Conteúdos

Este roteiro de estudos visa apoiar o processo de compreensão do que são as monções e sua formação, além de apresentar as características que diferem as monções de verão das monções de inverno. Possibilita, também, conhecer os impactos causados pelas monções, evidenciando a importância e as suas consequências ambientais, sociais e econômicas. Além de apresentar os países asiáticos com maior presença das monções, o roteiro de estudos também traz informações acerca da distinção da intensidade das monções de acordo com cada país atingido. Sugere, por fim, a síntese do roteiro de estudos com a proposta de uma redação com o tema “Mudanças climáticas: as monções e suas consequências naturais, sociais e econômicas”, além dos exercícios de fixação, por meio da resolução de questões.

• Introdução: propriedades atmosféricas importantes.
• Definição: o que são monções?
• Monções continentais e monções marítimas: como se formam as monções de inverno e de verão?
• Impactos: a importância e as consequências das monções.
• Monções asiáticas.

Objetivos

• Aprender a definição de monções;
• Compreender o processo de formação das monções;
• Entender as características que diferem as monções de verão das monções de inverno;
• Conhecer os impactos causados pelas monções, evidenciando a importância e as consequências ambientais, sociais e econômicas;
• Conhecer os países asiáticos com maior presença das monções;
• Diferenciar a intensidade das monções, de acordo com cada região e/ou país atingido; e
• Realizar a síntese do roteiro de atividade, por meio da elaboração de uma redação dissertativa, bem como dos exercícios de fixação.

Estude também:

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Estudar em casa: o que é um ciclone?

Palavras-chave:

Monções. Ásia. Ventos sazonais. Monções de verão. Monções de inverno. Fenômeno climático. Monções continentais. Monções marítimas. Mudanças Climáticas.

Proposta de estudo:

Este roteiro de estudos tem por objetivo auxiliar o estudante no processo de aprendizado, para além do ambiente escolar. Com o intuito de facilitar esse processo, as etapas subsequentes são compostas de vídeos, textos-base, questões norteadoras e atividades relacionadas à temática apresentada.
As etapas desenvolvidas neste roteiro de estudos, assim como, as questões norteadoras e as subquestões que advêm delas, foram elaboradas para contribuir com a melhor compreensão do tema em questão.

Deste modo, orientamos que seja feita a leitura integral deste roteiro de estudo, sempre buscando as respostas para cada uma das perguntas que foram elaboradas. Orientamos, também, que todas as dúvidas sejam anotadas e brevemente sanadas, por meio de pesquisas on-line. Para melhor compreensão dos conteúdos desenvolvidos no roteiro, sugerimos que, depois de cada etapa, seja elaborado um parágrafo resumindo seu entendimento, sempre com destaque para os principais conceitos estudados.

1ª Etapa: Introdução ꟷ propriedades atmosféricas importantes

I) Leia atentamente os textos abaixo.

Clima de monções. Prepara ENEM
Acesso em: 14.10.2021.

Fatores que influenciam o clima. Prepara ENEM
Acesso em: 14.10.2021.

Elementos Atmosféricos. Prepara ENEM
Acesso em: 14.10.2021.

Pressão atmosférica e o clima. Prepara ENEM
Acesso em: 14.10.2021.

II) Para compreender o que causa as monções, precisamos relembrar algumas propriedades atmosféricas. Anote em seu caderno os três pontos em destaque abaixo.

• AR: se deslocar das áreas de maior pressão atmosférica para as áreas de menor pressão;

• ÁGUA: leva mais tempo para aquecer ou resfriar do que as superfícies continentais, em razão de seu calor específico; e

• AR QUENTE E AR FRIO: o ar frio é mais denso e desce e o ar quente é menos denso e sobe. Essa diferença gera a movimentação atmosférica e, muitas vezes, o deslocamento das massas de ar.

2ª Etapa: Definição ꟷ o que são monções?

