Conteúdos

Este plano de aula discorre sobre as ferrovias no Brasil, e tem por objetivo refletir sobre a evolução dos meios de transporte produzidos pelo ser humano, conhecendo os diferentes meios de transporte utilizados em nosso território e distinguindo-os, a fim de permitir as comparações cabíveis. Possibilita, também, conhecer a história das ferrovias e compreender tanto a importância que elas tiveram no passado, quanto a necessidade de investimentos no transporte ferroviário do presente para o desenvolvimento do País, trazendo uma reflexão sobre os atuais problemas e consequências na mobilidade urbana. Na finalização deste plano de aula, sugere-se a sistematização da interpretação da malha ferroviária no Brasil, por meio de mapa, bem como a realização dos exercícios de fixação (dissertativo e de múltipla escolha).

  • Sensibilização: revisando conceitos;
  • Diferentes meios de transporte;
  • História das ferrovias no Brasil;
  • O Brasil Ferroviário: transporte de carga e de passageiros;
  • Atualidades: problemas e consequências na mobilidade urbana do Brasil;
  • Sistematização das reflexões;
  • Exercícios de fixação – dissertativos; e
  • Exercícios de fixação – múltipla escolha.

Objetivos

  • Refletir sobre a evolução dos meios de transporte produzidos pelo ser humano;
  • Conhecer os diferentes meios de transporte utilizados em nosso território;
  • Conhecer algumas das características do transporte ferroviário, a fim de permitir que o aluno realize comparações com os demais tipos de transporte;
  • Conhecer a história das ferrovias e compreender a importância que elas tiveram no passado do Brasil;
  • Entender a necessidade de investimentos no transporte ferroviário no presente para o desenvolvimento do País; e
  • Refletir sobre a realidade atual do Brasil, em relação aos problemas e consequências na mobilidade urbana.

1ª Etapa: Sensibilização: revisando conceitos

carroca barril
Carroça barril (crédito: reprodução/Meios de Transporte). Acesso em: 20/12/21

O(A) professor(a) deverá iniciar a aula exibindo a imagem acima e estimulando os alunos a descrevê-la. As perguntas a seguir podem ser utilizadas como ponto de partida para a sensibilização:

  • Você reconhece essa imagem?
  • Qual o nome do que aparece nessa imagem?
  • Para que é utilizado?
  • Quais materiais são utilizados em sua produção?
  • Pode ser considerado atual ou antigo? Por quê?

Após essa breve conversa, o(a) professor(a) deverá explicar o que são os meios de transporte, bem como que eles são utilizados para o deslocamento de pessoas e produtos para os mais diversos locais, seja dentro do município, do estado, do país e até mesmo para outros países.

Deve-se destacar, ainda, que os meios de transporte são o reflexo de nossa sociedade, ou seja, que conforme as sociedades evoluíram, também se modificaram a forma e a necessidade de se transportar. O(A) professor(a) pode exemplificar essas transformações por meio de exemplos concretos, iniciando com os meios de transporte mais básicos, tais como os que utilizavam os animais como força de tração. Depois, com o auxílio da Ciência, foram construídos meios de transporte mais rápidos e eficazes. Para finalizar este ponto, o professor pode percorrer com os alunos um trajeto pelos meios de transporte que surgiram ao longo do tempo, chegando até os foguetes e a chegada do ser humano ao espaço.

2ª Etapa: Diferentes meios de transporte

O(A) professor(a) pode aproveitar este momento para retomar brevemente com os alunos alguns conteúdos que já foram estudados em aulas anteriores, como por exemplo “os diferentes meios de transporte”. Pode ser interessante perguntar aos alunos quais são os tipos de meios de transporte que eles conhecem e/ou que já utilizaram. O(A) professor(a) deve anotar na lousa todos os meios de transporte que forem mencionados pelos alunos.

Após essa primeira interação, os alunos deverão, com o apoio do(a) professor(a), classificar os meios de transporte citados em: aéreos, aquáticos (marítimos e fluviais) e terrestres (ferroviários e rodoviários).

Abaixo, o(a) professor(a) encontrará uma breve definição e alguns exemplos dos diferentes tipos de meios de transporte.

