos e a explanação de suas observações.

2ª Etapa: Biografia e as obras da artista Anita Malfatti

O docente dedicará esta aula exclusivamente à biografia e às obras da artista Anita Malfatti que, sem dúvidas, é um dos símbolos e uma das figuras mais importantes do Modernismo no Brasil. Serão explanados assuntos relacionados a como ela lidou com as críticas que recebeu pelo uso da explosão de cores em suas obras, bem como sua resistência e engajamento, que a levaram a um patamar de precursora do movimento modernista.

Exibição do Vídeo: Quem foi Anita Malfatti?
Acesso em: 09 de março de 2022.

Anita Malfatti
Anita Malfatti (crédito: reprodução/ Brasil Escola)

Biografia:

Anita Catarina Malfatti (São Paulo, São Paulo, 1889 – idem, 1964). Pintora, desenhista, gravadora, ilustradora e professora. Uma das mais relevantes artistas brasileiras, Anita tem papel determinante na introdução da estética modernista no país. Inicia seu aprendizado artístico com a mãe, a pintora Bety Malfatti (1866-1952). Em 1909, pinta algumas obras, entre elas a Primeira Tela de Anita Malfatti.

No ano seguinte, viaja à Europa para aperfeiçoar sua formação, e se instala na Alemanha, país que vive uma efervescência do expressionismo. Anita ingressa na Academia Imperial de Belas Artes de Berlim, onde tem aulas de desenho, perspectiva e história da arte. A linha de seus estudos, no entanto, ainda é bastante tradicional.

Ao longo de sua estada na cidade, entra em contato a agitação modernista, e se interessa pelas novas linguagens, ampliadas nas aulas particulares que tem com o professor e pintor alemão Fritz Burger-Mühlfeld (1867-1927).

De volta ao Brasil, em 1917, associa a liberdade de compor com formas à crítica nacionalista. Pinturas como Tropical (1917) e Caboclinha (1907) fazem parte desse esforço. Todas essas pinturas são reunidas em sua segunda individual: Exposição de Arte Moderna, em dezembro de 1917. A mostra implica respostas diversas e repercussões decisivas para seu trabalho. Se, por um lado, a exposição rende uma aproximação com os artistas e intelectuais que mais tarde realizam em São Paulo a Semana de Arte Moderna, por outro, Anita vira alvo de uma reação violenta às linguagens vanguardistas.

As posições contrárias às vanguardas de origem europeia consideram a exposição um desperdício do talento da artista, porque representa a entrega a estrangeirismos deslumbrados e mistificadores. O crítico de maior destaque é o escritor Monteiro Lobato (1882-1948), autor do artigo A Propósito da Exposição Malfatti (1917). O escritor Oswald de Andrade (1890-1954) publica no Jornal do Comércio, em 1918, artigo em defesa da pintora.

Embora seja uma das responsáveis pela introdução do modernismo no país, o legado artístico de Anita Malfatti passa por variadas linguagens. O vasto trabalho da artista é movido pelo desejo tanto de experimentação quanto de simplicidade e espontaneidade.
Texto disponível em: Itaú Cultural.
Acesso em: 17 de abril de 2022.

Após assistir ao vídeo e ler a biografia de Anita, o docente pode exibir, utilizando o data show ou o próprio computador (dependendo das ferramentas disponíveis na escola), as obras de Anita Malfatti.