I) Depois de ler atentamente os textos e assistir aos vídeos abaixo, destaque as seguintes informações:

a) Qual o significado da palavra monções?
b) De acordo com os textos, o que são as monções?
c) Sabemos que, no fenômeno das monções, os ventos mudam de direção de acordo com as estações do ano. Explique.
d) Em qual época do ano as monções levam o ar úmido do oceano para o continente? Como essas monções são nomeadas?
e) Em qual época do ano as monções levam o ar seco da terra para o mar? Como essas monções são nomeadas?
f) As monções acontecem em aproximadamente quantos % da área tropical do planeta?
g) Quais são as regiões onde os efeitos das monções são mais visíveis?
h) Por que o fenômeno das monções ocorre na Ásia e no norte da Austrália?
i) Quais outras regiões do mundo apresentam comportamento parecido com o das monções?
j) A que fenômeno a combinação entre as monções e o relevo asiático dá origem?

Monções. Priberam Dicionário
Acesso em: 14.10.2021.

O que são monções? Super Interessante
Acesso em: 14.10.2021.

Monções. Info Escola
Acesso em: 14.10.2021.

Clima de Monções – Videoaula. YouTube
Acesso em: 14.10.2021.

Entenda o que são as Monções. YouTube
Acesso em: 14.10.2021.

Monções – Ásia. YouTube
Acesso em: 14.10.2021.

II) Sistematize suas reflexões realizando os exercícios abaixo.

1) Considere as afirmativas sobre o clima de Monções.
I – É um clima característico do sudeste da Ásia.
II – Fatores como a altitude e a continentalidade da região estão associados a origem do clima.
III – É um clima que ocorre no verão do hemisfério Sul no sudeste asiático.

Quais estão corretas?
a) Apenas afirmativa I.
b) Apenas afirmativa II.
c) Apenas afirmativa III.
d) Afirmativas I e II.
e) Afirmativas II e III.

2) (Adaptado) A concentração das chuvas em alguns meses do ano, no sudeste asiático, é causada:
a) pelo degelo da neve da cordilheira do Himalaia.
b) pelas monções
c) pelas altas temperaturas que provocam intensa evaporação.
d) pela alternância entre massas equatoriais e polares na região.

3) No que diz respeito ao clima de monções, sabemos que os ventos de monções caracterizam-se pela variação de sua direção de acordo com a mudança das estações do ano. A relação correta entre o clima e a direção dos ventos se dá da seguinte maneira:
a) No verão os ventos vão do oceano para o continente e no inverno os ventos vão do continente para o oceano.
b) No Inverno os ventos vão do oceano para o continente e no verão os ventos vão do continente para o oceano.
c) No verão os ventos vão do oceano para o continente e no inverno fazem o mesmo trajeto.
d) No verão os ventos vão do continente para o oceano e no inverno fazem o mesmo trajeto.

4) Leia as afirmativas a seguir:
I. Monções são ventos periódicos que acontecem no sudeste asiático em decorrência da maritimidade e continentalidade comum na região.
II. As monções favorecem a plantação do arroz, principal produto alimentício da região meridional da Ásia.

Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.

Gabarito:
1) d.
2) b.
3) a.
4) a.

Os exercícios podem ser encontrados nos links a seguir:

Exercícios 1 e 2
Acesso em 15.10.2021.

Exercício 3
Acesso em 17.10.2021.

Exercício 4
Acesso em 15.10.2021.

3ª Etapa: Monções continentais e monções marítimas ꟷ como se formam as monções de inverno e de verão?

I) Assista aos vídeos e leia os textos abaixo, buscando as informações de acordo com o roteiro de leitura:

a) Como surgem as monções?
b) Explique o que são e o processo de surgimento das monções marítimas.
c) Explique o que são e o processo de surgimento das monções continentais.
d) Diferencie as monções continentais das monções marítimas.
e) As monções de inverno também são conhecidas como?
f) As monções de verão também são conhecidas como?

Monções. Brasil Escola
Acesso em: 14.10.2021.

Clima de monções. Prepara ENEM
Acesso em: 14.10.2021.

Monções. Britannica Escola
Acesso em: 14.10.2021.

Clima monçônico. Info Escola
Acesso em: 14.10.2021.

