O MapasColetivos, um dos projetos vencedores da segunda edição do Prêmio Instituto Claro, foi lançado este ano em São Paulo. O objetivo da plataforma é reunir mapas colaborativos, onde os usuários têm a possibilidade de compartilhar informações sobre diversos pontos e aspectos da cidade, a partir de assuntos escolhidos por eles mesmos. É possível encontrar, por exemplo, um mapa com museus de São Paulo – com informações sobre obras que estão nos mesmos, assim como horários de funcionamento – ou ainda outro que lista os diversos restaurantes que permitem a entrada de cachorros em suas dependências, o que facilita a vida de quem opta por sair com o cão.

Engajado na iniciativa, agora o Instituto Claroparticipa ativamente da etapa de mapeamento e lança um mapa sobre locais de São Paulo em que as tecnologias digitais estão integradas a práticas educativas. Inicialmente, listamos quatro pontos da cidade e as inserimos no mapa, com imagens, vídeos e informações a respeito dos locais. Para que a experiência de mapeamento seja colaborativa, também convidamos parceiros e seguidores de nossas redes sociais para ajudar na ação, mapeando diferentes regiões da cidade. O trabalho de cada um deles é definir locais próximos a onde atuam, que tenham ligação com a aprendizagem e tecnologia, registrando imagens, vídeos e informações de cada um desses pontos.

Divulgação

O site MapasColetivos permite o armazenamento de diversas informações, imagens e vídeos em pontos mapeados

Fábio Nepomuceno, professor da escola municipal Professor Jairo de Almeida, na zona norte da cidade, é um dos que aceitaram o nosso convite e vai fazer o mapeamento com seus alunos. “Participando de projetos como esse, a escola pode ir muito além dos seus muros e ensaiar novos tipos de educação, mais adequados ao momento atual”, afirma.

Educadora no departamento de tecnologia educacional do Colégio Dante Alighieri, Verônica Cannata também participará com alunos da instituição. O Dante tem um amplo histórico de trabalho com as TICs (tecnologias da informação e da comunição) e inclusive já participou, anteriormente, de iniciativa que tinha como objetivo mapear pontos culturais próximos à Av. Paulista para inserção em uma pataforma virtual.

A construção deste mapa conta ainda com integrantes da equipe do site do DoLadodeCá. “A essência do DoLadodeCá é colaborativa, portanto, fazer parte desta iniciativa é uma extensão da nossa atuação, que sempre foi focada em dar visibilidade para as ações positivas que acontecem nas periferias do nosso país. O MapasColetivos é mais um veículo onde podemos mostrar o que acontece nestes locais e dar visibilidade para esses articuladores comunitários, e com certeza nos inspira a continuar com este trabalho e a colaborar com a iniciativa do Instituto Claro”, afirma Tatiana Ivanovici, gestora do projeto.

A atuação no mapa será contínua, conforme surgirem ou forem descobertos novos pontos que exemplifiquem onde as novas tecnologias são aplicadas na educação. A participação também é aberta a todos os interessados. Para isso, basta fazer a inscrição gratuita no site do MapasColetivos e colaborar com o mapeamento. Não deixe de participar! E a nossa dica para você não ter dúvidas durante o mapeamento são os tutoriais em vídeosdisponíveis na própria plataforma.

Acompanhe também a nossa página no Facebook.

Leia mais

Ferramenta gratuita para ampliar cidadania, MapasColetivos é lançado em São Paulo

Projeto de mapeamento colaborativo e cidadania ganha Prêmio do Instituto Claro 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

13 dicas para criar uma peça de teatro com os alunos

Professores recomendam trabalhar com jogos, improvisações, literatura e música no processo criativo

Como ensinar ginástica na educação física escolar?

Professoras indicam 8 possibilidades para desenvolver com alunos do ensino fundamental

11 formas de acolher o aluno com síndrome de Tourette

Ambiente inclusivo evita que estudantes sofram com bullying e dificuldades de aprendizagem

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.