Conteúdos
● Conjunciones (conjunções).
Objetivos
● Compreender a importância das conjunciones na língua espanhola;
● Aprender como utilizar as conjunciones na leitura e na produção de textos em espanhol.
Palavras-Chave:
Espanhol. Conjunciones. Conjunções.
Proposta de Trabalho:
A princípio, trataremos das conjunções na língua espanhola. Na sequência, veremos as conjunciones coordinantes e subordinantes, abordando seus usos, significados e funções. Para finalizar, veremos alguns exercícios sobre o assunto.
1ª Etapa: O que são as conjunciones?
As conjunciones são palavras invariáveis que têm a função de fazer ligações entre palavras ou orações. Essas ligações estabelecem relações entre os termos, que podem ser de diversas naturezas, como por exemplo equiparação, dependência ou hierarquia.
As conjunciones são classificadas em:
a) conjunciones coordinantes; e
b) conjunciones subordinantes.
2ª Etapa: Conjunciones coordinantes
As conjunciones coordinantes são aquelas que ligam palavras ou orações que estão relacionadas de forma horizontal, ou seja, têm o mesmo nível de importância. Tal horizontalidade pode ser verificada com a alteração da ordem das orações, ficando mantido o sentido.
Por exemplo, a oração “Maria va a trabajar y Juan se queda en casa”, pode ser invertida para “Juan se queda en y Maria va a trabalhar”, sem que haja nenhuma alteração semântica.
As conjunciones coordinantes subdividem-se em:
a) adversativas – ligam palavras ou orações que se contrapõem entre si.
Vejamos no quadro abaixo algumas das conjunciones coordinantes adversativas mais utilizadas, acompanhadas de sua correspondência semântica e de um exemplo de uso:
Conjunciones coordinantes adversativas |
Correspondência semântica |
Exemplo |
|
|
|
aunque |
ainda que/mesmo que |
Voy a nadar, aunque haga frío. |
no obstante |
no entanto/porém |
Él estaba muy cansado, no obstante, terminó todo el trabajo. |
no solo… sino también |
não só… mas também |
No solo ella lo sabía, sino también todas sus amigas. |
pero |
mas |
Hace frío, pero voy a nadar. |
sino |
senão/mas sim/exceto |
No voy a nadar, sino mirar la piscina. |
sin embargo |
no entanto/porém |
Se esforzó mucho, sin embargo, eso no fue suficiente. |
b) copulativas – relacionam termos ou orações que representam ideias semelhantes, estabelecendo uma relação de adição.
Vejamos no quadro abaixo algumas das conjunciones coordinantes copulativas mais utilizadas, acompanhadas de sua correspondência semântica e de um exemplo de uso:
Conjunciones coordinantes copulativas |
Correspondência semântica |
Exemplo |
|
|
|
así… como/tanto… como/tanto… cuanto |
tanto… quanto |
Le daba igual tanto la camisa roja cuanto la verde. |
ni |
nem |
No quiero pan ni queso. |
ni… ni |
nem… nem |
Ni rojo, ni morado; prefiero verde. |
no solo… sino también |
não só… mas também |
No solo quiero queso sino también pan. |
y/e |
e |
Hijos y padres participaron de la fiesta. |
c) distributivas – ligam palavras ou orações que representam diferenças temporais, lógicas, espaciais ou de qualquer outra natureza.
Vejamos no quadro abaixo algumas das conjunciones coordinantes distributivas mais utilizadas, acompanhadas de sua correspondência semântica e de um exemplo de uso:
Conjunciones coordinantes distributivas |
Correspondência semântica |
Exemplo |
|
|
|
bien… bien |
ou… ou |
Bien para mí, bien para tu hermano, tendrás que contarlo todo. |
ora… ora |
ora… ora |
Ora por una cosa, ora por otra, nunca consigo estudiar. |
sea… sea |
seja… seja |
Tienes que pagar sea con dinero, sea con tarjeta de |
uno… outro |
um… outro |
Uno para mí, otro para tí. |
ya… ya |
seja… seja |
Ya en tren, ya en autobús, iremos igual. |
d) disyuntivas – relacionam termos ou orações que expressam ideias opostas, estabelecendo uma relação de exclusão.
