Quando se pensa em conteúdos para educação física escolar, educadores podem optar por trabalhar desde esportes, jogos e danças até lutas. A capoeira é uma opção que reúne todas essas características. Assim, o ensino da capoeira tem um rico processo pedagógico, com uso de brincadeiras, letras de músicas, instrumentos, coreografias, aulas de história, atividades físicas, defesa pessoal, entre outras. É uma modalidade que pode ser reproduzida na educação física escolar sem demandar um espaço adequado, nem equipamentos sofisticados.

Habilidades para a vida

As habilidades desenvolvidas nos alunos vão além das capacidades físicas. Em São Paulo, muitas escolas da rede municipal e também os Centros de Ensino Unificados (CEU) possuem projetos voltados para o ensino de capoeira. No CEU Capão Redondo, as oficinas acontecem todos os sábados para estudantes de diversas idades e escolas da região

Segundo a psicopedagoga do CEU Capão Redondo Paula Bittencourt a capoeira é uma filosofia de vida – “porque eu não consigo fazer nada só”, explica. “A capoeira mostra isso desde sua bateria, com todos os seus instrumentos, com todos os seus componentes, sejam crianças ou idosos, sejam os mais habilidosos ou os que estão começando hoje”, resume.

No vídeo, o Instituto Claro foi até o CEU Capão Redondo mostrar as possibilidades pedagógicas do ensino da capoeira, seja num projeto comunitário, seja no ensino regular, na sala de aula ou no contraturno.

Veja mais:

Projeto de musicalização leva maracatu para escola pública

Basquete na escola: projeto muda realidade de meninas na periferia de São Paulo

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

É possível erradicar o analfabetismo no Brasil?

Contação de histórias ajuda a ensinar cultura africana na escola

Como implementar a lei do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas?

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.