Conteúdos

Este roteiro de estudos visa auxiliar na compreensão do que é espaço geográfico, distinguindo o espaço geográfico rural do urbano, além de trazer suas características. O material possibilita, ainda, compreender o processo de interdependência e relações existentes entre esses espaços. Sugere, por fim, a síntese do conteúdo estudado, com a análise de gráfico, a construção de um mapa mental e a proposta de uma redação com o tema “Campo e cidade: as inter-relações entre o rural e o urbano no século XXI”, além dos exercícios de fixação, que se dão por meio da resolução de questões de vestibulares (múltipla escolha).

● Definição de espaço geográfico rural e urbano;
● Características: as principais diferenças entre rural e urbano;
● Interdependência e relação entre os espaços rural e urbano; e
● Sistematização – análise de gráfico.

Objetivos

● Definir “espaço geográfico”;
● Distinguir espaço geográfico rural e urbano;
● Conhecer as características dos espaços geográficos rural e urbano;
● Conhecer as principais diferenças entre rural e urbano; e
● Compreender o processo de interdependência e relação entre os espaços rural e urbano.

Estude também:

Anamorfose geográfica: exemplos e exercícios

A história das ferrovias no Brasil

Palavras-chave:

Espaço geográfico rural. Espaço geográfico urbano. Interdependência. Relação entre os espaços rural e urbano. Características rural e urbano.

Proposta de estudo:

Este roteiro de estudos tem por objetivo auxiliar o estudante no processo de aprendizado, para além do ambiente escolar. Com o intuito de facilitar esse processo, as etapas subsequentes são compostas de vídeos, textos-base, questões norteadoras e atividades relacionadas à temática apresentada.
As etapas desenvolvidas neste roteiro de estudos, assim como, as questões norteadoras e as subquestões que advém delas, foram elaboradas para contribuir com a melhor compreensão do tema em questão.

Deste modo, orientamos que seja feita a leitura integral deste roteiro de estudos, sempre buscando as respostas para cada uma das perguntas que foram elaboradas. Orientamos, também, que todas as dúvidas sejam anotadas e brevemente sanadas, por meio de pesquisas on-line. Para melhor compreensão dos conteúdos desenvolvidos no roteiro, sugerimos que, depois de cada etapa, seja elaborado um parágrafo resumindo seu entendimento, sempre com destaque para os principais conceitos estudados.

1ª Etapa: Definição de Espaço Geográfico Rural e Urbano

I) Leia os textos abaixo, buscando as informações de acordo com o roteiro de leitura, e faça a anotação dos elementos mais importantes.

Espaço urbano e rural. Brasil Escola
Acesso em: 18.02.2022.

Zona Rural e Zona Urbana. Toda Matéria
Acesso em: 18.02.2022.

Espaço Geográfico. Brasil Escola
Acesso em: 18.02.2022.

O que é espaço geográfico? Brasil Escola
Acesso em: 18.02.2022.

Visualizando o papel do estado no espaço geográfico. Brasil Escola – Canal do Educador
Acesso em: 18.02.2022.

a) Conceitue espaço urbano.
b) Conceitue espaço rural.
c) Explique por que muitas vezes é difícil separar ou compreender a especificidade de cada um desses conceitos (espaço rural e espaço urbano)?
d) Explique o que são atividades primárias, secundárias e terciárias, bem como em quais dos espaços podemos encontrá-las.
e) O geógrafo Milton Santos é reconhecido como um dos maiores pensadores do País e da geografia brasileira. Qual a definição de espaço geográfico para ele, abordada no seu livro “A natureza do espaço”?
f) Explique as intensas transformações que ocorreram a partir do século XVI, no espaço geográfico brasileiro.

2ª Etapa: Características — as principais diferenças entre rural e urbano

I) Leia os textos abaixo.

Espaço urbano e rural. Brasil Escola
Acesso em: 18.02.2022.

Zona Rural e Zona Urbana. Toda Matéria
Acesso em: 18.02.2022.

Espaço rural brasileiro – Resumo de Geografia ENEM. Blog do ENEM
Acesso em: 18.02.2022.

