Conteúdos

– Liberdade de expressão e filosofia
– Ditadura, democracia e constituição
– Repressão e opressão
– Intolerância

Objetivos

– Conhecer o conceito de “liberdade de expressão” para a filosofia
– Aprender o que é estado democrático de direito
– Conceituar repressão e censura
– Demarcar os limites entre liberdade de expressão e opressão

Proposta de trabalho: 

O objetivo desse roteiro é auxiliar nos estudos em casa ou em outro ambiente. Nesse sentido, apresenta um percurso com textos base e algumas propostas de atividades, e no final há outros textos que podem ajudar a compreender melhor o tema.

Não é necessário realizar todas as etapas ou ler todos os textos, mas as questões norteadoras, bem como as sub-questões que advém delas, ajudam na captação do conteúdo inteiro e dos principais conceitos.

Leia os textos propostos, sempre buscando as repostas para cada uma das perguntas. Se aparecerem mais dúvidas ao longo da leitura, aproveite para anotar e aumentar ainda mais sua pesquisa. Após as leituras de cada um dos textos, escreva um parágrafo resumindo seu aprendizado.

1ª Etapa: O que é liberdade de expressão?

– Assista aos vídeos e leia os textos abaixo, guiando-se pelas perguntas que seguem: 

a) Qual o conceito de liberdade de expressão?
b) De acordo com a história do conceito, para quem era garantido o direito de liberdade de expressão?
c) Por que a liberdade de expressão é algo importante para o debate na sociedade?
e) O que são dogmas?

Liberdade de Expressão – Stuart Mill – Canal Se Liga Nessa História.

Papo Reto: Liberdade de Expressão – Canal História Online.

CUNHA, Carolina. Filosofia – o tema da liberdade. Site Uol Vestibular.

SANTIAGO, Emerson. Liberdade de Expressão. Site Escola.

O melhor resumo sobre a história da liberdade de expressão. Site Catraca Livre.

Sugestão de leitura individual – Como fazer um fichamento?

O fichamento é um resumo em tópicos ou citações. É feito para sistematizar o conhecimento e facilitar a leitura quando retomamos o estudo, seja nas vésperas de uma prova ou quando vamos fazer um trabalho e precisamos de conceitos de forma acessível. Com os textos que foram selecionados, é possível fazer alguns fichamentos. Para isso, seguem algumas dicas:

a) No início da página coloque o título do texto, assim como o nome do autor e a fonte da qual o texto foi retirado;
b) A partir das seleções feitas pelas perguntas norteadoras, localize os conceitos centrais e os transponha para o papel. É possível escrever em tópicos ou copiar o texto todo;
c) Finalize com um pequeno resumo do texto, no qual possa treinar sua escrita.

2ª Etapa: Direito à liberdade de expressão – censura e repressão

– Nos vídeos e textos abaixo, busque informações de acordo com o roteiro de leitura:

a) Qual o conceito de censura?
b) Por que censura é repressão?
c) Em quais momentos houve censura no Brasil?
d) Quais são os métodos de censura que foram usados?
e) Quem foi censurado no Brasil em 1937? E em 1968?
d) Ainda existe censura no Brasil?

Estado Novo e Getúlio Vargas – Canal Buenas Ideias.

50 anos do AI-5 no Brasil – Canal Nerdologia de História.

O que é Liberdade de Expressão? Desenhando – Canal Quebrando o Tabu.

COSTA, Maria Cristina Castilho. Liberdade de expressão e censura na atualidade. Site Instituto Palavra Aberta.

SANTOS, Marco Cabral dos. Departamento de Imprensa e Propaganda – A Censura no Estado Novo. Site Mundo Educação.

OLIVIERI, Antonio Carlos. Censura – O regime militar e a liberdade de expressão. Site Uol Educação.

3ª Etapa: Limites da liberdade de expressão – preconceito e opressão

– Nos textos e vídeos abaixo, busque informações para fazer uma leitura focada:

a) Quais são os limites da liberdade de expressão?
b) Qual a diferença entre repressão e opressão?
c) O que é discurso de ódio?
d) Quais são as medidas para evitar a disseminação do discurso de ódio?

