Conteúdos

Este roteiro de estudos trata do realismo enquanto movimento literário, trazendo informações sobre o seu contexto histórico, suas características, suas produções literárias e seus principais autores. Contando com uma lista de exercícios, busca auxiliar o aluno na consolidação dos conhecimentos relacionados ao tema.

● O que é realismo?
● Contexto histórico;
● Características das produções literárias do realismo; e
● Principais autores do realismo.

Objetivos

● Compreender o realismo enquanto movimento literário.

Estude também:

Estudar em casa: parnasianismo

Estudar em casa: movimentos literários, do trovadorismo ao concretismo

Palavras-chave:

Língua portuguesa. Literatura. Realismo.

Proposta de trabalho:

Iniciaremos este roteiro de estudos verificando o que é realismo e o seu contexto histórico. Na sequência, trataremos das características, das produções literárias e dos principais autores do Realismo. Para finalizar, veremos alguns exercícios sobre o tema.

1ª Etapa: O que foi o realismo?

O Realismo foi um movimento que predominou no final do século XIX, representando uma contraposição às ideias do Romantismo. Uma das principais características do Realismo foi a busca pela objetividade.

Para saber mais sobre o Realismo, sugerimos que assista aos vídeos abaixo:

Realismo – Brasil escola
Acesso em: 14 de dezembro de 2022.

Realismo Brasil – Professor Noslen
Acesso em: 14 de dezembro de 2022.

Realismo Portugal – Professor Noslen
Acesso em: 14 de dezembro de 2022.

2ª Etapa: Contexto histórico

Para compreender verdadeiramente um movimento literário e as suas características, é essencial entender também o seu contexto histórico.

Considerando o que foi trazido na etapa anterior, no sentido de que o Realismo ocorreu no final do século XIX, você consegue pensar quais aspectos históricos podem tê-lo afetado?

Faça anotações acerca desses pontos e, em seguida, assista ao vídeo abaixo, verificando o que você acertou e que pontos relevantes deixou de lembrar. Com base nisso, esquematize de forma simples, porém completa, as informações mais importantes, que te ajudarão a retomar o assunto no futuro, sempre que necessário.

Português – Realismo – Contexto Histórico – Stoodi
Acesso em: 14 de dezembro de 2022.

3ª Etapa: Características das produções literárias do realismo

Quando falamos em realismo, algumas características se destacam, dentre as quais:
❖ Denúncia social
❖ Fim das idealizações
❖ Humanização das personagens (em oposição aos estereótipos e à idealização)
❖ Impessoalidade
❖ Linguagem correta e clara
❖ Narrativas analíticas e descritivas
❖ Objetividade
❖ Oposição ao Romantismo
❖ Representação crítica da realidade
❖ Uso da Ciência para explicar a realidade
❖ Valorização da coletividade
❖ Valorização dos fatos

Literatura – Realismo ENEM – Educa mais Brasil
Acesso em: 14 de dezembro de 2022.

4ª Etapa: Principais autores do realismo

Neste último tópico, sugerimos um exercício: busque em sua memória os autores que foram mencionados ao longo dos materiais sugeridos neste roteiro, e faça uma lista de seus nomes. Será que você conseguiu compreender quais foram os autores mais relevantes do período?

Caso não lembre, retorne aos vídeos e, assistindo com bastante atenção, faça anotações.

Em seguida, veja se conseguiu chegar próximo da lista abaixo, que traz os principais autores desse movimento literário:

❖ Aluísio Azevedo
❖ Antero de Quental
❖ Balzac
❖ Cesário Verde
❖ Dostoiévski.
❖ Eça de Queirós;
❖ Émile Zola;
❖ Gustave Flaubert
❖ Machado de Assis
❖ Raul Pompeia
❖ Visconde de Taunay

5ª Etapa: Questões

Seguem abaixo alguns exemplos de como o tema usualmente aparece nas provas. O gabarito está depois das questões.

Questão 1 – (ENEM 2001) – No trecho abaixo, o narrador, ao descrever a personagem, critica sutilmente um outro estilo de época: o romantismo.
“Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.”
ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Rio de Janeiro: Jackson, 1957.
A frase do texto em que se percebe a crítica do narrador ao romantismo está transcrita na alternativa:
a) …o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas…
b) …era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça…
c) Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno…
d) Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos…
e) …o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.

Questão 2 – (PUC-PR 2007) – Sobre o Realismo, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O Realismo surgiu na Europa, como reação ao Naturalismo.
b) O Realismo e o Naturalismo têm as mesmas bases, embora sejam movimentos diferentes.
c) O Realismo surgiu como consequência do cientificismo do século XIX.
d) Gustave Flaubert foi um dos precursores do Realismo. Escreveu Madame Bovary.
e) Emile Zola escreveu romances de tese e influenciou escritores brasileiros.

Questão 3 – (UFPR) – Eça de Queirós afirmava:
“O Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos – para nos conhecermos, para que saibamos se somos verdadeiros ou falsos, para condenar o que houver de mau na nossa sociedade.”
Para realizar essa proposta literária, quais os recursos utilizados no discurso realista? Selecione-os na relação abaixo e depois assinale a alternativa que os contém:
1- Preocupação revolucionária, atitude de crítica e de combate;
2- Imaginação criadora;
3- Personagens fruto da observação; tipos concretos e vivos;
4- Linguagem natural, sem rebuscamentos;
5- Preocupação com mensagem que revela concepção materialista do homem;
6- Senso de mistério;
7- Retorno ao passado;
8- Determinismo biológico ou social.
a) 1, 2, 3, 5, 7, 8
b) 1, 3, 4, 5, 8.
c) 2, 3, 4, 6, 7.
d) 3, 4, 5, 6, 8.
e) 2, 3, 4, 5, 8.