Saiba o que é chuva de monções. Climatempo
Acesso em: 14.10.2021.

O que são as monções indianas? YouTube
Acesso em: 14.10.2021.

Monções – o que são? onde atuam? YouTube
Acesso em: 14.10.2021.

II) Observe as imagens a seguir, sobre as monções de inverno e verão.

monções

III) Análise e síntese de informações.

Após ter concluído todas as etapas anteriores, sintetize as informações aprendidas nesta etapa do roteiro de estudos, descrevendo com suas palavras o que são as monções de inverno e as monções de verão, bem como suas características.

4ª Etapa: Impactos ꟷ a importância e as consequências das monções

I) Leia atentamente os textos e assista aos vídeos a seguir

Monções. Brasil Escola
Acesso em: 14.10.2021.

Monções. Britannica Escola
Acesso em: 14.10.2021.

Ventos de monções. Mundo Educação
Acesso em: 14.10.2021.

Clima monçônico. Info Escola
Acesso em: 14.10.2021.

As monções e os desastres na Ásia – Ricardo Marcílio. YouTube
Acesso em: 14.10.2021.

II) Responda às questões abaixo, de acordo com os conhecimentos apreendidos nas leituras anteriores

a) Podemos afirmar que as monções geram impactos positivos e negativos? Por quê?
b) Cite exemplos que demostrem a importância das monções.
c) Aponte exemplos que demostrem algumas das consequências ambientais das monções.
d) Aponte exemplos que demostrem algumas das consequências econômicas das monções.
e) Aponte o continente e as atividades econômicas mais afetadas por esse fenômeno.

III) Exercício de síntese

Baseando-se em tudo que foi exposto até aqui, escreva uma síntese – de aproximadamente 15 linhas – dos principais pontos abordados nesta etapa. Para facilitar o processo de escrita, pode-se optar por dividi-la em dois momentos, sendo que na primeira parte deve-se destacar as consequências advindas das monções, e na segunda parte deve-se concluir, evidenciando qual a importância desse fenômeno para as regiões atingidas, tanto no que diz respeito à população, quanto à economia.

5ª Etapa: Monções asiáticas

I) Faça a leitura dos textos e assista aos vídeos abaixo.

Monções Asiáticas. Quero viajar mais
Acesso em: 14.10.2021.

Guia completo das monções na Ásia. Eduardo & Mônica
Acesso em: 14.10.2021.

Ásia Meridional – Monções – Geografia – Continente Asiático. YouTube
Acesso em: 14.10.2021.

Monções Asiáticas. YouTube
Acesso em: 14.10.2021.

GEOGRAFIA/Ásia – Monções Asiáticas. YouTube
Acesso em: 14.10.2021.

II) Sistematize as informações extraídas dos vídeos e dos textos, respondendo às questões abaixo.

a) Em quais países ocorrem as monções asiáticas?
b) Qual o período, a intensidade e as consequências das monções na Tailândia?
c) Qual o período, a intensidade e as consequências das monções na Malásia?
d) Qual o período, a intensidade e as consequências das monções na Indonésia?
e) Qual o período, a intensidade e as consequências das monções nas Filipinas?
f) Qual o período, a intensidade e as consequências das monções no Camboja?
g) Qual o período, a intensidade e as consequências das monções na Índia?
h) Qual o período, a intensidade e as consequências das monções na China?
i) Qual o período, a intensidade e as consequências das monções no Nepal?
j) Qual é a estação do ano em que acontecem com maior predominância as monções asiáticas?
k) Quais são os meses de maior concentração das monções asiáticas?
l) O clima de monções é um tipo de clima tropical que se manifesta de maneira mais visível em quais regiões asiáticas?

III) Cheque seus conhecimentos realizando os exercícios abaixo.