II) Sintetize seus conhecimentos respondendo às questões abaixo.

a) Localize as principais características do espaço rural.
b) Localize as principais características do espaço urbano.
c) Aponte as principais diferenças entre o espaço rural e urbano.

III) Transcreva a tabela abaixo para o seu material de estudo, acrescentando outras características, de acordo com as leituras realizadas.

(crédito: reprodução/ Toda Matéria)

3ª Etapa: Interdependência e relações entre os espaços rural e urbano

I) Leia os textos, guiando-se pelas questões apresentadas abaixo.

Relações entre espaço rural e urbano. Prepara Enem
Acesso em: 18.02.2022.

Espaço Rural. Mundo Educação
Acesso em: 18.02.2022.

Espaço urbano brasileiro. Mundo Educação
Acesso em: 18.02.2022.

a) Elenque algumas relações existentes entre os espaços rural e urbano.
b) Quando nos referimos à economia, originalmente, o campo exercia um papel preponderante sobre as cidades, porém esse papel se inverteu. Explique as causas desse processo.
c) Explique a relação socioeconômica existente entre o urbano e o rural.
d) Explique por qual razão muitas vezes a relação entre rural e urbano apresenta-se de forma não coesa.
e) O que torna esses espaços geográficos complexos?
f) O espaço rural e o espaço urbano são interdependentes? Cite exemplos que comprovem sua afirmação.
g) Por que podemos dizer que é um equívoco pensar o rural e o urbano de forma separada?
h) As relações geográficas e econômicas entre rural e urbano são, ao mesmo tempo, complexas e integradoras? Explique.
i) É possível estabelecer um limite entre o urbano e o rural?

4ª Etapa: Sistematização – análise de gráfico

I) Verifique seus conhecimentos, realizando a análise do gráfico abaixo.

(PUC-MG-Adaptado) Observe atentamente o gráfico e, a seguir, escreva sua análise contemplando os dados apresentados.

II) Pesquisa e síntese de resultados.

Faça uma pesquisa em sites e jornais on-line sobre a temática abordada no gráfico. Em seguida, baseando-se na análise do gráfico, nos textos lidos e nas informações elencadas em sua pesquisa, escreva uma síntese – em torno de 10 linhas – que contenha as informações mais importantes localizadas por você.

Gabarito: A resposta pode abranger as seguintes pontos:
• Ao final dos anos 1960, ocorreu um breve equilíbrio entre a quantidade de pessoas nos meios rurais e urbanos;
• A partir dos anos 1970, o gráfico da população rural fez uma breve curva para baixo; e
• A partir dos anos 1970, a população urbana aumentou, proporcionalmente, muito mais do que a rural.

Disponível em: Mundo Educação.
Acesso em: 18.02.2022.

5ª Etapa: Mapa mental

I) Analise o mapa mental abaixo.

mapa mental espaço geográfico urbano e rural
Mapa mental (crédito: reprodução/ Suburbano Digital)

II) Proposta de atividade: construa seu mapa mental

A partir dos textos e dos vídeos disponibilizados neste roteiro de estudos, elabore um mapa mental sobre os espaços rurais e urbanos. A proposta é selecionar as principais informações apresentadas sobre o assunto que estudamos neste roteiro.
Caso tenha dúvidas na elaboração de seu mapa mental, utilize o mapa mental disponibilizado acima como ponto de partida, e siga também as dicas abaixo:

  •  Escreva o conceito principal no centro de uma folha em branco e, em seguida, puxe setas com os conceitos adjacentes;
  • Você pode ligar um conceito adjacente a outro. Para isso, pode fazer setas ou esquemas utilizando canetas coloridas, para diferenciar as informações;
  • Você pode escrever um breve resumo abaixo dos conceitos, algo simples e que te dê referências sobre o assunto;
  • Você também poderá utilizar desenhos e símbolos, ou seja, elementos que te ajudem na compreensão do tema estudado.

Acesse também o link abaixo, em que há um vídeo com o passo a passo de como elaborar um mapa mental.

Como fazer um MAPA MENTAL – Passo a Passo. Seja Um Estudante Melhor. Canal Seja Uma Pessoa Melhor. YouTube
Acesso em: 19.02.2022.

