Conteúdos
Este roteiro de estudos de Biologia aborda o sistema excretor humano e o compara com os de outros seres vivos que pertencem ao Reino Animalia. Você irá estudar os principais resíduos nitrogenados metabólicos produzidos pelas células, como a amônia, a ureia e o ácido úrico, bem como de que maneira tais excretas são eliminadas do corpo do animal com o auxílio da água. O roteiro é composto por sugestões de vídeos, textos e por questões reflexivas, para orientá-los(as) nos estudos, bem como por exercícios comentados, para que você teste seus conhecimentos.
● Sistema excretor;
● Sistema urinário humano; e
● Osmorregulação.
Objetivos
● Conhecer o processo de excreção;
● Identificar os resíduos tóxicos metabólicos mais comuns nos vertebrados;
● Compreender a anatomia e a fisiologia do sistema urinário humano;
● Analisar o funcionamento dos néfrons;
● Relacionar a ação do hormônio ADH com a diurese; e
● Conhecer o processo de osmorregulação nos vertebrados.
Palavras-chave:
Excreção. Excretas nitrogenadas. Sistema urinário. Osmorregulação.
Proposta de trabalho:
O objetivo deste roteiro é auxiliar nos estudos, em casa ou em outro ambiente. Nesse sentido, apresenta um percurso com textos, vídeos e algumas propostas de atividades.
Não é necessário fazer todas as etapas, ler todos os textos, ou assistir a todos os vídeos, mas as questões norteadoras, bem como as subquestões que advêm delas, ajudam na captação do conteúdo inteiro, bem como dos principais conceitos.
Leia os textos propostos buscando as respostas para cada uma das perguntas. Se aparecerem mais dúvidas ao longo da leitura, aproveite para fazer anotações em seu caderno e aprofundar sua pesquisa. Após as leituras de cada um dos textos, escreva um parágrafo resumindo seu aprendizado.
1ª Etapa: Excreção
Pergunta norteadora: O que são as excretas nitrogenadas?
As excretas nitrogenadas são os produtos/resíduos metabólicos produzidos pelas células dos animais, que se diferenciam em toxicidade e, consequentemente, em quantidade de água necessária para ser dissolvida e eliminada do organismo. As principais excretas nitrogenadas são: ureia, ácido úrico e amônia. Os animais são classificados de acordo com a principal excreta nitrogenada secretada por eles.
Para conhecer melhor as excretas nitrogenadas, sua toxicidade e classificação dos animais, leia o seguinte texto:
“O que são excretas nitrogenadas”. Acesso em 10 de novembro de 2022.
A partir da leitura, preencha a tabela abaixo:
CARACTERÍSTICAS | AMÔNIA | URÉIA | ÁCIDO ÚRICO |
TOXICIDADE | |||
SOLUBILIDADE | |||
PRINCIPAL AMBIENTE | |||
REPRESENTANTES | |||
CLASSIFICAÇÃO |
2ª Etapa: Sistema urinário humano
Pergunta norteadora: Como é formada a urina?
O sangue humano precisa ser filtrado antes de voltar ao coração, para a retirada dos resíduos metabólicos produzidos pelas células. Esse processo ocorre nos rins, estruturas que se localizam na região abdominal dorsal. É a partir da filtração do sangue que é formada a urina. Mas nem tudo que é filtrado é eliminado, pois existe uma grande reabsorção de água, entre outros nutrientes e sais que podem ser úteis ao organismo. O processo de filtração do sangue é controlado por ação hormonal, principal do ADH.
Para conhecer o processo de filtração do sangue e formação da urina, assista ao seguinte vídeo:
“Sistema excretor urinário – funcionamento”.Acesso em 10 de novembro de 2022.
A partir da leitura, responda às perguntas propostas abaixo:
1) Quais órgãos constituem o sistema urinário humano?
2) Quais as funções dos rins?
3) Como é chamada a unidade funcional dos rins?
4) Explique o processo de formação da urina, desde o glomérulo até o seu armazenamento, que se dá na bexiga. Identifique o nome das substâncias formadas em cada etapa do processo de filtração.
5) Como são chamadas as 3 etapas do processo de formação da urina?
6) Como o hormônio ADH participa do processo de filtração do sangue? Para responder a essa pergunta, leia o texto presente no seguinte link (Acesso em 10 de novembro de 2022).
3ª Etapa: Osmorregulação
Pergunta norteadora: Peixes bebem água?
Como você viu anteriormente, excreção é a eliminação dos resíduos metabólicos tóxicos. Porém, existe uma outra função importante relacionada com a eliminação das excretas: a manutenção do equilíbrio osmótico no corpo dos vertebrados.
Para conhecer e compreender a osmorregulação, leia o seguinte texto:
“Osmorregulação”
Acesso em 10 de novembro de 2022.
A partir da leitura, responda às seguintes perguntas:
1) O que é osmorregulação?
2) Qual a importância desse processo?
3) Qual a participação da membrana plasmática no processo de osmorregulação?
4) O que é um animal osmoconformantes? Explique e cite exemplos.
5) O que é um animal osmorregulador? Explique e cite exemplos.
6) Sobre a osmorregulação em meio aquático, diferencie como esse processo ocorre nos peixes ósseos de água doce e nos peixes ósseos de água salgada.
7) Quais características evolutivas auxiliam a osmorregulação em ambiente terrestre?
Para conhecer um pouco mais sobre a osmorregulação, assista ao seguinte vídeo:
Peixes precisam beber água?
Acesso em 10 de novembro de 2022.
