Conteúdos

●    Conjunciones (conjunções).

Objetivos

●    Compreender a importância das conjunciones na língua espanhola;
●    Aprender como utilizar as conjunciones na leitura e na produção de textos em espanhol.

Palavras-Chave:

Espanhol. Conjunciones. Conjunções.

Proposta de Trabalho:

A princípio, trataremos das conjunções na língua espanhola. Na sequência, veremos as conjunciones coordinantes e subordinantes, abordando seus usos, significados e funções. Para finalizar, veremos alguns exercícios sobre o assunto.

1ª Etapa: O que são as conjunciones?

As conjunciones são palavras invariáveis que têm a função de fazer ligações entre palavras ou orações. Essas ligações estabelecem relações entre os termos, que podem ser de diversas naturezas, como por exemplo equiparação, dependência ou hierarquia.

As conjunciones são classificadas em:

a)    conjunciones coordinantes; e
b)    conjunciones subordinantes.

2ª Etapa: Conjunciones coordinantes

As conjunciones coordinantes são aquelas que ligam palavras ou orações que estão relacionadas de forma horizontal, ou seja, têm o mesmo nível de importância. Tal horizontalidade pode ser verificada com a alteração da ordem das orações, ficando mantido o sentido.

Por exemplo, a oração “Maria va a trabajar y Juan se queda en casa”, pode ser invertida para “Juan se queda en y Maria va a trabalhar”, sem que haja nenhuma alteração semântica.

As conjunciones coordinantes subdividem-se em:

a)    adversativas – ligam palavras ou orações que se contrapõem entre si.

Vejamos no quadro abaixo algumas das conjunciones coordinantes adversativas mais utilizadas, acompanhadas de sua correspondência semântica e de um exemplo de uso:

Conjunciones coordinantes adversativas

Correspondência semântica

Exemplo

 

 

 

aunque

ainda que/mesmo que

Voy a nadar, aunque haga frío.

no obstante

no entanto/porém

Él estaba muy cansado, no obstante, terminó todo el trabajo.

no solo… sino también

não só… mas também

No solo ella lo sabía, sino también todas sus amigas.

pero

mas

Hace frío, pero voy a nadar.

sino

senão/mas sim/exceto

No voy a nadar, sino mirar la piscina.

sin embargo

no entanto/porém

Se esforzó mucho, sin embargo, eso no fue suficiente.

b)    copulativas – relacionam termos ou orações que representam ideias semelhantes, estabelecendo uma relação de adição.

Vejamos no quadro abaixo algumas das conjunciones coordinantes copulativas mais utilizadas, acompanhadas de sua correspondência semântica e de um exemplo de uso:

Conjunciones coordinantes copulativas

Correspondência semântica

Exemplo

 

 

 

así… como/tanto… como/tanto… cuanto

tanto… quanto

Le daba igual tanto la camisa roja cuanto la verde.

ni

nem

No quiero pan ni queso.

ni… ni

nem… nem

Ni rojo, ni morado; prefiero verde.

no solo… sino también

não só… mas também

No solo quiero queso sino también pan.

y/e

e

Hijos y padres participaron de la fiesta.

c) distributivas – ligam palavras ou orações que representam diferenças temporais, lógicas, espaciais ou de qualquer outra natureza.

Vejamos no quadro abaixo algumas das conjunciones coordinantes distributivas mais utilizadas, acompanhadas de sua correspondência semântica e de um exemplo de uso:

Conjunciones coordinantes distributivas

Correspondência semântica

Exemplo

 

 

 

bien… bien

ou… ou

Bien para mí, bien para tu hermano, tendrás que contarlo todo.

ora… ora

ora… ora

Ora por una cosa, ora por otra, nunca consigo estudiar.

sea… sea

seja… seja

Tienes que pagar sea con dinero, sea con tarjeta de
crédito.

uno… outro

um… outro

Uno para mí, otro para tí.

ya… ya

seja… seja

Ya en tren, ya en autobús, iremos igual.

d)    disyuntivas – relacionam termos ou orações que expressam ideias opostas, estabelecendo uma relação de exclusão.