6ª Etapa: Redação dissertativa

A redação dissertativa é um exercício argumentativo que contribuirá para o desenvolvimento de uma melhor compreensão do tema deste roteiro de estudos. Tem o intuito, ainda, de estimular as reflexões e conexões com temas transversais que também foram abordados e/ou que fazem parte do contexto histórico, social, político e econômico.

Sistematizando os conteúdos abordados neste roteiro, escreva uma redação dissertativa que explore o tema:

“Campo e cidade: as inter-relações entre o rural e o urbano no século XXI”.

7ª Etapa: Exercício de fixação – múltipla escolha

1) “A urbanização é um sinal característico da modernização econômica. A transferência da população do meio rural para o meio urbano acompanha a transição de um padrão de vida econômica apoiado na produção agrícola fechada e autossuficiente para outro, baseado na indústria, no comércio e nos serviços. Atrás do processo de urbanização, encontra-se a intensificação da divisão social do trabalho e o aprofundamento da produção mercantil”. (MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008. p.402).

O urbano diferencia-se do rural não somente pela sua posicionalidade, mas também por suas características sociais, econômicas e até culturais. Conforme o trecho acima, podemos considerar que o espaço urbano envolve:
a) práticas predominantemente relacionadas com os setores secundário e terciário da economia, além de uma dinâmica trabalhista socialmente mais complexa.
b) organizações de trabalho ordenadamente divididas, sem as mesmas atribuições austeras que geralmente se vinculam ao sistema produtivo do campo.
c) uma menor relação entre custo e benefício para o trabalhador, em razão da presença de maquinários no cerne da produção, ao contrário do que ocorre no espaço rural.
d) uma mais avançada produção tecnológica, haja vista que as cidades apresentam estruturas mecânicas mais avançadas que os grandes espaços de produção agrícola.
e) uma lógica de dependência econômica e social acentuada, haja vista que as cidades não foram capazes de alcançar a mesma autossuficiência do meio agrário.

2) “Quem dela se aproxima, é impactado por seu tamanho: quilômetros de avenidas, com suas casas e galpões e blocos de edifícios, uma profusão de letreiros e imagens publicitárias. O movimento das pessoas e objetos que circulam 24 horas por dia está presente em tudo, até nas telas dos painéis coloridos que projetam o mundo eletrônico sobre a geografia construída da cidade […].

Enquanto isso, os rios, como o Tietê e o Pinheiros, que antigamente se espalhavam por largas várzeas, transformaram-se em canais de esgoto espremidos entre vias expressas […]. Em certos pontos de suas margens se vêem, sob anúncios iluminados, barracos de madeira e tijolo com varais de roupas pendurados e anúncios de borracheiros, manicures e “vende-se geladinho”; em outros, esqueletos de construções inacabadas ou falidas, ruínas totalmente cobertas por inscrições em grafias incompreensíveis ao lado de edifícios profusamente pintados e iluminados. Mais adiante conjuntos de torres inteligentes, brilhando em aço e vidro, refletem a paisagem marcada pela crueza desses contrastes”. (Adaptado de: Folha Online. 26/02/2009. Disponível em: . Acesso em: 15/08/2014).

O trecho acima apresenta uma narração que descreve o ambiente e a paisagem da cidade de São Paulo. O ritmo de atividade e os problemas estruturais mencionados explicam-se, respectivamente, pelos conceitos de:
a) urbanização e migração interna
b) socialização e desconcentração industrial
c) metropolização e macrocefalia urbana
d) concentração demográfica e segregação espacial
e) complexificação econômica e periferização social

3) (ENEM 2013) Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades de trabalho, abastecimento, transportes, saúde, energia, água etc. Ainda que o rumo tomado pelo crescimento urbano não tenha respondido satisfatoriamente a todas essas necessidades, o território foi ocupado e foram construídas as condições para viver nesse espaço. (MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis, Vozes, 2001).

