Conteúdos
Este roteiro de estudos aborda as seis funções da linguagem, trazendo sua definição e informações sobre de que maneira cada uma delas aparece na construção de textos em língua portuguesa. Ao final, são apresentadas algumas propostas para fixação do conteúdo.
Objetivos
- Entender o que são as funções da linguagem; e
- Compreender cada uma das funções da linguagem e de que forma elas aparecem na construção de textos em língua portuguesa.
Conteúdos / Objetos do conhecimento:
- O que são as funções da linguagem?;
- As seis funções da linguagem;
- Relação das funções da linguagem com os elementos da comunicação; e
- Propostas para fixação do conteúdo.
Palavras-chave:
Língua portuguesa. Funções da linguagem.
Proposta de trabalho:
Este roteiro de estudos busca fornecer aos alunos conhecimento sólido sobre as seis funções da linguagem.
Bons estudos.
1ª Etapa: O que são as funções da linguagem?
Antes de mergulharmos nas especificidades de cada função, é essencial compreender o conceito geral das funções da linguagem. Elas representam diferentes maneiras pelas quais a linguagem é utilizada na comunicação, destacando-se por suas características e objetivos específicos.
São seis as principais funções da linguagem:
- Referencial ou denotativa;
- Emotiva ou expressiva;
- Poética;
- Fática;
- Conativa ou apelativa; e
- Metalinguística.
Para saber mais sobre as seis funções da linguagem, assista aos vídeos:
Funções da linguagem – Toda matéria.
Acesso em: 24 de fevereiro de 2024.
As 6 funções da linguagem – Curso Enem gratuito.
Acesso em: 24 de fevereiro de 2024.
Funções da linguagem – Português com Letícia.
Acesso em: 24 de fevereiro de 2024.
Funções da linguagem – Descomplica.
Acesso em: 24 de fevereiro de 2024.
2ª Etapa: As seis funções da linguagem
Função referencial ou denotativa
A função referencial, também conhecida como denotativa, está centrada na transmissão objetiva de informações. Nessa modalidade, a linguagem busca representar o mundo de maneira direta e objetiva, sem influência das emoções do emissor. Exemplos frequentes incluem textos jornalísticos, científicos e didáticos.
Exemplo: A água ferve a 100 graus Celsius.
Função emotiva ou expressiva
A função emotiva, por sua vez, é mais subjetiva e está associada à expressão dos sentimentos e emoções do emissor. Textos que se enquadram nessa função frequentemente revelam opiniões, estados de ânimo e experiências pessoais, destacando-se em gêneros como poesia, cartas pessoais e diários.
Exemplo: Estou tão feliz por ter conquistado essa vitória!
Função poética
A função poética da linguagem tem como foco a forma estética e a construção artística das palavras. Aqui, a linguagem é utilizada de maneira criativa, buscando proporcionar prazer estético ao receptor. A poesia é um exemplo claro dessa função, assim como algumas formas literárias e publicitárias que valorizam a expressão artística.
Exemplo: As folhas dançavam ao vento, como poesia escrita pelo movimento da natureza.
Função fática
A função fática está centrada no estabelecimento e manutenção do canal de comunicação. Seu objetivo é verificar se a mensagem está sendo entendida e se a comunicação está ocorrendo de maneira eficaz. Frases como “Você está me ouvindo?” ou “Alô, tem alguém aí?” exemplificam a função fática, comum em diálogos telefônicos.
Exemplo: Alô, você está me ouvindo?
Função conativa ou apelativa
A função conativa, também chamada de apelativa, concentra-se na influência e persuasão do receptor. Mensagens que buscam convencer, chamar a ação ou influenciar o comportamento do interlocutor estão inseridas nessa função. Exemplos incluem discursos políticos, propagandas e textos publicitários.
Exemplo: Não perca a oportunidade, adquira já o seu!
Função metalinguística
Por fim, a função metalinguística tem como objetivo esclarecer e definir os códigos utilizados na comunicação. Quando uma palavra é definida dentro de um texto ou quando se explica o significado de uma expressão, estamos diante da função metalinguística. Glossários, dicionários e textos explicativos são exemplos comuns dessa função.
Exemplo: O termo “onomatopeia” é usado para descrever palavras que imitam sons naturais, como “clic” ou “zum-zum”.
3ª Etapa: Relação das funções da linguagem com os elementos da comunicação
As funções da linguagem estão intrinsecamente ligadas aos elementos essenciais do processo comunicativo. Vejamos:
- Emissor (remetente):
- Função referencial: transmitindo informações objetivas.
- Função emotiva: expressando sentimentos e emoções pessoais.
- Função conativa: buscando influenciar ou persuadir o receptor.
- Receptor (destinatário):
- Função referencial: recebendo informações objetivas.
- Função emotiva: compreendendo e reagindo às emoções expressas.
- Função conativa: sendo alvo da tentativa de influência ou persuasão.
- Mensagem:
- Função referencial: contendo dados e informações objetivas.
- Função emotiva: transmitindo emoções e sentimentos.
- Função poética: destacando a estética e a forma artística.
- Canal:
- Função fática: verificando a eficácia da comunicação.
- Função metalinguística: esclarecendo o significado dos códigos utilizados.
- Código:
- Função metalinguística: definindo e esclarecendo os termos utilizados.
- Contexto:
- Todas as funções estão contextualizadas de acordo com a situação e o propósito comunicativo.
Observar a interconexão entre as funções da linguagem e os elementos da comunicação é essencial para compreender a complexidade e a riqueza da linguagem como meio de expressão e cognição no processo comunicativo.
4ª Etapa: Propostas para fixação do conteúdo
- Identifique as funções da linguagem em textos diversos.
- Analise como as funções se entrelaçam em diferentes gêneros textuais.
- Pratique a criação de textos, explorando cada função individualmente.
- Busque exemplos contemporâneos que ilustrem cada função.
- Explore obras literárias e poéticas para entender a função poética em profundidade.
Seguir as propostas listadas acima te auxiliará na compreensão de como aplicar as seis funções da linguagem, aprimorando suas habilidades de leitura, escrita e análise textual.
Bons estudos!
Roteiro de estudos elaborado pela professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação pedagógica prof.ª dr.ª Aline Monge.