1) O sudeste asiático é uma região da Ásia que tem como clima predominante um dos climas mais úmidos do mundo com grandes quantidades de chuva no verão. Indique a alternativa que apresenta o nome desse clima:
a) equatorial
b) tropical
c) temperado
d) polar
e) tropical monçônico

2) País localizado na Ásia das Monções, mais especificamente no Sul Asiático, caracteriza-se por ser o maior produtor agrícola da área, mas, ainda assim, tem que importar alimentos devido a sua numerosa população. Atualmente observa-se nesse país um elevado crescimento industrial, investimentos na educação e em tecnologias avançadas; é considerado uma das futuras potências mundiais, embora apresente desigualdades sócio econômicas internas.
SUL DA ÁSIA (Atlas Geográfico. 1998. Adaptado.)
O país citado no texto é:
a) Nepal.
b) China.
c) Índia.
d) Bangladesh.

3) A concentração das chuvas em alguns meses do ano, em Bombaim, é causada:
a) pelo degelo da neve do Himalaia.
b) pelas monções de verão, vindas do Oceano Índico.
c) pelas fortes temperaturas que provocam intensa evaporação.
d) pela alternância entre massas equatoriais e polares na região.
e) pela escarpa oriental do Planalto de Decã junto ao litoral, que facilita a precipitação pluvial.

4) Milhares de pessoas chegam anualmente a Benares para purificar seu espírito nas águas do rio sagrado. Durante as cheias, suas águas depositam grande quantidade de limo nas margens, fazendo com que as terras cortadas pelo rio sagrado sejam talvez, as mais férteis do mundo, concentrando-se aí cerca de 150 milhões de pessoas cuja maioria vive de agricultura e, portanto, do benefício direto e indireto do sagrado rio.

Entre as alternativas abaixo, o texto melhor se aplica ao rio e ao país:
a) Tigre, Irã.
b) Ganges, Índia.
c) Meckong, Vietnã.
d) Eufrates, Iraque.
e) Indo, Paquistão.

Gabarito:
1) e.
2) c.
3) e.
4) b.

Os exercícios podem ser encontrados nos links a seguir:

Exercícios 1 e 2
Acesso em 16.10.2021.

Exercícios 3 e 4
Acesso em 16.10.2021.

6ª Etapa: Redação dissertativa

A redação dissertativa é um exercício argumentativo que contribuirá para o desenvolvimento de uma melhor compreensão do tema deste roteiro de estudos. Tem o intuito, ainda, de estimular as reflexões e conexões com temas transversais que também foram abordados e/ou que fazem parte do contexto social, político e econômico.

A partir das leituras feitas neste roteiro, escreva uma redação dissertativa que explore o tema
“Mudanças climáticas: As monções e suas consequências naturais, sociais e econômicas”.

Dicas de leitura:
Um milhão de anos de dados confirmam: monções provavelmente vão ficar piores. Estadão Internacional
Acesso em: 17.10.2021.

Monções trazem reflexos sociais e econômicos para a Ásia. Globo Educação
Acesso em: 17.10.2021.

Mudança climática está tornando as temporadas de monções indianas mais caóticas. Ecodebate
Acesso em: 17.10.2021.

Ao menos 115 mortos e dezenas de desaparecidos por chuvas de monção na Índia. UOL Notícias
Acesso em: 17.10.2021.

7ª Etapa: Exercícios de fixação

1) (Unemat) Este fenômeno climático atinge todo o sul, sudeste e leste da Ásia, entre o sul da Índia e o sul do Japão. Caracteriza-se por, no verão, os ventos soprarem no sentido do Índico para a Ásia e, no inverno, soprarem da Ásia para o Índico. É responsável pelo regime geral de chuvas daquela porção do planeta e influencia fortemente as práticas agrícolas dos países em que ocorre. O fenômeno climático acima descrito denomina-se:
a) Monções
b) Transumância
c) Inversão Térmica
d) Força de Coriollis
e) Chuvas orográficas

2) (UERN) As figuras a seguir representam tipos climáticos predominantes no Sul e no Sudeste asiático. As imagens retratam monções de:

a) verão (chuvosa) e de inverno (seca).
b) verão (seca) e de inverno (chuvosa).
c) inverno (chuvosa) e de verão (seca).
d) inverno (seca) e de verão (chuvosa).

