Criptografia é um conjunto de princípios e técnicas para ocultar o conteúdo de uma mensagem. “A informação é cifrada por meio de códigos, símbolos ou substituições”, explica a explica a mestre em Matemática em Rede Nacional (Profmat), Ana Paula Ganassoli.

A importância da criptografia cresceu na mesma proporção que as interações pela internet. A tecnologia, por exemplo, está por trás do fenômeno de criptomoedas, que tem o Bitcoin como seu principal expoente. Além disso, ela é utilizada para proteger o conteúdo das conversas que ocorrem nos aplicativos de mensagem.

“Ao estudar a história e a evolução da criptografia, fica claro que não havia mais alternativas a não ser procurar um meio, além do linguístico, para cifrar mensagens. É nesse momento que a matemática passa a ser utilizada como uma ferramenta para novos métodos. Nesse contexto, podemos utilizar a criptografia como recurso, apresentando aos nossos alunos que muitos conteúdos estudados em aula são utilizados para atividades diárias”, justifica Fernanda Ricardo Schankoski, que desenvolveu uma dissertação sobre o tema, em parceria com Ganassoli.

Da função aos números primos

Professores podem utilizar com alunos do ensino fundamental diversos conceitos matemáticos, tendo a criptografia como ponto de partida. “É o caso do princípio multiplicativo, raciocínio lógico na descoberta de padrões, operações e ainda equação e função”, orienta Ganassoli.

“Uma forma de trabalhar é incentivar os estudantes a resolverem equações, em que cada resultado pode estar associado a uma letra e, assim, devem decifrar uma mensagem secreta”, ensina.

Já no ensino médio, entram em cena análise combinatória, matrizes, funções e números primos. “Em análise combinatória, é possível estimar a segurança de uma senha, por exemplo. As matrizes podem conter mensagens, em que se utiliza a matriz inversa para decifrá-las. Por fim, é possível mostrar a importância e a utilidade dos números primos por meio do RSA (algoritmo de criptografia), destaca Schankoski.

Em sua dissertação, a dupla indica filmes e propostas de atividades práticas para professores.

“Uma sugestão para os docentes é ler a história da criptografia. Quando se mergulha no contexto é muito fácil compreender a sua importância e, consequentemente, a da matemática em todo o processo. Assim, há mais chances de encantar os alunos com esse tema”, garante Ganassoli.

“Por ser um assunto atual, presente diariamente nas ações dos estudantes, isso faz com que eles queiram conhecer um pouco mais. Além de mostrar que a matemática sempre está evoluindo pela necessidade da humanidade. Ou seja, tudo que foi estudado teve ou tem um propósito”, finaliza Schankoski.

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