Um espaço de debate, troca de informações, reconhecimento e incentivo a pessoas e instituições que produzem e se interessam por conhecimento sobre as novas formas de aprender no contexto das novas tecnologias. Assim é este site, o Portal do Instituto Claro, que estreou na internet no dia 30 de março, data também do lançamento do Instituto.

 

A idéia de criação do Portal partiu da necessidade de se ter um espaço interativo, que permita a troca de experiências e, ao mesmo tempo, seja referência para o que já existe disponível na web de produção intelectual e prática dentro da temática central.

 

Para ajudar na navegação dos internautas, o Portal está dividido nos ambientes Observatório e Laboratório, além da área institucional, que conta com informações sobre o Instituto Claro e seus projetos.

 

O Observatório apresenta reportagens, entrevistas, imagens e vídeos sobre projetos e iniciativas com foco nas novas tecnologias e novas formas de aprender. Tem como objetivo ser uma guia de tendências não só do Brasil como do que está sendo discutido no mundo. Para isso, o portal conta com uma equipe de jornalistas para acompanhamento de eventos, busca de informações, cobertura fotográfica e redação dos textos.

 

O Observatório reúne também um conjunto de teses e artigos relacionados ao uso da tecnologia no processo de aprendizagem. Esse é um espaço colaborativo que traz artigos já publicados em outros locais da web, como bancos de teses e revistas especializadas, além de artigos escritos especialmente para o Portal.

 

Já no Laboratório, o foco é prático, lúdico e ainda mais interativo. O internauta tem ali o espaço Experimente, onde estão links e programas para que jovens ou adultos, estudantes, professores ou educadores testem iniciativas que, além de inovadoras e interativas, promovam novas formas de aprendizagem.

 

Dentro do Laboratório existe a página Especial Educadores, que é uma seção com foco nas possibilidades de aplicação das iniciativas disponíveis no Portal. Os textos dessa seção trazem, de maneira leve e sem dogmatismos, sugestões de uso para os jogos e programas indicados no Experimente e resumos de iniciativas divulgadas no Observatório, a fim de que essas possam ser reproduzidas por outras pessoas que as considerem interessantes.

 

A Incubadora de Idéias é outro destaque do Laboratório, sendo um espaço de proposição, discussão e construção coletiva de projetos e iniciativas. As propostas são hierarquizadas pelos próprios usuários do portal, que, além de realizarem a avaliação qualitativa das idéias, podem comentá-las ou criticá-las. Complementa o site um Glossário interativo, com conceitos de destaque dentro da temática do portal, aberto para novos verbetes e para a discussão das ideias já apresentadas.

 

Estudantes, professores, pesquisadores, educadores e pessoas interessadas em novas formas de aprender. Este é nosso novo espaço de participação e debate.

 

Para saber mais, confira a entrevista de Antonio Britto, presidente do Instituto Claro.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

13 dicas para criar uma peça de teatro com os alunos

Professores recomendam trabalhar com jogos, improvisações, literatura e música no processo criativo

Como ensinar ginástica na educação física escolar?

Professoras indicam 8 possibilidades para desenvolver com alunos do ensino fundamental

11 formas de acolher o aluno com síndrome de Tourette

Ambiente inclusivo evita que estudantes sofram com bullying e dificuldades de aprendizagem

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.