Principais meios de transporte
Principais meios de transporte (crédito: reprodução/Meios de Transporte). Acesso em: 20/12/21

3ª Etapa: História das ferrovias no Brasil

Após essa introdução, será o momento do(a) professor(a) apresentar aos alunos um pouco da história das ferrovias no Brasil. Para isso, o(a) professor(a) poderá explicar os pontos elencados abaixo em uma aula expositiva e, complementarmente, destacá-los na lousa, solicitando que os alunos façam as anotações pertinentes.

Principais pontos a serem enfatizados pelo(a) professor(a):

  • Em 1852, o Barão de Mauá recebeu a concessão para criar uma linha férrea no Rio de Janeiro;
  • Em 1854, foi inaugurada a primeira estrada de ferro do País. Ela ligava a Baía de Guanabara à Serra da Estrela;
  • Até o ano de 1920, o setor ferroviário brasileiro apresentou forte crescimento, tendo depois disso dado espaço ao crescimento da malha rodoviária;
  • A primeira locomotiva a vapor do Brasil rodou na Estrada de Ferro Mauá;
  • Até 1918, o Brasil importava carros montados. A partir de 1919, o País passou a importar as peças para fazer a montagem dos veículos automotores;
  • Durante o governo de Getúlio Vargas, implementou-se uma política para incentivar o consumo de peças nacionais;
  • Em 1952, criou-se a Subcomissão de jipes, tratores, caminhões e automóveis, proibindo a importação de peças que eram produzidas pela Indústria nacional;
  • A Indústria automobilística avançou no decorrer do governo JK (1956/1961), com a criação de estradas por todo o País. Esse incentivo no sistema rodoviário contribuiu para o declínio da utilização dos trens e bondes, bem como para a depreciação das ferrovias; e
  • Dando continuidade à aula expositiva, o(a) professor(a) poderá apresentar aos alunos quais são os principais museus do transporte existentes no Brasil:
    • Museu Vale (Vila Velha – ES);
    • Museu dos Transportes (São Paulo – SP);
    • Museu Aeroespacial (Rio de Janeiro – RJ);
    • Museu da Tam (São Carlos – SP);
    • Museu Virtual do Transporte Urbano; e
    • Museu Tecnológico Ferroviário (Paranapiacaba – SP).

4ª Etapa: O Brasil ferroviário: transporte de carga e de passageiros

O(A) professor(a) poderá iniciar esta etapa retomando alguns pontos destacados anteriormente. Sugerimos que ele(a), por exemplo, ressalte o que é o transporte ferroviário e enfatize que, apesar da grande importância que as ferrovias tiveram para o desenvolvimento e para a economia do Brasil, atualmente os trens são poucos usados no País.

Dando continuidade à aula expositiva, o(a) professor(a) explicará que, ainda que os trens sejam poucos utilizados, a malha ferroviária é responsável pelo transporte de cargas importantes e transportam muitos passageiros nas grandes cidades. É o caso das regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro, por exemplo. Vale destacar para os alunos, ainda, que o transporte de cargas por meio da ferrovia corresponde à quase a totalidade da utilização dos trens no Brasil, atendendo de forma reduzida o transporte de passageiros.

Abaixo, o(a) professor(a) encontrará uma lista com os tipos de cargas mais relevantes que são transportadas nas ferrovias brasileiras, as quais podem ser divididas em:

  • Carga geral: volumes que são transportados e acondicionados em sacos, caixas, engradados, amarrados, tambores, contêiner etc. Podem também ser transportados de forma exposta.

Exemplos de carga geral:

  • Chapas de ferro;
  • Madeira trabalhada;
  • Aço;
  • Pedras em bloco;
  • Pneus;
  • Veículos; e
  • Tubos de ferro.
  • Carga a granel: são transportadas em grandes quantidades, de forma exposta ou não, porém, essencialmente, sem embalagem. Podem ser classificadas em carga seca ou líquida.