Vejamos no quadro abaixo algumas das conjunciones coordinantes disyuntivas mais utilizadas, acompanhadas de sua correspondência semântica e de um exemplo de uso:

Conjunciones coordinantes disyuntivas

Correspondência semântica

Exemplo

 

 

 

o

ou

Hay que tener dos o tres alumnos.

u

ou

Conocí siete u ocho países.

e) explicativas – ligam palavras ou orações, estabelecendo relações de explicação entre elas.

Vejamos no quadro abaixo algumas das conjunciones coordinantes explicativas mais utilizadas, acompanhadas de sua correspondência semântica e de um exemplo de uso:

Conjunciones coordinantes explicativas

Correspondência semântica

Exemplo

 

 

 

es decir

quer dizer

Los hombres somos omnívoros, es decir, comemos de todo.

esto es

isto é

Se fue al otro mundo, esto es, se murió.

mejor dicho

melhor dito/aliás

O mejor dicho, cuando no lo vea.

o sea

ou seja

No tengo dinero suficiente, o sea, no voy al restaurante.

3ª Etapa: Conjunciones subordinantes

As conjunciones subordinantes são aquelas que ligam palavras ou orações que estão ligadas de forma interdependente, ou seja, o sentido de cada uma delas precisa da outra para estar completo.

Por exemplo, na oração “No estaba yendo a la escuela por estar enfermo”, uma oração precisa da outra para passar a mensagem completa e a inversão das orações causaria uma completa perda de sentido.

As conjunciones subordinantes subdividem-se em:

a)    causales – relacionam termos ou orações, expressando a causa, o motivo, da ação descrita pelo verbo da oração principal.

Vejamos no quadro abaixo algumas das conjunciones subordinantes causales mais utilizadas, acompanhadas de sua correspondência semântica e de um exemplo de uso:

Conjunciones subordinantes causales

Correspondência semântica

Exemplo

 

 

 

a causa de que

por causa de

Él falleció al llegar al hospital a causa de la pérdida de sangre.

porque

porque

 Vamos sacar buenas notas en las pruebas porque estudiamos mucho.

pues

pois

Estás cansado pues has corrido mucho.

puesto que; ya que

já que

Puesto que él no llegó, no voy a la fiesta.

no porque

não porque

Camina todo los días por gusto, no porque lo necesite.

por

por

No estaba yendo a la escuela por estar enfermo.

b)    concesivas – relacionam termos ou orações, expressando concessão ou oposição à ideia trazida pelo verbo da oração principal.

Vejamos no quadro abaixo algumas das conjunciones subordinantes concesivas mais utilizadas, acompanhadas de sua correspondência semântica e de um exemplo de uso:

Conjunciones subordinantes concesivas

Correspondência semântica

Exemplo

 

 

 

aunque

embora, ainda que, mesmo que

Aunque no lo merezcas, te ayudaré.

a pesar de que, pese a que

apesar de, pese a

Pese a que no estudió mucho, aprobó todos los exámenes.

por más que

por mais que

Juan fue a Japón, por más que no hable japonés.

c)    condicionales – ligam palavras ou orações, de forma a expressar condição ou hipótese para que se realize a ação descrita pelo verbo da oração principal.

Vejamos no quadro abaixo algumas das conjunciones subordinantes condicionales mais utilizadas, acompanhadas de sua correspondência semântica e de um exemplo de uso:

Conjunciones subordinantes condicionales

Correspondência semântica

Exemplo

 

 

 

a menos que

a menos que

No necesitas comer una manzana, a menos que te guste.

a no ser que

a não ser que

Me gustaría salir, a no ser que haya algún problema.

con tal de que

contanto, desde que

Coma una manzana con tal que te guste.

excepto que

salvo se

No podemos usar esas informaciones, excepto que nos soliciten.

salvo que

a não ser que

Terminamos, salvo que alguien tenga alguna pregunta más.

si

se

Si buscas la paz, la encontrarás.

d) consecutivas – relacionam termos ou orações, trazendo efeito ou consequência da ação expressa pelo verbo da oração principal.