Questão 4 – (PUC) – Leia os trechos abaixo:
I- “Gastei trinta dias para ir do Rocio Grande ao coração de Marcela… “
II- “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos.”
As duas citações acima integram o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, escrito por Machado de Assis. Delas pode inferir-se que:
a) em ambas há igual manifestação da relação temporal e espacial.
b) apenas em uma há referência espacial geográfica e sentimental.
c) nenhuma apresenta discrepância semântica entre as relações espaciais.
d) ambas operam com a relação de tempo e de espaço.
e) nenhuma revela discrepância semântica entre as relações temporais.

Questão 5 – (UEMG) – Sobre o conteúdo e a estrutura do romance Dom Casmurro, todos os comentários das alternativas abaixo são coerentes e adequados, EXCETO:
a) Pela leitura da trama que orienta o enredo, o leitor é levado à conclusão de que o narrador-protagonista foi, de fato, traído pela sua amada, Capitu.
b) A reconstrução da casa no Engenho Novo para recuperação do espaço perdido em Mata- Cavalos não permite ao narrador a recuperação do seu passado.
c) O título do romance constitui uma referência irônica ao narrador e aponta o seu estado de conflito em relação ao passado.
d) A força da narrativa não se concentra no enredo, mas nas reflexões, digressões e na maneira ambivalente com que o narrador tenta reconstituir os fatos.

Questão 6 – (Mack) – Assinale a alternativa correta.
“Mas Luísa, a Luisinha, saiu muito boa dona de casa; tinha cuidados muito simpáticos nos seus arranjos; era asseada, alegre como um passarinho, como um passarinho amiga do ninho e das carícias do macho; e aquele serzinho louro e meigo veio dar à sua casa um encanto sério. (…)
Estavam casados havia três anos. Que bom que tinha sido! Ele próprio melhorara; achava-se mais inteligente, mais alegre … E recordando aquela existência fácil e doce, soprava o fumo do charuto, a perna traçada, a alma dilatada, sentindo-se tão bem na vida como no seu jaquetão de flanela!”
(Eça de Queirós, O primo Basílio)
a) A prosa realista, com intuito moralizador, desmascara o casamento por interesse, tão comum no século XIX, para defender uma relação amorosa autêntica, segundo princípios filosóficos do platonismo.
b) A prosa romântica analisa mais profundamente a natureza humana, evitando a apresentação de caracteres padronizados em termos de paixões, virtudes e defeitos.
c) A prosa realista põe em cena personagens tipificados que, metamorfoseados em heróis valorosos, correspondem à expressão da consciência e valores coletivos.
d) A prosa realista, apoiando-se em teorias cientificistas do século XIX, empreende a análise de instituições burguesas, como o casamento, por exemplo, denunciando as bases frágeis dessa união.
e) A prosa romântica recria o passado histórico com o intuito de ironizar os mitos nacionais.

Questão 7 – (UFTM) – Assinale a alternativa em que se encontram características da prosa do Realismo:
a) Objetivismo; subordinação dos sentimentos a interesses sociais; críticas às instituições decadentes da sociedade burguesa.
b) Idealização do herói; amor visto como redenção; oposição aos valores sociais.
c) Casamento visto como arranjo de conveniência; descrição objetiva; idealização da mulher.
d) Linguagem metafórica; protagonista tratado como anti-herói; sentimentalismo.
e) Espírito de aventura; narrativa lenta; impasse amoroso solucionado pelo final feliz.

Questão 8 – (ESPM) – Assinale a opção que contenha trecho com a conhecida digressão metalinguística presente na obra de Machado de Assis:
a) Ora bem, faz hoje um ano que voltei definitivamente da Europa. O que me lembrou esta data foi, estando a beber café, o pregão de um vendedor de vassouras e espanadores: “Vai vassouras! vai espanadores!”.
b) Cuido haver dito, no capítulo XIV, que Marcela morria de amores pelo Xavier. Não morria, vivia. Viver não é a mesma cousa que morrer (…).
c) Rubião não sabia que dissesse; Sofia, passados os primeiros instantes, readquiriu a posse de si mesma; respondeu que, em verdade, a noite era linda (…).
d) Assim chorem por mim todos os olhos de amigos e amigas que deixo neste mundo, mas não é provável. Tenho-me feito esquecer.
e) Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros (…).

Gabarito:

Questão 1:
Alternativa correta: a) … o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas…

Questão 2:
Alternativa correta: a) O Realismo surgiu na Europa, como reação ao Naturalismo.

Questão 3:
Alternativa correta: b) 1, 3, 4, 5, 8.

Questão 4:
Alternativa correta: b) apenas em uma há referência espacial geográfica e sentimental.

Questão 5:
Alternativa correta: a) Pela leitura da trama que orienta o enredo, o leitor é levado à conclusão de que o narrador-protagonista foi, de fato, traído pela sua amada, Capitu.

Questão 6:
Alternativa correta: d) A prosa realista, apoiando-se em teorias cientificistas do século XIX, empreende a análise de instituições burguesas, como o casamento, por exemplo, denunciando as bases frágeis dessa união.

Questão 7:
Alternativa correta: a) Objetivismo; subordinação dos sentimentos a interesses sociais; críticas às instituições decadentes da sociedade burguesa.

Questão 8:
Alternativa correta: b) Cuido haver dito, no capítulo XIV, que Marcela morria de amores pelo Xavier. Não morria, vivia. Viver não é a mesma cousa que morrer (…).

Questões e gabarito disponíveis em: Beduka.
Acesso em: 14 de dezembro de 2022.

Roteiro de estudos elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

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