Exemplos de carga a granel em seco:

  • Bauxita;
  • Massa de minerais (elementos);
  • Material de construção (cimento, areia e brita);
  • Produtos para produção agrícolas;
  • Grãos em geral (vegetais);
  • Minérios de ferro em geral;
  • Produtos refrigerados (livre); e
  • Produção agropecuária em geral.

Exemplos de carga a granel líquida:

  • Produtos químicos perigosos;
  • Petróleo;
  • Gás natural liquefeito; e
  • Nitrogênio.

Dando continuidade à aula expositiva, o(a) professor(a) utilizará a lista apresentada acima para realizar uma comparação com os alunos entre os tipos de cargas transportadas pelas ferrovias.

Outro dado importante para ser apresentado aos alunos diz respeito ao transporte de passageiros. Deve ser mencionado que o transporte ferroviário de passageiros opera, quase que em sua totalidade, em pontos centralizados nas grandes cidades. Deste modo, deve-se reforçar a relevância da presença desse tipo de transporte especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

5ª Etapa: Atualidades: problemas e consequências na mobilidade urbana no Brasil

O(A) professor(a) deverá projetar as imagens abaixo aos alunos, solicitando que eles as analisem:

Transporte coletivo
Ônibus lotado em São Paulo (crédito: reprodução/Brasil Escola). Acesso em: 17/12/21
Engarrafamento
Trânsito urbano (crédito: reprodução/Brasil Escola). Acesso em: 17/12/21.

Após alguns minutos, o professor deverá fazer as seguintes perguntas:

  • O que vemos nas imagens?
  • O que as pessoas estão fazendo?
  • Essas imagens são comuns na sua cidade?
  • Existe alguma solução para diminuir cenas como essas? Qual (ou quais)?
  • Que tipos de transporte temos no Brasil?
  • Quem já andou de trem? Para onde foi a viagem?
  • Por que o transporte ferroviário é uma via de transporte econômica e sustentável?

O(A) professor(a) deverá explicar para os alunos que o planejamento urbano e a evolução dos meios de transporte coletivos no Brasil não acompanharam o grande e repentino crescimento urbano ocorrido em nosso território. Deste modo, os transportes coletivos se desenvolveram muito menos do que era necessário para atender à demanda nacional, o que contribuiu para o rápido sucateamento dos transportes coletivos, bem como para que muitas pessoas optassem por adquirir seu meio de transporte individual.

O(A) professor(a) poderá destacar, ainda, alguns fatores que contribuem para que o número de veículos individuais nas ruas seja cada vez maior, tais como:

  • aumento da renda média do brasileiro nos últimos anos;
  • péssima qualidade dos transportes coletivos;
  • falta de alternativas de transportes coletivos;
  • crédito facilitado ao consumidor;
  • política histórica de privatização das rodovias; e
  • políticas de incentivo, com a redução de impostos (IPI incidente sobre carros e motocicletas, por exemplo).

O(A) professor(a) deverá discutir com os alunos algumas possíveis soluções para a mobilidade urbana no Brasil, enfatizando que o grande desafio, no que diz respeito a essa questão, passa pelo intenso trânsito de veículos individuais nas grandes e médias cidades brasileiras, e destacando que o investimento para ampliação dos transportes públicos coletivos, tais como metrôs e trens, faz parte das soluções para a mobilidade urbana no Brasil.

Textos baseados nas sugestões de leitura elencadas em “Materiais relacionados”.

O conteúdo presente nestes textos poderá ser trabalhado por meio de aulas expositivas.

6ª Etapa: Sistematização das reflexões

Sugestão de atividade: interpretação da malha ferroviária no Brasil.

Mapa ferroviário do Brasil
Mapa ferroviário do Brasil (Crédito: reprodução/Valec). Acesso em: 22/12/21

O(A) professor(a) deverá projetar o mapa acima, ou acessar on-line o site https://www.valec.gov.br/ferrovias. O mapa exibe toda a malha ferroviária presente no Brasil. Caso a escola possua recursos digitais que permitam que os alunos tenham acesso ao site, eles poderão ampliar e reduzir o mapa, utilizando os ícones das lupas presentes no canto esquerdo inferior do mapa.