Vejamos no quadro abaixo algumas das conjunciones subordinantes consecutivas mais utilizadas, acompanhadas de sua correspondência semântica e de um exemplo de uso:

Conjunciones subordinantes consecutivas

Correspondência semântica

Exemplo

 

 

 

así que

então

Tengo mucho dinero, así que te voy a regalar un coche.

por lo tánto; por tanto

portanto

Eres muy inteligente, por lo tanto, no te preocupes.

por consiguiente

por conseguinte

Esta semana llega María; por consiguiente, es necesario arreglar su pieza.

por eso

por isso

Ella nunca dice la verdad, por eso no te fíes de su palabra.

conque

então, portanto, de maneira que

 Tengo mucha hambre, conque comeré unas galletas.

luego

logo

No ganamos el partido, luego no nos clasificamos.

tanto que

tanto que

Se esforzó tanto que consiguió la beca de estudios.

de tal modo que, de tal manera que

de tal modo, de tal maneira

Se involucra de tal manera que todos la admiran.

e)    finales – ligam palavras ou orações, expressando objetivo ou finalidade da ação descrita pelo verbo da oração principal.

Vejamos no quadro abaixo algumas das conjunciones subordinantes finales mais utilizadas, acompanhadas de sua correspondência semântica e de um exemplo de uso:

Conjunciones subordinantes finales

Correspondência semântica

Exemplo

 

 

 

a (que)/para (que)

para (que)

Vine a decirte la verdad.

a fin de (que)

a fim de (que)

Los llevó a Cuzco a fin de que conozcan la cultura inca.

que

para que

Apúrate, que no lleguemos tarde.

f) temporales – ligam palavras ou orações, tratando de questões temporais referentes ao verbo da oração principal.

Vejamos no quadro abaixo algumas das conjunciones subordinantes temporales mais utilizadas, acompanhadas de sua correspondência semântica e de um exemplo de uso:

Conjunciones subordinantes temporales

Correspondência semântica

Exemplo

 

 

 

cuando

cuando

Cuando era niña, ¿te gustaba ir al cine?

apenas

mal, tão logo

Apenas llegue a casa te llamo por teléfono.

en cuanto, tan pronto como

assim que, logo que

  En cuanto lleguen los invitados, avísame.

mientras (tanto)

enquanto (isso)

Mientras me baño, tu haces las tareas.

antes de que

antes de

Antes de que salgas de casa, llámame.

después de que

depois de

La casa se quedó vacía después de que todos se marcharon.

4ª Etapa: Questões de vestibular

Seguem abaixo alguns exemplos de como o tema usualmente aparece nas provas. O gabarito está depois das questões.

1) (UERJ – 2015)

Quino ¡Cuánta bondad!. Buenos Aires: Ediciones de la Flor, 1999.

O sea, efectuar un transfer de ideas. (viñeta 12) El término subrayado tiene la función de introducir una idea de:
a)    restricción
b)    explicación
c)    rectificación
d)    generalización

2) (PUC-RJ – 2019)

En la pregunta retórica de las (líneas 5-8) “¿Será que el exceso de tecnología está generando um movimiento contrario, un retorno a las labores manuales, un uso de las manos -no para hacer clic, sino para crear belleza?” la conjunción sino que aparece en negrita puede reemplazarse por
a)    mas
b)    y
c)    también
d)    o
e)    pues

3) (UESF – 2011)

El término “Mientras” (l. 37) tiene valor
a)    espacial.
b)    temporal.
c)    causal.
d)    adversativo.
e)    explicativo.

4) (PUC/RS – 2010)

La conjunción “aunque” (línea 16) introduce una idea de
a)    condición.
b)    adición.
c)    concesión.
d)    efecto.
e)    causalidad.

Gabarito

1) b) explicación.
A conjunção “o sea” é utilizada no sentido de explicar o que foi dito na oração principal.

2) a) mas.
A conjunção “sino” foi utilizada com semântica correspondente à da palavra “mas”.

3) b) temporal.
A conjunção “mientras” corresponde a “enquanto” tendo, portanto, sentido temporal.

4) c) concesión.
A conjunção “aunque” corresponde a “ainda que” tendo, portanto, sentido de concessão.

Roteiro de Estudos elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes   

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.