Abaixo, algumas das obras:

Anita Malfatti – A Boba – 1916. (crédito: divulgação / Estadão Conteúdo)
Anita Malfatti – O Homem de Sete Cores – 1916
(crédito: divulgação / Estadão Conteúdo)
Anita Malfatti – O Farol – 1915
(crédito: divulgação / Estadão Conteúdo)
Anita Malfatti – A Chinesa – 1922
(crédito: divulgação / Estadão Conteúdo)
Batizado na Roça – Década de 1950
(crédito: divulgação / Estadão Conteúdo)
Anita Malfatti – Tropical – 1917
(crédito: divulgação / Estadão Conteúdo)
Interior de Mônaco – 1925
(crédito: divulgação / Estadão Conteúdo)
Anita Malfatti – Ventania – 1917
(crédito: divulgação / Estadão Conteúdo )
Anita Malfatti – A Onda – 1917
(crédito: divulgação / Estadão Conteúdo)
Anita Malfatti – O Homem Amarelo 1915
(crédito: divulgação / Estadão Conteúdo)
Anita Malfatti – Samba – 1945
(crédito: divulgação / Estadão Conteúdo)
Anita Malfatti – Porto de Mônaco – 1926
(crédito: divulgação / Estadão Conteúdo)

Imagens disponíveis em Terra
Acesso em: 17 de abril de 2022.

Itaú Cultural
Acesso em: 09 de março de 2022. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7
EXPOSIÇÃO de Pintura Moderna – Anita Malfatti. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022.

Os momentos finais da aula serão utilizados para a interação dos alunos e a explanação de suas observações a respeito das obras de Anita. O que mais chamou atenção e o que inspira neles para sua vivência artística? O(A) professor(a) pode sugerir, ainda, que os alunos pensem a respeito das obras de Anita e de que forma elas poderão ser representadas em suas experimentações artísticas, que comporão o resultado final dessa experiência.

3ª Etapa: Movimentos vanguardistas europeus

A aula será dedicada à abordagem dos movimentos vanguardistas europeus que inspiraram a Semana de 1922. Será observado, ainda, quais desses movimentos foram utilizados na obra de Anita.

Por ser um assunto denso, sugere-se que seja uma abordagem resumida, uma vez que interessa aos alunos saberem do que se trata cada estética, entender um pouco mais sobre o período histórico, reconhecer quesito artístico, conceitual, a fim de visualizar esse hibridismo na obra de Anita Malfatti.

Sugere-se a leitura desse resumo, que aborda sucintamente o conteúdo
Acesso em: 17 de abril de 2022.

Após a leitura, visualizem junto ao menos uma imagem que exemplifique cada estilo:

Expressionismo:

expressionismo
O Grito. Edvard Munch (1910). (crédito: reprodução/ domínio público)

Cubismo:

Les Demoiselles d’Avignon. Pablo Picasso (1907). (crédito: domínio Público/reprodução)

Dadaísmo:

Bulletin Dada. Tristan Tzara (1920). (crédito: Marquand Library of Art and Archaeology/reprodução)

Surrealismo:

Novi Ikaros. Konstantin Biebl (1929). (crédito: domínio público/reprodução)

Imagens acima disponíveis em: Mackenzie.
Acesso em: 17 de abril de 2022.

Futurismo:

Dinamismo de um cão na coleira (1912), de Giacomo Balla, destaca o movimento das patas de um cão (crédito: reprodução/ Toda Matéria)

Os momentos finais da aula serão utilizados para a interação dos alunos e a explanação de suas observações.

4ª Etapa: Experimentação artística

Na última aula, o(a) professor(a) acompanhará a experimentação artística dos alunos, inspirada em 6 obras de Anita Malfatti:
● O Homem Amarelo (1915).
● Retrato de Mario de Andrade (1922).
● A Boba (1915).
● Composição Cubista ().
● O farol de Monhegan (1915).
● Auto Retrato (1922).

A intenção é expor novamente as obras, pontuar cores e traços, convidar os alunos a observar e se permitir experimentar, criando uma pintura inspirada em uma das 6 obras, ou compor uma arte que seja um misto das obras. O exercício é se apropriar do lúdico para criar e por um momento se tornar artista.

Material necessário:
Caixas de tinta guache;
Pincel fino;
Pincel largo;
Folhas de sulfite;
Cartolinas;
Giz de cera;
Canetinhas; e
Lápis de cor.