4ª Etapa: Cheque seus conhecimentos
1. Considere as funções do rim humano.
a) Quais os principais processos que ocorrem, respectivamente, no glomérulo localizado na cápsula de Bowman e no túbulo do néfron?
b) Cite uma substância orgânica filtrada que será reabsorvida pelo sangue e dê o nome da principal substância tóxica que será filtrada e posteriormente eliminada pela urina.
GABARITO: a) No glomérulo localizado na cápsula de Bowman ocorre a filtração do sangue. No túbulo do néfron ocorre a reabsorção de alguns elementos contidos no filtrado renal. b) A substância orgânica filtrada e reabsorvida pelo sangue é a glicose. A principal substância tóxica presente no filtrado e posteriormente eliminado pela urina é a ureia.
2. A degradação dos aminoácidos ingeridos na alimentação gera como subproduto a amônia. Nos mamíferos, a amônia é transformada em ureia. Esse processo ocorre
a) no pâncreas.
b) no fígado
c) nos rins.
d) na bexiga urinária
e) no baço.
GABARITO: B. Nos mamíferos, a amônia, que resulta da degradação dos aminoácidos, é transformada em ureia, no fígado.
3. O controle do volume de líquido circulante em mamíferos é feito através dos rins, que ou eliminam o excesso de água ou reduzem a quantidade de urina produzida quando há deficiência de água. Além disso, os rins são responsáveis também pela excreção de vários metabólitos e íons.
a) Qual é o hormônio responsável pelo controle do volume hídrico do organismo? Onde ele é produzido?
b) Qual é o mecanismo de ação desse hormônio?
c) Qual é o principal metabólito excretado pelos rins? De que substâncias esse metabólito se origina?
GABARITO: a) ADH (hormônio antidiurético ou vasopressina). Produzido no hipotálamo, armazenado e liberado pela neuro-hipófise (hipófise posterior). b) Aumenta a reabsorção de água nos túbulos renais. c) É a ureia. Essa substância é produzida pelo fígado a partir da amônia, derivada do metabolismo de aminoácidos.
4. O tipo de composto nitrogenado (amônia, ureia ou ácido úrico) eliminado por um organismo depende, entre outros fatores, da disponibilidade de água no meio em que vive, da sua capacidade de concentrar a urina e da necessidade de economizar a água do corpo. Exemplos de animais que eliminam, respectivamente, amônia, ureia e ácido úrico, são
a) lambari, macaco e gavião.
b) sapo, foca e lambari.
c) golfinho, peixe-boi e galinha.
d) sapo, lambari e gafanhoto.
e) lagarto, boi e sapo
GABARITO: A. Peixes ósseos de água doce, como o lambari, eliminam amônia como excreta nitrogenada principal. Os mamíferos, por sua vez, excretam principalmente ureia, enquanto as aves, ácido úrico.
5. Uma pessoa passará a excretar maior quantidade de ureia se aumentar, em sua dieta alimentar, a quantidade de
a) amido.
b) cloreto de sódio.
c) glicídios.
d) lipídios.
e) proteínas.
GABARITO: E. Uma dieta alimentar com grande quantidade de proteínas gera produção elevada de amônia. No fígado, a amônia é associada ao CO2 e transformada em ureia.
6. O sangue, nos mamíferos, é filtrado a nível da(os):
a) cápsula de Bowman;
b) túbulos contornados proximais;
c) túbulos contornados distais;
d) alça de Henle;
e) ductos coletores.
GABARITO: A.
7. Os mamíferos excretam os produtos do metabolismo protéico sob a forma de:
a) amônia
b) ácido úrico
c) amônia e ureia
d) ácido úrico e ureia
e) ureia
GABARITO: E.
8. Adaptados ao ambiente terrestre, os insetos e os répteis eliminam, como principal excreta nitrogenado, o ácido úrico, porque este é
a) muito tóxico e pouco solúvel em água.
b) muito tóxico e muito solúvel em água.
c) pouco tóxico e muito solúvel em água.
d) pouco tóxico e pouco solúvel em água.
GABARITO: D.
9. Os rins artificiais são aparelhos utilizados por pacientes com distúrbios renais. A função desses aparelhos é
a) oxigenar o sangue desses pacientes, uma vez que uma menor quantidade de gás oxigênio é liberada em sua corrente sanguínea.
b) nutrir o sangue desses pacientes, uma vez que sua capacidade de absorver nutrientes orgânicos está diminuída.
c) retirar o excesso de gás carbônico que se acumula no sangue desses pacientes. d) retirar o excesso de glicose, proteínas e lipídios que se acumula no sangue desses pacientes.
e) retirar o excesso de íons e resíduos nitrogenados que se acumula no sangue desses pacientes.
GABARITO: E.
10. Os salmões são peixes migratórios, que vivem em água salgada, mas migram para as águas doces de rios na época da reprodução. Para assegurar o equilíbrio osmótico de seu corpo, esses peixes que migram temporariamente da água salgada para água doce e vice-versa, apresentam o seguinte mecanismo:
a) quando em água doce, urinam pouco e eliminam sais por transporte ativo.
b) quando em água doce, urinam pouco e eliminam sais por transporte passivo.
c) quando em água doce, urinam muito e absorvem sais por transporte ativo.
d) quando em água salgada, urinam muito e não eliminam os sais em excesso.
e) quando em água salgada, urinam muito e absorvem sais por transporte ativo.
GABARITO: C.
Questões e gabarito disponíveis em Projeto Medicina.
Acesso em 10 de novembro de 2022.
Roteiro de estudos elaborado pela Professora Drª. Nathalie Lousan.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Monge.