A falta de experiência no desenvolvimento de aplicativos e o gosto pelo samba foram o “empurrãozinho” que o programador Bruno Borges precisava para criar o app BlocoDroid, que reúne informações sobre os blocos da capital fluminense e, desde o lançamento, em fevereiro, já foi baixado 600 vezes.
Divulgação
BlocoDroid foi o primeiro aplicativo para Android do programador Bruno Borges
Borges conta que a ideia surgiu como uma forma de suprir uma falha em sua formação: ele tem muito interesse em desenvolver softwares para celulares, uma área que vem estudando, mas ainda não dominava o processo na prática. Com a proximidade do Carnaval, percebeu a oportunidade. “Com certeza foi a chance que vi para aprender conceitos que ainda não dominava. Agora quero aprimorar meus conhecimentos e explorar o mercado dos aplicativos móveis, desenvolvendo apps mais complexos para ganhar dinheiro com isso.” Borges também ganhou com a exposição positiva que o aplicativo teve na imprensa e em sites especializados.
Além de manter o próprio negócio, a empresa de informática Jawsys Consultoria, Borges, que tem 27 anos, é consultor de linguagem Java. Sua maior expectativa hoje, porém, é atuar com celulares, no sistema operacional Android – que é a plataforma do Google. Nesse sentido, conta que foi muito bom desenvolver o aplicativo. “Só assim pude conhecer melhor as possibilidades na hora de criar para celulares.”