Conteúdos

Este roteiro de estudos apoia o aluno na identificação e escolha de caminhos possíveis para garantir a adequação ao tema na redação do Enem. Com explicações detalhadas e cuidadosas, acompanhadas de sugestões de materiais complementares, apresenta-se como um material muito importante para o estudante que está no ensino médio.

● Identifique o tema;
● Separe as ideias centrais dos textos-base;
● Reflita sobre as abordagens possíveis, dentro do tema;
● Sistematize o que você sabe sobre o tema;
● Organize o seu texto, considerando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo;
● Exercício de fixação; e
● Materiais complementares.

Objetivos

● Entender como identificar o tema na redação do Enem; ao
● Compreender de que forma não fugir do tema ao construir sua redação.

Estude também:

Estudar em casa: como elaborar a proposta de intervenção na redação do Enem

Estudar em casa: redação nota 1000 do Enem 2020

Palavras-Chave:

Língua Portuguesa. Redação. Enem. Tema.

Proposta de Trabalho:

Este roteiro apresenta estratégias para garantir a adequação ao tema na redação do Enem.
Com o intuito de enriquecer o roteiro, algumas sugestões de materiais complementares foram feitas no final. Não deixe de verificá-las.
Bons estudos!

 

1ª Etapa: Identifique o tema

Identificar o tema da redação é o primeiro passo, já que ele nem sempre vem expresso no enunciado das provas, mas é uma questão que pode interferir muito na nota do aluno.

Isso porque, dentre as 5 competências avaliadas na redação do Enem (cada uma valendo até 200 pontos), temos a competência 2, que é: “compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa”.

Portanto, considerando o peso que a identificação do tema tem na nota final, é necessário reservar alguns minutos no início da prova para ler com calma os textos-base e identificar o tema.

Caso você fique em dúvida sobre o tema a ser abordado, por achar que é possível mais de uma interpretação, opte sempre pelo tema mais específico. É mais seguro. Por exemplo, caso você ache que os textos têm em comum o tema “diferenças e desigualdades” e também o tema “desigualdade de gênero”, escolha o segundo.

2ª Etapa: Separe as ideias centrais dos textos-base

Uma vez identificado o tema da redação, faça uma leitura cuidadosa dos textos-base, destacando as ideias centrais de cada um deles. Isso servirá como ponto de partida para a sua construção textual.

É importante também verificar se os textos trazem opiniões contraditórias acerca do tema. Em caso positivo, anote esses pontos, para servirem como base para o direcionamento que você escolher dar à sua argumentação.

Atenção: não copie ou parafraseie os textos-base. Eles devem servir como ponto de partida para a sua redação, mas é necessário que você forme suas próprias ideias e escreva sobre elas.

3ª Etapa: Sistematize o que você sabe sobre o tema

Mais um passo de extrema importância é identificar os conhecimentos prévios que você tem sobre o tema.

Seja pela sua experiência de vida, por leituras que fez ou por aulas que assistiu, é muito possível que você já saiba algo sobre o assunto da redação. Este é o momento de colocar essas informações no papel e organizar de que forma elas podem te ajudar a estruturar a sua redação.

4ª Etapa: Reflita sobre as abordagens possíveis, dentro do tema

Agora que você já identificou o tema e organizou as ideias presentes nos textos-chave, bem como pensou sobre o que você sabe sobre o assunto, reflita sobre os caminhos possíveis para a sua redação.

Para além de definir a proposta de intervenção, você precisa escolher que abordagem utilizará para chegar a ela de forma consistente e coerente.

Escolha quais das informações constantes dos textos-base você utilizará como alicerce para a sua argumentação, seja como forma de reforço ou de contraponto.

Eleja também quais dos seus conhecimento prévios serão utilizados para dircionar e enriquecer o seu texto.

O tempo dedicado a essa organização e reflexão renderá frutos, pois ao final você terá todas as peças de que precisa para construir uma redação muito bem estruturada.

5ª Etapa: Organize o seu texto, considerando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo

Ao chegar a esta etapa, você já terá as informações que pretende utilizar para construir a sua argumentação, bem como a definição do caminho que trilhará. Mas, tão importante quanto ter solidez nos seus argumentos, é utilizar adequadamente a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Procure organizar suas ideias seguindo a seguinte lógica:

a) Introdução: é aqui que você deverá apresentar a situação-problema trazida na proposta de redação e indicar qual será a tese defendida ao longo do texto. Você pode usar os elementos trazidos pelo texto-base, porém sem copiar, e de maneira que façam sentido com o caminho que você escolheu para a sua redação;

b) Desenvolvimento: no desenvolvimento, você precisa apresentar seus argumentos para defesa da tese escolhida. O desenvolvimento deve ter pelo menos 2 parágrafos e você pode utilizar exemplos e fazer paralelos com temas semelhantes para fortalecer a sua argumentação. Também é o momento de refutar argumentos contrários à sua tese, se você desejar.

c) Conclusão: na conclusão, você deverá descrever de que forma o problema poderia ser resolvido, trazendo a sua proposta de intervenção, que deve sempre respeitar os direitos humanos.

6ª Etapa: Exercício de fixação ꟷ analise os textos de apoio de provas anteriores

Nada melhor para fixar um conhecimento e aperfeiçoar nossas habilidades do que a prática.

Sendo assim, pegue os textos de apoio das provas aplicadas nos últimos anos e siga o passo a passo descrito neste roteiro de estudos. Aos poucos, se tornará natural passar pelas etapas necessárias para garantir a adequação ao tema da redação, garantindo preciosos pontos na sua nota.

Roteiro de Estudos elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes

Materiais Relacionados

Sugerimos o acesso dos seguintes materiais complementares:

Adequação ao tema da redação: como não fugir ao tema
Acesso em: 12 de maio de 2021.
Adequação ao tema: como não fugir ao tema da redação ao Enem?
Acesso em: 12 de maio de 2021.
Gramática sem dramática: adequação ao tema (redação)
Acesso em: 12 de maio de 2021.

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.