O método Waldorf se baseia na antroposofia, ciência desenvolvida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, que também propõe um novo olhar sobre a educação. Sua pedagogia busca perceber a realidade, observando e respeitando o ser humano, e contrapondo-se a uma educação dirigida, hierárquica e competitiva. Steiner acreditava na capacidade das crianças de imitar, imaginar e viver, adaptando-se ao desenvolvimento e despertando o interesse por meio do conhecimento do mundo.

Ciclos de sete anos

Apesar de olhar para o conteúdo formal exigido nas escolas, os alunos do método não usam livros didáticos, são alfabetizados aos 7 anos de idade e são educados de forma a observar seu desenvolvimento em três âmbitos: corporal, anímico e espiritual. O método Waldorf prioriza o potencial individual com práticas, atividades intelectuais e artísticas combinadas para alcançar a formação integral do aluno, que é avaliada a cada dia.

O método é orientado por ciclos. “Steiner parte de um processo de observação de que há determinadas características do desenvolvimento que se dão em ciclos de aproximadamente sete anos, os chamados septênios. Nesses períodos, vemos que há qualidades na maneira da criança se relacionar com o mundo que mudam”, explica a terapeuta ocupacional Florencia Guglielmo. Hoje, existem mais de mil escolas Waldorf no mundo e cerca de dois mil jardins de infância, em mais de 60 países.

Veja mais:

Especial Métodos Pedagógicos

Métodos pedagógicos: método Montessori privilegia autonomia dos alunos

Inscreva-se no nosso canal no YouTube

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Aulas de reforço de matemática facilitam aprendizado com exemplos do cotidiano

Como implementar a monitoria aluno-aluno na escola?

“Lojinha” na escola ensina conceitos de economia a partir do cotidiano dos alunos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.