A exibição deverá abrir um espaço de diálogo com os alunos, relembrando alguns pontos fundamentais já trabalhados nas etapas anteriores e trazendo as análises para junto de seus territórios. O(A) professor(a) deverá utilizar este momento para analisar com seus alunos a malha ferroviária de sua região. Abaixo elencamos alguns tópicos que podem ser explorados nesta etapa:

  • Ferrovia predominante;
  • Projetos futuros;
  • Produtos transportados; e
  • Existência ou não do transporte de passageiros.

7ª Etapa: Exercícios de fixação – dissertativos

1) (UERJ) Em um esforço que superou as previsões mais ousadas da iniciativa privada, o governo federal anunciou ontem o que chamou de o maior plano de investimentos em transportes da história, envolvendo a concessão de ferrovias e rodovias à iniciativa privada. O setor de ferrovias é o que deve receber o maior volume de investimentos. Serão R$ 91 bilhões em 10 mil quilômetros de novas linhas para criar uma malha que ligue as principais regiões produtoras do país aos maiores portos.

Mapa do investimento no transporte ferroviário no Brasil.

ferrovias brasil

A reportagem aborda o plano de investimentos anunciado em 2012 pelo governo federal. Aponte duas justificativas econômicas para a prioridade dada pelo governo ao setor ferroviário.

Resposta: O sistema de transporte brasileiro encontra-se, atualmente, concentrado nas rodovias, o que é por muitos considerado um erro, visto que esse modal é mais caro e menos eficiente do que as ferrovias, que se mantêm estáveis por um longo período. Dentre as razões que podem justificar a ação do governo federal em investir em ferrovias, podemos citar: custos menores de frete em longas distâncias, menores gastos para mercadorias de baixo preço em relação ao seu volume (sobretudo as matérias-primas), consequente redução dos produtos para o mercado interno e externo e melhor conexão entre pontos distantes, o que é notório no caso do Brasil, que é um país de dimensões continentais.

2) Considere a tabela a seguir que mostra a expansão da Rede Ferroviária no Brasil de 1855 a 1991.

tabela aula
Fonte: “Anuário Estatístico do IBGE”, 1992.

A leitura da tabela e os seus conhecimentos sobre os meios de transportes no Brasil, permitem afirmar que a variação, em km, das ferrovias foi motivada, entre outros fatores, por:

            Resposta: Pelo predomínio crescente das rodovias que, a partir de meados do século XX, tornaram-se o meio de transporte privilegiado pelo processo industrial.

Exercício 1. Disponível em: Mundo Educação.

Acesso em: 12 de dezembro de 2021.

Exercício 2. Disponível em: Gabarita Geo.

Acesso em: 12 de dezembro de 2021.

8ª Etapa: Exercícios de fixação – múltipla escolha

Sugere-se, a aplicação de algumas questões de fixação referentes à temática estudada, que deverão ser corrigidas e comentadas pelo(a) professor(a), a fim de sanar todas as dúvidas existentes.

            1) O transporte ferroviário é uma modalidade de transporte:

a) Aéreo

b) Fluvial

c) Marítimo

d) Terrestre

e) Dutoviário

Resposta: D.

2) Considerado um dos meios de transporte mais antigos, o transporte ferroviário teve seu uso intensificado durante a Primeira Revolução Industrial. Portanto, podemos afirmar que a popularização desse transporte ocorreu:

a) No século XX

b) Entre os séculos XVIII e XIX

c) No século XXI

d) No século X

Resposta: B

3) A matriz de transporte é diversificada, e cada modalidade apresenta pontos positivos e negativos. Marque a alternativa que indica corretamente as principais vantagens do transporte ferroviário.

a) O transporte ferroviário é considerado o meio de transporte mais rápido, sendo a alternativa mais adequada para o deslocamento de passageiros em um curto tempo.

b) A construção de uma via férrea é de baixo custo, podendo ser instalada em qualquer lugar sem que haja adaptações no terreno.

c) Não há necessidade de manutenção dos trilhos, visto que eles são construídos com materiais de alta resistência.

d) O transporte ferroviário é uma excelente alternativa para o transporte de cargas pesadas através de longas distâncias, apresentando custos bem inferiores se comparado com o transporte rodoviário.