Vejamos no quadro abaixo algumas das conjunciones coordinantes disyuntivas mais utilizadas, acompanhadas de sua correspondência semântica e de um exemplo de uso:
Conjunciones coordinantes disyuntivas |
Correspondência semântica |
Exemplo |
|
|
|
o |
ou |
Hay que tener dos o tres alumnos. |
u |
ou |
Conocí siete u ocho países. |
e) explicativas – ligam palavras ou orações, estabelecendo relações de explicação entre elas.
Vejamos no quadro abaixo algumas das conjunciones coordinantes explicativas mais utilizadas, acompanhadas de sua correspondência semântica e de um exemplo de uso:
Conjunciones coordinantes explicativas |
Correspondência semântica |
Exemplo |
|
|
|
es decir |
quer dizer |
Los hombres somos omnívoros, es decir, comemos de todo. |
esto es |
isto é |
Se fue al otro mundo, esto es, se murió. |
mejor dicho |
melhor dito/aliás |
O mejor dicho, cuando no lo vea. |
o sea |
ou seja |
No tengo dinero suficiente, o sea, no voy al restaurante. |
3ª Etapa: Conjunciones subordinantes
As conjunciones subordinantes são aquelas que ligam palavras ou orações que estão ligadas de forma interdependente, ou seja, o sentido de cada uma delas precisa da outra para estar completo.
Por exemplo, na oração “No estaba yendo a la escuela por estar enfermo”, uma oração precisa da outra para passar a mensagem completa e a inversão das orações causaria uma completa perda de sentido.
As conjunciones subordinantes subdividem-se em:
a) causales – relacionam termos ou orações, expressando a causa, o motivo, da ação descrita pelo verbo da oração principal.
Vejamos no quadro abaixo algumas das conjunciones subordinantes causales mais utilizadas, acompanhadas de sua correspondência semântica e de um exemplo de uso:
Conjunciones subordinantes causales |
Correspondência semântica |
Exemplo |
|
|
|
a causa de que |
por causa de |
Él falleció al llegar al hospital a causa de la pérdida de sangre. |
porque |
porque |
Vamos sacar buenas notas en las pruebas porque estudiamos mucho. |
pues |
pois |
Estás cansado pues has corrido mucho. |
puesto que; ya que |
já que |
Puesto que él no llegó, no voy a la fiesta. |
no porque |
não porque |
Camina todo los días por gusto, no porque lo necesite. |
por |
por |
No estaba yendo a la escuela por estar enfermo. |
b) concesivas – relacionam termos ou orações, expressando concessão ou oposição à ideia trazida pelo verbo da oração principal.
Vejamos no quadro abaixo algumas das conjunciones subordinantes concesivas mais utilizadas, acompanhadas de sua correspondência semântica e de um exemplo de uso:
Conjunciones subordinantes concesivas |
Correspondência semântica |
Exemplo |
|
|
|
aunque |
embora, ainda que, mesmo que |
Aunque no lo merezcas, te ayudaré. |
a pesar de que, pese a que |
apesar de, pese a |
Pese a que no estudió mucho, aprobó todos los exámenes. |
por más que |
por mais que |
Juan fue a Japón, por más que no hable japonés. |
c) condicionales – ligam palavras ou orações, de forma a expressar condição ou hipótese para que se realize a ação descrita pelo verbo da oração principal.
Vejamos no quadro abaixo algumas das conjunciones subordinantes condicionales mais utilizadas, acompanhadas de sua correspondência semântica e de um exemplo de uso:
Conjunciones subordinantes condicionales |
Correspondência semântica |
Exemplo |
|
|
|
a menos que |
a menos que |
No necesitas comer una manzana, a menos que te guste. |
a no ser que |
a não ser que |
Me gustaría salir, a no ser que haya algún problema. |
con tal de que |
contanto, desde que |
Coma una manzana con tal que te guste. |
excepto que |
salvo se |
No podemos usar esas informaciones, excepto que nos soliciten. |
salvo que |
a não ser que |
Terminamos, salvo que alguien tenga alguna pregunta más. |
si |
se |
Si buscas la paz, la encontrarás. |
d) consecutivas – relacionam termos ou orações, trazendo efeito ou consequência da ação expressa pelo verbo da oração principal.