Obras a serem trabalhadas na atividade de experimentação artística:

O Homem Amarelo, 1915 -Anita Malfatti (crédito: reprodução)
Retrato de Mário de Andrade, 1922
Anita Malfatti, Mário de Andrade (crédito: reprodução)
A Boba, 1915 – Anita Malfatti (crédito: reprodução)
Composição Cubista Anita Malfatti (crédito: reprodução)
O Farol de Monhegan, 1915
Anita Malfatti (crédito: reprodução)
Auto-Retrato, 1922
Anita Malfatti (crédito: reprodução)

Disponível em: Itaú cultural
Acesso em: 09 de março de 2022. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7
EXPOSIÇÃO de Pintura Moderna – Anita Malfatti. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022.

Trabalhar com formação cultural é de extrema importância e serve de convite para que os alunos se permitam enxergar o mundo de forma mais engajada e também mais sensível, possibilitando que se façam protagonistas na arte de criar suas próprias histórias de vida. Depois dos trabalhos prontos, o(a) professor(a) pode organizar uma exposição e dividir todo o conhecimento desse aprendizado com outros alunos da escola.

Promova uma discussão apontando que a arte não é acessada como deveria ser: por todos! Ela tende a cumprir, ainda, em pleno século XXI, um papel muito elitizado e intelectualizado, afastando-se de muitos. Mas há sempre a esperança de modificar esse cenário, e trazer esse plano de aula, é sem dúvida alguma, uma forma de contribuir com as transformações de que a sociedade precisa. Como diria Antônio Cândido, em seu ensaio de 1988, O Direito à Literatura: “se todos tivessem direito à literatura, em um mundo ideal, teríamos uma civilização capaz de sonhar, capaz de fabular”. E ele discorre a respeito do quanto isso é importante para uma sociedade mais avançada em todos os sentidos. Finalize com uma importante reflexão de Antônio Cândido: “Portanto, a luta pelos direitos humanos abrange a luta por um estado de coisas em que todos possam ter acesso aos diferentes níveis de cultura. A distinção entre cultura popular e cultura erudita não deve servir para justificar e manter uma separação iníqua, como se do ponto de vista cultural a sociedade fosse dividida em esferas incomunicáveis, dando lugar a dois tipos incomunicáveis de fruidores. Uma sociedade justa pressupõe o respeito dos direitos humanos, e a fruição da arte e da literatura em todas as modalidades e em todos os níveis é um direito inalienável”.

Referências:

O que foi a Semana de Arte Moderna de 22?
Acesso em: 09 de março de 2022.

Quem foi Anita Malfatti?
Acesso em: 09 de março de 2022.

Mostra que reúne 70 obras da artista Anita Malfatti
Acesso em: 09 de março de 2022.

Exposição de Pintura Moderna – Anita Malfatti
EXPOSIÇÃO de Pintura Moderna – Anita Malfatti. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022.
Acesso em: 09 de março de 2022.

1922: Os Cem Anos da Semana de Arte Moderna
Acesso em: 14 de março de 2022.

Anita Malfatti
Acesso em: 14 de março de 2022.

Os 130 anos de Anita Malfatti
Acesso em: 14 de março de 2022.

Literatura para Vestibular: Vanguardas Europeias
Acesso em: 15 de março de 2022.

Futurismo
Acesso em: 15 de março de 2022.

Cadernos-diários de Anita Malfatti – uma trajetória desenhada em Paris
Acesso em: 15 de março de 2022.

Plano de aula elaborado pela Professora Marinês Bastos.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Materiais Relacionados

Vídeo: O que foi a Semana de Arte Moderna de 22?
Acesso em: 09 de março de 2022.

Vídeo: Quem foi Anita Malfatti?
Acesso em: 09 de março de 2022.

Vídeo: Mostra que reúne 70 obras da artista Anita Malfatti
Acesso em: 09 de março de 2022.

Exposição de Pintura Moderna – Anita Malfatti
EXPOSIÇÃO de Pintura Moderna – Anita Malfatti. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022.
Acesso em: 09 de março de 2022.

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.