O mês de março trouxe uma boa notícia para a educação brasileira: a liberação, pelo TCU (Tribunal de Contas da União) da licitação que comprará 150 mil laptops necessários à nova fase do projeto UCA (Um Computador por Aluno). Com a liberação, é possível que os laptops já cheguem às escolas no segundo semestre deste ano.

Para Roseli de Deus, professora da Escola Politécnica da USP e integrante da equipe que testa o projeto UCA na escola Ernani da Silva Bruno, em Parada de Taipas, a iniciativa serve para desmistificar o uso do computador, mostrando que ele não é uma coisa mágica, que já vem com tudo pronto e que ninguém pode entender

“Quando a gente está falando de educação, é importante que a criança saiba não só jogar um jogo, mas que ela consiga construir um novo jogo”, diz.

“E que ela saiba que lá no Sin City, por exemplo, você tem regras e estas foram definidas por pessoas. Estas regras existem em cidades como Los Angeles. Será que as regras daqui são as mesmas? Como é a câmara dos nossos vereadores aqui? Será que é diferente?”

Outra característica importante do projeto é que ele fomenta a questão do software livre, por exigir que todos os programas sejam não proprietários.

O projeto UCA já foi implantado na Escola Ernani Silva Bruno. Conheça bem como foi este processo clicando aqui para ler um artigo de Roseli de Deus em conjunto com outros educadores que participaram do projeto na escola.

Clique aqui para conhecer o conteúdo do projeto UCA em mais oito lugares do país.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

13 dicas para criar uma peça de teatro com os alunos

Professores recomendam trabalhar com jogos, improvisações, literatura e música no processo criativo

Como ensinar ginástica na educação física escolar?

Professoras indicam 8 possibilidades para desenvolver com alunos do ensino fundamental

11 formas de acolher o aluno com síndrome de Tourette

Ambiente inclusivo evita que estudantes sofram com bullying e dificuldades de aprendizagem

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.