Liberdade de Expressão tem limite? – Iberê Tenório – Curso Vaza, Falsiane.

Liberdade de expressão: o limite sobre o que pode ser dito – Drops Aula Livre – Canal Aula Livre ENEM.

ALVES, Nayara. CARVALHO, Talita de. Inciso IX – Liberdade de Expressão. Site Politize!

FERREIRA NETTO, Letícia Rodrigues. Discurso de Ódio. Site InfoEscola.

4ª Etapa: Proposta de Atividade

Leitura Focada – Mapa Mental

– Utilizando os textos e informações dos tópicos acima, faça um mapa mental relacionando os conceitos.

O mapa mental apresenta uma seleção dos conceitos, no entanto, ao invés de textos, foca em imagens, para que a partir da visualização seja possível relembrar conceitos e tópicos das leituras ou do tema proposto. É necessário dispor de folha sulfite e canetas coloridas.

Após ler os textos e assistir aos vídeos, prepare um mapa mental sobre o tema.

a) Pegue uma folha sulfite e coloque-a na horizontal;
b) Escreva o tema do seu mapa mental no centro do papel (utilize caneta colorida); Exemplo: O que é liberdade de expressão?
c) A partir da palavra central (Liberdade de Expressão), faça conexões com outras palavras, usando canetas coloridas e desenhos;

d) De cada um dos tópicos (Liberdade, Preconceito e Opressão), puxe dois sub-tópicos, um que caiba um exemplo e outro que caiba o conceito de cada um deles;
e) Se achar necessário, preencha com outros detalhes; use cores diferentes, faça desenhos e use símbolos.

Se tiver dúvidas, poderá assistir ao vídeo:

Como fazer um mapa mental – Técnica de Estudo – Nah Rezende.

Importante: Não ocupe mais de uma página!

5ª Etapa: Cheque seus conhecimentos

Redação dissertativa de vestibular

Uma boa forma de testar seu aprendizado no estudo individual é fazer questões e/ou redações de vestibulares passados. A redação dissertativa é um exercício argumentativo que pode auxiliar a desenvolver sua opinião e leitura sobre o assunto. Além disso, por se tratarem de vestibulares passados, é possível conferir respostas e sugestões a respeito do assunto.

Sugestão: Redação FUVEST 2018.

Leia os textos para fazer sua redação.

As obras de arte assumem a função da representação da cultura de um povo desde os tempos mais remotos da história das civilizações. É através delas que o ser humano transmite uma ideia ou expressão sensível. Contudo algumas obras de arte fogem do conceito de retratação do belo e do sensível, parecendo terem sido feitas para chocar e causar polêmicas. A principal obra do escultor inglês contemporâneo Marc Quinn é uma réplica de sua cabeça feita com cerca de 4,5 litros de seu próprio sangue – extraído ao longo de cinco meses. Uma peça nova é feita a cada cinco anos, e elas ficam armazenadas em um recipiente de refrigeração especialmente desenvolvido para elas.

Gente.IG. Adaptado.

Graças aos seus três urubus, a obra “Bandeira Branca” é o acontecimento mais movimentado da 29ª Bienal[2010]. No dia da abertura, manifestantes de ONGs de proteção aos animais se posicionaram diante da instalação segurando cartazes com dizeres que pediam a libertação das aves. Chegaram a ser confundidos com a própria obra. “Me entristece o fato de que apenas os animais estejam sendo ressaltados. Espalharam informações erradas sobre como os urubus estão sendo tratados”, lamenta Nuno Ramos. Na obra, os urubus estão cercados por uma rede de proteção e têm como poleiro várias caixas de som que, de tempos em tempos, tocam uma tradicional marchinha de carnaval. As aves tinham a permanência na Bienal autorizada pelo próprio Ibama, que, depois, voltou atrás, alegando que as instalações estavam inapropriadas para a manutenção dos animais. Denúncias e proibições à parte, a obra de Nuno Ramos ganha sentido e fundamentação apenas na presença dos animais. Sem eles, a obra perde seu estatuto artístico e vira mero cenário, já que os animais são seus principais atores.