3) Massas de ar úmido vindas do oceano resultam na formação de nuvens, que se precipitam na forma de tempestades durante quase todo o ano no verão. O país que apresenta os maiores índices de chuva de todos os tempos e consequentemente é um dos mais afetados pelas monções é:
a) China
b) Arábia Saudita
c) Índia
d) Indonésia
d) Tailândia

4) Ao longo do inverno, o ar úmido concentrado no continente desloca-se em direção ao oceano. Assim, a umidade do continente diminui, resultando em um longo período de seca. Esse fenômeno refere-se à(às):
a) Chuva orográfica
b) Inversão térmica
c) Monção marítima
d) Monção continental
e) Massas de ar

5) (PUC-RJ 2018) Em relação às características do clima de monções do sul da Ásia, marque a única afirmação correta a seguir:
a) As chuvas são sazonais e mudam, significativamente, a vida econômica da região.
b) As precipitações regulares e intensas durante todo o ano mantêm as planícies aráveis.
c) O período de inundações é muito quente e provoca grandes perdas agrícolas.
d) Os invernos chuvosos são provocados pelas correntes úmidas vindas do mar.
e) Os verões secos ampliam a estiagem em meio a elevadas temperaturas.

6) (GV) Ventos que sopram de Outubro a Março do continente para o oceano, e no sentido contrário de abril a setembro, carregados de umidade, marcam, de forma contrastante, o regime de chuvas:
a) no trecho equatorial da América do Sul;
b) na costa ocidental da África;
c) no litoral do Pacífico, América do Norte;
d) no Atlântico Norte, entre EUA e Canadá;
e) na Ásia de Sudeste.

7) (OSEC) As áreas monçônicas caracterizam-se por:
a) apresentarem duas estações, uma seca e outra chuvosa, correspondendo respectivamente ao verão e ao inverno;
b) serem permanentemente chuvosas, com totais pluviométricos inferiores a 1 500 mm;
c) apresentarem estação seca correspondente ao inverno astronômico;
d) apresentarem estação chuvosa correspondente ao inverno astronômico;
e) serem permanentemente chuvosas, com totais pluviométricos superiores a 1 500 mm.

8) O clima árido e semiárido ocorre nas seguintes regiões da Ásia, exceto:
a) Península Arábica
b) Oriente Médio
c) Noroeste da China
d) Magreb

9) (UEFS BA/2013)

A disposição das terras emersas asiáticas e a localização do oceano Índico geram uma circulação atmosférica singular.
Sobre essa circulação, é correto afirmar:
a) Os centros de baixa pressão, no verão, são encontrados no oceano Índico.
b) A dinâmica sazonal das monções caracteriza o clima tropical de toda a Ásia Ocidental.
c) O deslocamento da zona de convergência intertropical, durante o inverno, é o que distingue a circulação atmosférica, na vasta área das monções.
d) O regime das monções está associado aos centros de baixa pressão atmosférica, que se alternam sazonalmente entre o oceano e o continente.
e) O oceano Índico funciona, no verão do Hemisfério Norte, como um reservatório de calor, e suas águas ficam mais aquecidas que a massa de terras localizada ao sul.

10) (SANTA CASA/2020)

As informações representadas no mapa indicam a:
a) influência da continentalidade na Ásia.
b) atuação da zona de convergência intertropical.
c) formação das chuvas de monções.
d) interferência do aquecimento global na Ásia.
e) mudança climática provocada pelo El Niño.

Gabarito:
1) a.
2) d.
3) c.
4) d.
5) a.
6) e.
7) c.
8) d.
9) d.
10) c.

Os exercícios de fixação podem ser encontrados nos links a seguir:

Exercícios 1, 2, 3 e 4
Acesso em 17.10.2021.

Exercício 5
Acesso em 17.10.2021.

Exercícios 6 e 7
Acesso em 17.10.2021.

Exercício 8
Acesso em 17.10.2021.

Exercícios 9 e 10
Acesso em 17.10.2021.

Roteiro de Estudos elaborado pela profª Drª Thaylizze Goes Nunes Pereira
Coordenação pedagógica: prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge

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