Vencedor da 3ª edição do Prêmio Instituto Claro na modalidade “Inovar na Comunidade”, o projeto Zoom, um Toque de Comunicação, coordenado pela assistente social Adriana de Fátima Sala, tem o objetivo de estimular e melhorar a comunicação e a socialização de autistas, combinando o uso das TICs ao trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo Instituto Zoom, desde 2009.

O Instituto Zoom, que fica em Salto, cidade do interior de São Paulo, proporciona assistência médica, psicológica, pedagógica e social a crianças, jovens e adultos autistas ou com outros transtornos de desenvolvimento. Seu atendimento está baseado no método Son-Rise, que estimula a interação com o autista, em um ambiente com brinquedos e objetos que possam despertar seu interesse.

Calu Tegagni

O objetivo agora é inserir as TICs (tecnologias de comunicação e informação) no processo de interação com os atendidos. “A ideia central do nosso trabalho é que o pai ou o facilitador [um fisioterapeuta ou fonoaudiólogo, por exemplo] entre no mundo do autista para que depois ele possa entrar no seu mundo”, disse Adriana. Isso quer dizer que o método propõe valorizar o interesse do autista por algum objeto e participar com ele dessa descoberta para conseguir interagir e transmitir conteúdos. O projeto defende que a interação entre o facilitador e o atendido e entre este e a tecnologia poderá familiarizar o autista com o processo de comunicação e socialização e extrapolar os limites da instituição para sua casa e sua escola. Sua principal expectativa é a melhoria na qualidade de vida do autista e de sua família.

Formação

O projeto aposta no potencial de interação dos tablets pela disponibilidade de jogos, softwares e aplicativos atraentes. Contudo, Adriana pontua a importância de manter os recursos já existentes e promover a capacitação dos pais e dos profissionais envolvidos nos atendimentos para o uso das novas tecnologias – formação que faz parte dessa fase de expansão do Zoom, um Toque de Comunicação.

“Para nós, o tablet também é um experimento, mas acreditamos, com base nos nossos estudos, que vamos ter muitas surpresas com ele”, afirma a coordenadora do projeto, que também terá mecanismos para avaliar as evoluções proporcionadas pelos novos recursos no atendimento.

Entenda o autismo

O autismo é um distúrbio do desenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação, socialização e comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas) do indivíduo. Apresenta-se em diferentes graus de severidade e não se atrela, necessariamente, a deficiências.

Instituto Zoom

O Instituto Zoom nasceu em 2009 da constatação de que a cidade de Salto não tinha nenhuma instituição para atender autistas. A pedagoga Ângela buscava ajuda para um fiel da igreja da qual também é pastora, e a assistente social Adriana já havia trabalhado em uma instituição de atendimento a autistas em Indaiatuba. Decidiram criar juntas a instituição, que funciona com doações, um convênio com a prefeitura e o trabalho voluntário de profissionais, como psicólogos e fisioterapeutas. O local atende gratuitamente 22 crianças, jovens e adultos autistas ou com outros transtornos de desenvolvimento e suas famílias.

“O Prêmio Instituto Claro é uma grande conquista da nossa equipe de trabalho. Vai trazer mais credibilidade à instituição e abrir portas para que outros projetos possam ser concretizados”, comemora Adriana.

Leia mais sobre projetos premiados

Projeto vencedor do Prêmio Instituto Claro reúne diferentes mídias para criar um jogo narrativo de realidade alternativa

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Como ensinar ginástica na educação física escolar?

Professoras indicam 8 possibilidades para desenvolver com alunos do ensino fundamental

11 formas de acolher o aluno com síndrome de Tourette

Ambiente inclusivo evita que estudantes sofram com bullying e dificuldades de aprendizagem

16 jogos de mão para apresentar às crianças na escola

Educadora indica brincadeiras para trabalhar rimas e musicalidade com os alunos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.