Resposta: D

4) Analise as afirmativas sobre o transporte ferroviário e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) O transporte ferroviário é muito utilizado para o transporte de cargas pesadas, como minérios e diversas matérias-primas.

b) A popularização do transporte rodoviário provocou a redução do uso do transporte ferroviário.

c) Um dos principais problemas do transporte ferroviário é a construção de vias férreas em terrenos acidentados.

d) A redução no uso do transporte ferroviário se deve aos altos custos, visto que o transporte aéreo e o rodoviário são bem mais baratos, sobretudo para o transporte de cargas pesadas.

Resposta: D

         5) (PUCC) A linha principal da Ferrovia do Aço destina-se a ligar:

a) Belo Horizonte ao Rio de Janeiro

b) São Paulo ao Rio de Janeiro

c) Belo Horizonte ao Espírito Santo

d) Belo Horizonte a São Paulo

e) Brasília a Belo Horizonte      

Resposta: D

6) (PUC Minas) O Setor de Transporte no Brasil: Segundo o IBGE, em 1991 o Brasil possuía 1 661 849 quilômetros de rodovias contra 30 177 quilômetros de ferrovias. Essa opção pelo rodoviarismo é explicada pelos seguintes fatores, exceto

a) As dimensões continentais do país aconselham o uso do transporte rodoviário, que consome menor quantidade de energia por volume.

b) Os ônibus, os caminhões e os automóveis particulares apresentam a vantagem da mobilidade e versatilidade, o que não se verifica nas ferrovias.

c) O rodoviarismo é insubstituível em trajetos de curta distância, já que é inviável a construção de estações ferroviárias e portos muito próximos uns dos outros.

d) Os portos brasileiros e a navegação de cabotagem estão obsoletos e falta uma cultura de utilização desse meio de transporte no país.

Resposta: A

         7) (TJ-SC – 2011) Uma rede de transportes ampla e organizada é essencial para o desenvolvimento de um país pois, reduz o preço final das mercadorias e aumenta a competitividade de um país no comércio global.

Sobre a rede de transportes do Brasil, assinale as proposições corretas:

I – O Brasil é um dos únicos países de grande extensão territorial, onde o transporte rodoviário é responsável por mais da metade das cargas transportadas e quase a totalidade dos passageiros. Isto onera o preço dos produtos e não promove a integração regional. É o “Custo Brasil”.

II – O traçado das ferrovias brasileiras indica uma preocupação governamental no sentido de promover a integração do território nacional, atingindo áreas longínquas do interior do país.

III – No Brasil, nos últimos anos, houve um investimento maciço em hidrovias, em função do Mercosul, embora, o custo do transporte fluvial supere o do transporte ferroviário.

IV – Após um longo período de estagnação e relativo abandono, o governo federal passa a adotar, com a crise do petróleo, uma política de valorização do transporte de cabotagem para vencer as grandes distâncias do país.

V – Os principais produtos transportados pelas ferrovias no Brasil são minérios, soja e café.

Estão corretas as proposições:

a) I e V

b) I, II e IV

c) II e IV

d) II, III, IV e V

e) Todas as proposições estão incorretas.

Resposta: A

8) As ferrovias no Brasil estão geograficamente concentradas:

a) na região Nordeste, como resultado das políticas coloniais de transportes das commodities aqui cultivadas pela metrópole.

b) na região Sudeste, em razão das estruturas instaladas no auge da economia cafeeira.

c) no Centro-Oeste, como uma obra de promoção da política da Marcha para o Oeste.

d) no Sul, para atender os interesses das oligarquias gaúchas.

e) em todo o litoral, como herança da concentração populacional nessa faixa do país.

Resposta: B

9) (PUCC) A linha principal da Ferrovia do Aço destina-se a ligar:

a) Belo Horizonte ao Rio de Janeiro.

b) São Paulo ao Rio de Janeiro.

c) Belo Horizonte ao Espírito Santo.

d) Belo Horizonte a São Paulo.

e) Brasília a Belo Horizonte.