IstoÉ. 08/10/2010. Adaptado.

A exposição “Queer museu Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, realizada desde 15 de agosto no Santander Cultural, em Porto Alegre, foi cancelada após protestos em redes sociais. A mostra ficaria em cartaz até 8 de outubro, mas o espaço cultural cedeu às pressões de internautas. A seleção contava com 270 obras que tratavam de questões de gênero e diferença. Os trabalhos, em diferentes formatos, abordam a temática sexual de formas distintas, por vezes abstratas, noutras, mais explícitas. São assinados por 85 artistas, como Adriana Varejão, Candido Portinari, Ligia Clark, Yuri Firmesa e Leonilson.

Folha de S.Paulo. 10/09/2017. Adaptado.

Nos últimos dias, recebemos diversas manifestações críticas sobre a exposição “Queer museu – Cartografias da diferença na Arte Brasileira”. Ouvimos as manifestações e entendemos que algumas das obras da exposição “Queer museu” desrespeitavam símbolos, crenças e pessoas, o que não está em linha com a nossa visão de mundo. Quando a arte não é capaz de gerar inclusão e reflexão positiva, perdeu seu propósito maior, que é elevar a condição humana. Por essa razão, decidimos encerrar a mostra neste domingo, 10/09. Garantimos, no entanto, que seguimos comprometidos com a promoção do debate sobre diversidade e outros grandes temas contemporâneos.

Santander Cultural. Adaptado.

A arte é um exercício contínuo de transgressão, principalmente a partir das vanguardas do começo do século 20. Isso dá a ela uma importância social muito grande porque, ao transgredir, ela aponta para novos caminhos e para soluções que ainda não tínhamos imaginado para problemas que muitas vezes sequer conhecíamos. A seleção dos trabalhos dos artistas para a próxima edição do festival [Video brasil], por exemplo, me fez ver que os artistas estão muito antenados com as diversas crises que estamos vivendo e oferecem uma visão inovadora para o nosso cotidiano e acho que isso é um bom exemplo.

Solange Farkas. Nexo Jornal.

Considerando as ideias apresentadas nos textos e também outras informações que julgar pertinentes, redija uma dissertação em prosa, na qual você exponha seu ponto de vista sobre o tema: Devem existir limites para a Arte?

Fonte: Fuvest.

Dicas: 

– Sobre o conceito de liberdade de expressão e filosofia:

Stuart Mill – Liberalismo e Utilitarismo – Canal Se Liga Nessa História.

Paradoxo da Tolerância – Karl Popper – Canal História Online.

– Sobre censura:

6 Músicas CENSURADAS na DITADURA – Canal Pipocando Música.

O Problema da Censura – Canal Cadê a Chave Ep. 1395.

Ato Institucional nº 05 – 13 de dezembro de 1968 – Site do Planalto.

EZEQUIEL, Pedro. Como combater discursos de ódio que sustentam atos racistas? – Jornal da USP.

– Sobre os limites da liberdade de expressão.

Qual o limite entre Discurso de Ódio e Liberdade de Expressão? – Papo Rápido – Papo de Segunda – Canal GNT.

Liberdade de Expressão: Até onde vai esse direito? – Observatório do 3º Setor.

5 frases que são homofóbicas e você não sabia – Canal Quebrando o Tabu.

Frases Racistas do Cotidiano – Canal Papo de Preta.

48 Coisas que Mulheres Escutam ao Longo da Vida – Huffpost Brasil.

Liberdade de Expressão ou Opressão? – Canal do Spartakus Santiago.

– Diferenças entre Liberdade de Expressão e Liberdade de Imprensa:

MERELES, Carla. Liberdade de expressão e liberdade de imprensa: Quais as diferenças? Site Politize!

A mídia dá muito espaço para declarações amalucadas e radicais – Podcast Jornal da USP.

Arquivos anexados

  1. Roteiro de estudos_Liberdade de Expressão

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