A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como consequência a expansão das áreas periféricas pelo(a)
a) crescimento da população urbana e aumento da especulação imobiliária.
b) direcionamento maior do fluxo de pessoas, devido à existência de um grande número de serviços.
c) delimitação de áreas para uma ocupação organizada do espaço físico, melhorando a qualidade de vida.
d) implantação de políticas públicas que promovem a moradia e o direito à cidade aos seus moradores.
e) reurbanização de moradias nas áreas centrais, mantendo o trabalhador próximo ao seu emprego, diminuindo os deslocamentos para a periferia.

4) (Unemat) Um dos grandes debates da Geografia, desde que esta alcançou o status de ciência, entre o final do séc. XVIII e início do séc. XIX, tem sido alusivo ao seu objeto de estudo. Na atualidade, tomando como referência argumentos de geógrafos como Milton Santos e Roberto Lobato Corrêa, entende-se que a Geografia tem como objeto de estudo o espaço geográfico. Dessa forma, definimo-la como “ciência da organização espacial”.

Sobre o conceito de espaço geográfico e sua abrangência no estudo da Geografia, assinale a alternativa incorreta.
a) O espaço geográfico não constitui uma totalidade homogênea, uma vez que reflete as diferentes singularidades da natureza e das dimensões do trabalho humano.
b) O espaço geográfico abrange, além dos elementos naturais e artefatos humanos, a rede de relações criada por fluxo de pessoas, mercadorias, capitais e informações.
c) O espaço geográfico constitui uma totalidade homogênea, uma vez que reflete o resultado das interações do trabalho humano e suas interações com a natureza.
d) O espaço geográfico é o produto material da interação, mediada pelas técnicas, entre as sociedades e a superfície terrestre em que estão inseridas.
e) O espaço geográfico é dinâmico e está, ao mesmo tempo, organizando-se e reorganizando-se. Nesse sentido é que se pode dizer que a Geografia analisa a organização espacial.

5) Sobre o espaço urbano brasileiro, assinale a alternativa correta:
a) as regiões Sul e Nordeste, embora menos povoadas, apresentam as maiores taxas de urbanização.
b) com exceção das cidades de Brasília, Goiânia e Cuiabá, o Centro-Oeste brasileiro apresenta uma espacialidade urbana quase nula.
c) a concentração de habitantes no Sudeste, resultando na formação de grandes cidades nessa região, emergiu como uma reprodução da concentração econômica do país.
d) o espaço urbano brasileiro, embora não homogêneo, apresenta uma distribuição relativamente igualitária ao longo do território.
e) o número de cidades brasileiras com mais de dez milhões de habitantes vem diminuindo em razão do processo de desmetropolização.

6) (ENEM) A presença de uma corrente migratória por si só não explica a condição de vida dos imigrantes. Esta será somente a aparência de um fenômeno mais profundo, estruturado em relações socioeconômicas muitas vezes perversas. É o que podemos dizer dos indivíduos que são deslocados do campo para as cidades e obrigados a viver em condições de vida culturalmente diferentes das que vivenciaram em seu lugar de origem. (SCARLATO, F.C. População e urbanização brasileira. In: ROSS, J.L.S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009).

O texto faz referência a um movimento migratório que reflete o(a)
a) processo de deslocamento de trabalhadores motivados pelo aumento da oferta de empregos no campo.
b) dinâmica experimentada por grande quantidade de pessoas, que resultou no inchaço das grandes cidades.
c) permuta de locais específicos, obedecendo a fatores cíclicos naturais.
d) circulação de pessoas diariamente em função do emprego.
e) cultura de localização itinerante no espaço.

Gabarito:
1) Alternativa correta: A.;
2) Alternativa correta: C;
3) Alternativa correta: A;
4) Alternativa correta: C;
5) Alternativa correta: C; e
6) Alternativa correta: B.

Os exercícios de fixação podem ser encontrados nos links a seguir:

Exercícios 1, 2 e 3
Acesso: 20.02.2022.

Exercício 4
Acesso: 20.02.2022.

Exercício 5
Acesso: 20.02.2022.

Exercício 6
Acesso: 20.02.2022.

Roteiro de Estudos elaborado pela professora doutora Thaylizze Goes Nunes Pereira.
Coordenação Pedagógica: prof.ª Dr.ª Aline Monge.

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