Vejamos no quadro abaixo algumas das conjunciones subordinantes consecutivas mais utilizadas, acompanhadas de sua correspondência semântica e de um exemplo de uso:
Conjunciones subordinantes consecutivas |
Correspondência semântica |
Exemplo |
|
|
|
así que |
então |
Tengo mucho dinero, así que te voy a regalar un coche. |
por lo tánto; por tanto |
portanto |
Eres muy inteligente, por lo tanto, no te preocupes. |
por consiguiente |
por conseguinte |
Esta semana llega María; por consiguiente, es necesario arreglar su pieza. |
por eso |
por isso |
Ella nunca dice la verdad, por eso no te fíes de su palabra. |
conque |
então, portanto, de maneira que |
Tengo mucha hambre, conque comeré unas galletas. |
luego |
logo |
No ganamos el partido, luego no nos clasificamos. |
tanto que |
tanto que |
Se esforzó tanto que consiguió la beca de estudios. |
de tal modo que, de tal manera que |
de tal modo, de tal maneira |
Se involucra de tal manera que todos la admiran. |
e) finales – ligam palavras ou orações, expressando objetivo ou finalidade da ação descrita pelo verbo da oração principal.
Vejamos no quadro abaixo algumas das conjunciones subordinantes finales mais utilizadas, acompanhadas de sua correspondência semântica e de um exemplo de uso:
Conjunciones subordinantes finales |
Correspondência semântica |
Exemplo |
|
|
|
a (que)/para (que) |
para (que) |
Vine a decirte la verdad. |
a fin de (que) |
a fim de (que) |
Los llevó a Cuzco a fin de que conozcan la cultura inca. |
que |
para que |
Apúrate, que no lleguemos tarde. |
f) temporales – ligam palavras ou orações, tratando de questões temporais referentes ao verbo da oração principal.
Vejamos no quadro abaixo algumas das conjunciones subordinantes temporales mais utilizadas, acompanhadas de sua correspondência semântica e de um exemplo de uso:
Conjunciones subordinantes temporales |
Correspondência semântica |
Exemplo |
|
|
|
cuando |
cuando |
Cuando era niña, ¿te gustaba ir al cine? |
apenas |
mal, tão logo |
Apenas llegue a casa te llamo por teléfono. |
en cuanto, tan pronto como |
assim que, logo que |
En cuanto lleguen los invitados, avísame. |
mientras (tanto) |
enquanto (isso) |
Mientras me baño, tu haces las tareas. |
antes de que |
antes de |
Antes de que salgas de casa, llámame. |
después de que |
depois de |
La casa se quedó vacía después de que todos se marcharon. |
4ª Etapa: Questões de vestibular
Seguem abaixo alguns exemplos de como o tema usualmente aparece nas provas. O gabarito está depois das questões.

O sea, efectuar un transfer de ideas. (viñeta 12) El término subrayado tiene la función de introducir una idea de:
a) restricción
b) explicación
c) rectificación
d) generalización
En la pregunta retórica de las (líneas 5-8) “¿Será que el exceso de tecnología está generando um movimiento contrario, un retorno a las labores manuales, un uso de las manos -no para hacer clic, sino para crear belleza?” la conjunción sino que aparece en negrita puede reemplazarse por
a) mas
b) y
c) también
d) o
e) pues
El término “Mientras” (l. 37) tiene valor
a) espacial.
b) temporal.
c) causal.
d) adversativo.
e) explicativo.
La conjunción “aunque” (línea 16) introduce una idea de
a) condición.
b) adición.
c) concesión.
d) efecto.
e) causalidad.
Gabarito
1) b) explicación.
A conjunção “o sea” é utilizada no sentido de explicar o que foi dito na oração principal.
2) a) mas.
A conjunção “sino” foi utilizada com semântica correspondente à da palavra “mas”.
3) b) temporal.
A conjunção “mientras” corresponde a “enquanto” tendo, portanto, sentido temporal.
4) c) concesión.
A conjunção “aunque” corresponde a “ainda que” tendo, portanto, sentido de concessão.
Roteiro de Estudos elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes