As salas de recursos multifuncionais (SRM) têm a função de potencializar o ensino dos alunos com deficiência ou com altas habilidades para promover condições de acesso, aprendizagem e participação no ensino regular. Esse trabalho é realizado nas escolas brasileiras durante o contraturno por professores do atendimento educacional especializado (AEE).

Previstas em lei (decreto n° 7.611, de 2011), as SRM são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para oferta do atendimento educacional especializado. Sua multifuncionalidade decorre do fato de ser equipada para atender, ao mesmo tempo, pessoas com diversos tipos de deficiência.

Estrutura da sala

Segundo a professora de atendimento educacional especializado Cynthia Müller, a SRM precisa ter uma estrutura que contemple a necessidade da criança com deficiência. A sala deve conter recursos suficientes para que se possa trabalhar, desde uma mesa adequada, espaço, acessibilidade, jogos, materiais, suporte visual, tablets, tudo que facilite o desenvolvimento de um trabalho com as crianças. “A sala de recursos te oportuniza viver o mundo por uma outra ótica, você passa a entender que a deficiência te faz ser mais criativo”, completa Müller.

No vídeo, o Instituto Claro foi entender melhor como funciona uma sala de recursos multifuncionais em uma conversa com a educadora Cynthia Müller, que trabalha na rede pública municipal de São Paulo e foi vencedora do prêmio Paulo Freire na categoria Ensino Fundamental I em 2022.

Veja mais:

Usos do Desenho Universal para a Aprendizagem na inclusão escolar

Educação para surdos: o que é uma escola bilíngue?

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Torneio de percepção tátil ensina a ler e escrever em Braille

A importância e os desafios do psicólogo escolar

Experimentos de baixo custo facilitam aprendizado nas aulas de ciências

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.