Resposta: D

10) A grande importância da Estrada de Ferro Vitória – Minas está ligada:

a) ao transporte de minério de ferro extraído do Quadrilátero Ferrífero;

b) ao escoamento da maior parte da produção agrícola de Minas Gerais;

c) à grande extensão de sua linha, permitindo a penetração ao interior de Minas Gerais;

d) ao transporte de gado proveniente do Triângulo Mineiro até os frigoríficos localizados nos grandes centros consumidores;

e) ao escoamento dos produtos oriundos do parque industrial mineiro.

Resposta: A

11) (UNIMEP) A partir de 1860 e até 1879, houve a chamada expansão e evolução do sistema paulista de transportes. Tal evolução se deve à expansão cafeeira. Nesse sentido, os transportes que ganharam primazia foram, naturalmente:

a) os marítimos

b) os rodoviários

c) as ferrovias

d) os transportes aéreos

e) os transportes fluviais

Resposta: C

12) (MED. – Santos) O desenvolvimento da malha ferroviária no estado de São Paulo, voltada para o litoral, com marcante afunilamento deve-se:

a) à boa situação geográfica de Santos, que atraiu as ferrovias;

b) ao tipo de produção agrícola voltada para a exportação implantada no Estado;

c) à situação geográfica da capital paulista, próxima ao litoral;

d) aos problemas geográficos representados pela movimentação orogênica do planalto;

e) aos incentivos estatais.

Resposta: B

Exercícios 1 ao 5. Disponíveis em: Brasil Escola

Acesso em: 12 de dezembro de 2021.

Exercício 6. Disponível em: Suporte Geográfico.

Acesso em: 12 de dezembro de 2021.

Exercício 7. Disponível em: Q Concursos.

Acesso em: 12 de dezembro de 2021.

Exercício 8. Disponível em: Mundo Educação.

Acesso em: 12 de dezembro de 2021.

Exercícios 9 ao 12. Disponíveis em: Aulas e Exercícios de Geografia.

Acesso em: 12 de dezembro de 2021.

Materiais Relacionados

O (A) professor (a) poderá recordar os conceitos fundamentais, utilizando os seguintes sites:

● MATIAS, Átila. Mobilidade urbana no Brasil (Brasil Escola).

Acesso em: 18 de dezembro de 2021.

Principais tipos de transporte (Meios de transporte Info).

Acesso em: 20 de dezembro de 2021.

Tipos de carga (Brasil Ferroviário).

Acesso em: 20 de dezembro de 2021.

Carga tradicional (Brasil Ferroviário).

Acesso em: 20 de dezembro de 2021.

Passageiro (humanos). Brasil Ferroviário.

Acesso em: 20 de dezembro de 2021.

Irineu Evangelista de Souza (Multirio).

Acesso em: 18 de dezembro de 2021.

Transportes no Brasil (Mundo Educação).

Acesso em: 21 de dezembro de 2021.

Quais são os projetos de ferrovias no brasil em andamento? (Massa).

Acesso em: 21 de dezembro de 2021.

4 momentos que contam a história da destruição das ferrovias no Brasil (UOL Economia).

Acesso em: 22 de dezembro de 2021.

Transporte ferroviário no Brasil (Brasil Escola).

Acesso em: 22 de dezembro de 2021.

Por que o Brasil não investe em ferrovias? E por que deveria investir.

Acesso em: 22 de dezembro de 2021.

O(A) professor(a) poderá, ainda, aprofundar o conteúdo utilizando os seguintes materiais:

SILVA, Júlio César Lázaro da. A estratégia brasileira de privilegiar as rodovias em detrimento das ferrovias (Brasil Escola).

Acesso em 19 de dezembro de 2021.

Márcio Rogério. A importância econômica das ferrovias para o Brasil. Revista dos Transportes Públicos – ANTP – Ano 24 – 2002 – 2º trimestre.

Acesso em: 19 de dezembro de 2021.

KONISHI, Fabio; COLAVITE, Alessandro Serrano. A matriz do transporte no Brasil: uma análise comparativa para a competitividade.

Acesso em 19 de dezembro de 2021.

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