Se a internet já se revelou um mundo vasto para todas as áreas do conhecimento e se ininterruptamente novas possibilidades de interação e aprendizagem surgem a partir da web, também já ficou claro que o seu uso indevido pode gerar graves consequências.

Para alertar toda a sociedade, principalmente instituições de ensino, pais e empresas, as advogadas Cristina Sleiman e Patrícia Peck compactaram, no audiolivro “Direito Digit@l no Dia-a-Dia”, editado pela Saraiva, conceitos, dicas e narrativas de casos reais que exemplificam o mal uso pedagógico, pessoal ou profissional da internet.

Em conversa com o Instituto Claro, Sleiman, também formada em pedagogia, indicou a publicação para os educadores que costumam integrar a tecnologia em trabalhos em sala de aula. Segundo ela, inserir uma classe no mundo virtual exige muitos cuidados.

“O usuário precisa ter noção de que tudo o que ele fizer naquele ambiente [virtual] terá implicações reais”, afirma a pedagoga. “Assim, desde o cuidado na exposição da sua imagem até a preocupação de saber onde termina a sua liberdade de expressão e onde começa uma ação que pode vir a ser condenada por outros usuários na web são importantes. Professores, por exemplo, precisam saber que é fundamental explicar aos seus alunos que downloads não são sempre livres, mesmo quando se trata de ferramentas pedagógicas.”

O audiolivro tem 80 minutos de conteúdo e pode ser convertido para MP3. Na escola, pode servir, inclusive, como instrumento de análise numa aula de informática para que os alunos possam entender os perigos que habitam a sociedade digital e saber como devem agir ao navegar visando se protegerem para não serem alvos de processos.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

13 dicas para criar uma peça de teatro com os alunos

Professores recomendam trabalhar com jogos, improvisações, literatura e música no processo criativo

Como ensinar ginástica na educação física escolar?

Professoras indicam 8 possibilidades para desenvolver com alunos do ensino fundamental

11 formas de acolher o aluno com síndrome de Tourette

Ambiente inclusivo evita que estudantes sofram com bullying e dificuldades de aprendizagem

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.